segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Análise não-verbal: Glória Pires respondendo sobre sua participação como comentarista do Oscar 2016

O VÍDEO NÃO ESTÁ MAIS DISPONÍVEL

No dia 28/02/2016, a atriz Glória Pires participou, como comentarista, da premiação do Oscar 2016.
Ela recebeu várias críticas negativas sob o argumento de que não tinha capacidade para estar ali, e que não tinha visto nenhum filme.
Após sua participação, a atriz veio a público responder à essas críticas e se defender.


Nota: A escrita sobre a análise, não exclui a visualização do vídeo.
É de extrema importância assistir ao vídeo juntamente com a leitura da análise e a observância das fotos, pois através do vídeo pode-se perceber as mudanças corporais descritas na análise.

Nota 2: A análise vai se ater aos pontos principais do video


Ao longo do vídeo, irão notar que sua voz demonstra uma certa raiva e incômodo ao falar das pessoas que a criticaram. Em certos momentos, também há um tom de ironia.
Ela tentou não deixar transparecer esses elementos e manteve o profissionalismo aprendido com anos de carreira, porém é notória a presença dessa emoção de raiva e desse incômodo na voz, bem como a ironia.

Além disso, devemos considerar também a posição em que sua câmera se encontra. Ela olha para os espectadores de cima, dando um ar de superioridade e arrogância


0:15 - "Apenas queria esclarecer algumas coisas". Afirma verbalmente e não verbalmente (assente com a cabeça). Verdade seu desejo de esclarecimento

0:17 a 0:19 - "Achei os memes super interessantes". Afirma verbalmente e nega com a cabeça
Logo após há um desvio e levantamento de cabeça. Gestos ligados a perda de credibilidade e desejo de parecer superior (quer "sair por cima").
Há também um aumento significativo no numeros de suas piscadelas, demonstrando ansiedade e tensão

0:25 - "É maravilhoso....". Novamente há essa incongruência entre verbal e não verbal. Afirma verbalmente e nega com a cabeça

0:40 - Ao falar da premiação, ela fecha seus olhos, demontrando que "não quer ver" o que aconteceu, a sua participação

0:45 - "Pra mim então era apenas uma brincadeira". Sobe o ombro esquerdo. Sinal clássico de falta de comprometimento ou incerteza. Desejo de esconder algo

1:16 - Ao falar das pessoas que a criticaram, ela realiza um gesto de fechar os olhos que combinado com a tensão de raiva no lábios, demontra uma vontade de não exprimir essa raiva, de controlar suas emoções.

1:17 - O gesto de colocar a língua para fora é um gesto pacificador (gestos usados para tentar se acalmar) e tem vários significados. Nesse trecho ele vem combinado com uma pressão nos lábios
No caso, a mensagem que seu corpo deseja passar é de ansiedade e tensão e precisa se acalmar, daí realizar, inconscientemente, o gesto pacificador de passar a lingua nos lábios.
O olhar para cima afirma esse desejo de se controlar diante de uma situação de tensão

1:28 - "Sou uma pessoa muito sincera". Incongruência entre verbal e não verbal. Afirma com as palavras e nega com a cabeça.

1:32 - "É claro que eu vi a maioria dos filmes". Realiza o clássico gesto de incerteza (subida dos 2 ombros). Esse gesto passa a mensagem não verbal de "Eu não sei", "Não estou certa do que estou falando"

1:42 - "É claro que eu vi (os filmes)... a maioria". Nesse momento, ela realiza um gesto manipulador de ajeitar o cabelo. Desejo inconsciente de tirar a atenção de quem está vendo o video, bem como, de se acalmar. Nesse caso, também o usa, para desviar o olhar, pendendo assim sua credibilidade.
No final do gesto (foto ao lado) existe uma coontração nos músculos do risorius (estiramento horizontal dos lábios e no platysma (musculo do pescoço). Essas contrações são características da expressão de medo.

1:57 - Quando ela afirma que não é verdade que não viu filme algum, os sinais são sutis
Percebam que ela exibe uma microlevantada no ombro direito, que combinado com uma negativa de cabeça, denota incerteza. Ela não acredita nas palavras
Existem rugas horizontais no centro da testa, denotando nervosismo
Logo após, ela se utiliza novamente do gesto pacificador de passar a lingua nos lábios, demontrando ansiedade pelo que acabara de afirmar

2:01 - "Estou fazendo esse video, primeiro, para agradecer". Há um sorriso falso para esconder um desprezo (contração unilateral dos lábios. Nesse caso, o lado esquerdo se contrai mais que o direito). Tudo indica, que o video não foi feito para agradecer. O intuito era falar das pessoas que a criticaram.

2:16 a 2:20 - Mais uma vez realiza gesto manipulador de ajeitar o cabelo. Quer mostrar que está bem. Que não foi afetada pelas críticas

A partir de 3:08, note que sua voz muda. Deixa de ter elementos de tensão e até raiva e volta ao seu "estado normal"












4 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.