sábado, 1 de setembro de 2018

Análise não-verbal: Ariana Grande e o bispo Charles H. Ellis III durante o funeral de Aretha Franklin. Assédio?

Na sexta feita, dia 31 de agosto, ocorreu o funeral da cantora americana Aretha Franklin no Greater Grace Temple em Detroit, Estado Unidos.
Na cerimônia estavam presentes os familiares e diversos cantores amigos da rainha do soul. Um momento chamou bastante atenção.
Esse momento, foi protagonizado pelo bispo Charles H. Ellis III, responsável por conduzir a cerimônia, e a cantora Ariana Grande.
Enquanto o bispo discursava, a cantora Ariana Grande estava ao seu lado. Enquanto falava que não conhecia o trabalho de Ariana, o bispo Charles ficou com sua mão segurando a cantora próximo ao seu seio direito.
Essa foto gerou muita revolta dos fãs que o acusaram de assédio.

Vamos à análise

Edward Hall, nos anos de 1960 desenvolveu o que chamamos de "Proxêmica", que é um estudo baseado nos espaços e nas distâncias pessoas.
Hall descobriu que quanto mais próximo estamos do interlocutor(es), uma maior afinidade cognitiva ou afetiva nós temos dele(s), ao passo que quanto mais afastado mais distante é essa afinidade.
Isso significa dizer que quanto maior é a distancia entre as pessoas ou entre você e o interlocutor, mais distante também é o seu relacionamento.
Isso acontece porque temos o nosso próprio espaço individual e só permitimos que pessoas com quem temos uma certa afinidade, possam se aproximar de nós, adentrando nesse espaço. Caso um indivíduo, que não conhecemos ou que não tem a nossa permissão, se aproxime constitui uma invasão territorial, havendo por parte do agente invadido, desconforto, tensão; e como resposta há o afastamento, gestos defensivos, retirada do local, etc.

Na foto podemos notar que o bispo tentou se aproximar da cantora sem que eles tivessem o mínimo de afetividade, isso causou na cantora um imenso mal-estar e desconforto, e pela lei de ação e reação, o corpo respondeu com um afastamento corporal, em uma tentativa de se afastar do que está lhe causando desconforto, e uma face de medo pela elevação da parte interna e externa das sobrancelhas, uma elevação das pálpebras superiores aumentando a porção da esclera (parte branca dos olhos), uma leve abertura da boca e um leve estiramento horizontal dos lábios.
Somado a isso, temos o fato de que o bispo se aproximou de Ariana Grande segurando-a próximo ao seu seio esquerdo. Essa área é de extrema intimidade, pela sua localização, e agrava ainda mais a invasão territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.