sábado, 21 de julho de 2018

Análise não-verbal: Aécio Neves. Contração exagerada no centro da testa

                           


O senador Aécio Neves gravou um vídeo de mais de 3 minutos em que ele se explica e afirma que não cometeu qualquer crime.
Durante todo o momento do vídeo, podemos notar que há contração no corrugador do supercílio juntamente com o levantamento da parte interna das sobrancelhas.
Charles Darwin denominou o músculo responsável por realizar o levantamento da parte interna das sobrancelhas de “músculo do pesar” (“grief muscle”). Esse movimento produz ruga(s) transversal(is) no centro da testa.
Geralmente, o músculo do pesar vem acompanhado com a contração do ângulo da boca (as extremidades da boca se direcionam para baixo, formando uma espécie de U invertido), nesse caso, significa dizer que o agente está exprimindo tristeza, pesar, etc.
Duas coisas devem ser observadas: Se a contração o “U invertido” está presente, e por quanto tempo a face está emitindo a contração do “músculo do pesar”.
O vídeo do Senador Aécio Neves tem mais de 3 minutos e durante todo esse tempo há a contração da parte interna das sobrancelhas (nesse caso, conjugada com a contração do corrugador do supercílio). Sempre que houver um exagero nessa contração muscular, devemos considerar algumas hipóteses:
1 – Extremamente triste – deve ser consistente com o U invertido
2 – Passando por momento de dor moral  - também deve ser consistente com o U invertido
3 – Má atuação
4 – Falta de sinceridade, mentira
Na imensa maioria dos casos, o significado fica a cargo dos itens 3 e 4.
Além dos significados a cima, se observarmos tal contração muscular de forma crônica, existe a possibilidade do a gente apresentar comportamento sociopata e/ou narcisista. Somente poderemos confirmar essa condição psicológica através de um exame realizado pelo profissional competente.

Será que Aécio está sendo sincero neste vídeo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.