quarta-feira, 23 de março de 2016

Análise do depoimento do juiz Moro

Link para o video :

https://www.youtube.com/watch?v=vBLlv_Hc2VA

“Eu estou vinculado aos fatos, às provas e à lei. E é isso que eu vou fazer nos meus processos. Seja para absolver o inocente, seja para condenar o culpado e eu me disponho a ir até o final dos meus casos. Mas esses casos envolvendo graves crises de corrupção, envolvendo figuras públicas poderosas só podem ir adiante se contarem com o apoio da opinião pública e da sociedade civil organizada. E esse é o papel dos senhores. Muito obrigado!”

Quando negamos algo, balançamos a cabeça de um lado para outro, significando "não".
Esse gesto é inato e está presente em nossas vidas desde que somos bebês.
Ele surge quando a mãe oferece o peito e o bebê não quer, então ele nega com a cabeça. A partir daí, sempre que queremos (ou não) passar a mensagem não verbal de negação realizamos esse gesto

No video do juiz moro, o gesto de negação não é realizado pela cabeça, como costumamos a ver; ele o realiza com todo seu corpo.
Note que, a partir do começo do video até mais ou menos a metade, todo o seu corpo balança de um lado para outro. O significado é o mesmo do gesto que é feito com a cabeça: negar



0:13 - "... Seja para absolver o inocente, seja para condenar o culpado (passa a lingua nos lábios) e eu me disponho a ir até o final nos meus casos."
Gesto pacificador de passar a lingua nos lábios indica que fez alguma coisa que não devia, "fez besteira"
Em sua face ele demontra medo e tristeza







0:20 - Novamente o medo está presente em sua face












A expressão de medo está presente em todo momento na face do juiz.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.