sábado, 18 de janeiro de 2020

Análise de Declaração (Statement Analysis): Discurso do ex-Secretário da Cultura Roberto Alvim. Semelhança com o discurso do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels?

Recentemente o atual ex-Secretário da Cultura brasileiro Roberto Alvim fez um pronunciamento oficial para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$20 milhões de reais.
Esse discurso público causou polêmica após indicarem que o ex-Ministro copiou uma citação do Ministro de Propaganda nazista da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.
Após essa e outras indicações que também fazem referência ao nazismo, o Roberto Alvim foi destituído de seu cargo.
A análise irá recair sobre essa citada declaração. Será realmente que o ex-Secretário fez seu pronunciamento objetivando criar uma certa empatia com o Ministro nazista?

Vamos à análise:

"Este presente artigo não tem como objetivo manter ou defender uma posição política. A análise é feita, exclusivamente, com base em ciências comportamentais e tem a única finalidade de instruir."


COMPARAÇÃO DOS DISCURSOS

Roberto Alvim

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo - ou então não será nada"

Joseph Goebbels

"A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada"

TÉCNICAS USADAS

Palavras-chaves fortes:

Tanto no discurso do Roberto Alvim, quanto no discurso de Goebbels, existe o uso palavras-chaves fortes.
Reparem que tanto um quanto o outro utilizam palavras-chaves emocionais e são usadas como gatilhos positivos que rementem inconscientemente à estados positivos. Esse recurso é um dos mais comumente utilizados em declarações de políticos, artistas, etc. Tem a intensão de persuadir.
Algumas palavras-chaves do discurso de Roberto Alvim, são: "heroica", "capacidade", "envolvimento emocional", "imperativa", "aspirações".
No discurso de Goebbles podemos destacar: "heroica", "ferreamente romântica", "objetiva", etc.

Duplo Vínculo

Podemos observar uma outra técnica interessante - o "Duplo Vínculo". Esta, não está no rol de técnicas de Análise de Declaração desenvolvidas por Mark McClish, porém tomei a liberdade de utilizá-la para análises verbais. Ela foi tirada da PNL, e desenvolvida por Milton Erickson, e consiste em pressupor que pelo menos uma das alternativas irá acontecer. Conjuguei, assim, os ensinamentos de ambos os autores e adaptei para poder também utilizar em um contexto de Análise de Declaração.
O "Duplo Vínculo", pode ser visto quando, no final, ambos falam: "... ou então não será nada". Se observarmos, essa frase é dita logo depois de todo o discurso. Significa que, a arte (tanto a brasileira quanto a alemã)será da forma como eles previamente citaram, ou não será. De qualquer forma, uma das alternativas irá acontecer. Essa técnica, nesse contexto, PODE ser visto, de uma forma mais livre como um fator que os exime da culpa de uma das alternativas não acontecerem. Ou seja, se em relação à arte, não acontecer como os adjetivos e predicados que eles citaram, existe a opção de nada acontecer. Eles estão se eximindo da culpa das coisas não acontecerem como narraram, porque eles também deram a alternativa de nada acontecer.

Backtracking

A terceira técnica usada se refere exclusivamente a Roberto Alvim. Ele usou o chamado "Backtracking". Uma técnica também advinda da PNL. Ela é baseada na "escuta ativa" de Carl RogersA técnica do Backtracking consiste em repetir, reafirmar algumas palavras-chaves utilizadas por outra pessoa, adaptando ao seu contexto e intenção. Isso possibilita criar conexão e empatia entre os oradores.
Levando em consideração que nós temos mais empatia por pessoas que são iguais a nós em valores, crenças, etc. Quando nós copiamos certas palavras, estamos tentando, de alguma forma nos aproximar daquela pessoa, tanto na estratégia de pensamento, quanto em suas capacidades, ou de alguma outra forma.
As palavras copiadas por Roberto Alvim, de Goebbels estão e em vermelho, nos discursos ("a arte", "próxima década será heroica", "será nacional", "igualmente imperativa", "vinculada/vinculada", "ou então nada será").


SUMÁRIO: A intenção de Roberto Alvim era criar empatia, conexão com as ideias de Goebbels, através do "Backtracking"
Além disso, ambos utilizam palavras-chaves fortes, que criam gatilhos positivos em quem ouve. Essa técnica tem um intuito de persuadir através dessa positividade gerada.
Usam "Duplo Vinculo" garantindo que qualquer uma das alternativas citadas vai acontecer. Profundamente pode ser observado como uma forma de se eximir de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.