quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Análise não-verbal: Rodrigo faro homenageia Gugu Liberato. Tristeza real?

Infelizmente, recentemente, o comunicador Augusto "Gugu" Liberato sofreu uma queda, em sua casa nos EUA, que provocou seu falecimento por traumatismo craniano. Esse acontecimento chocou toda a população.
Todos os meios de comunicação fizeram suas homenagens a esse apresentador que marcou uma geração, conquistando uma legião enorme de fãs.
Uma, das dezenas, de homenagens prestadas ao apresentador, foi realizada pelo programa do, também apresentador, Rodrigo Faro, na emissora Record Tv.
Nessa homenagem ele chora a triste perda do apresentador. Será que Rodrigo Faro realmente emite tristeza ao falar da perda de Gugu Liberato?

Vamos à análise:

Em 0:03, apesar do plano, de câmera, aberto, podemos notar que Rodrigo Faro emite uma expressão de desprezo, devido a contração no bucinador em seu lado direito da face.
Na foto acima, facilmente, pode ser percebida essa contração.
A emoção de desprezo denota superioridade moral ou intelectual. Apesar de podermos observar essa emoção na face, não é possível confirmar com plena certeza qual é o fato gerador desse desprezo. A única coisa que podemos confirmar, é que nesse momento exato, o apresentador estava sentindo desprezo.

A partir de 0:05, Rodrigo Faro diz: "Eu queria só deixar um beijo para a Dona Maria do Céu; deixar um beijo para a Rose; um beijo pro Joãozinho; Sofia, Marina; Aparecida, Amândio..."
Esse trecho revela informações verbais e não-verbais muito importantes.
No começo do trecho, quando ele diz que queria deixar um beijo pra mãe do apresentador Gugu, ele realiza um gesto muito adequado com o contexto, que é o gesto com as mãos espalmadas para cima. Esse gesto indica abertura, oferecimento, doação. Porém, junto com esse gesto vemos um movimento corporal incongruente: ele se movimenta para trás - chamamos de "Movimento de Distanciamento". Segundo a doutrina de Comunicação Não-Verbal, nos afastamento quando não gostamos, não queremos ou não respeitamos o objeto de que estamos falando.
Quando estamos realizando o gesto com as mãos espalmadas para cima, com a intenção de oferecer alguma coisa, o movimento corporal deve ser realizado para frente; ao contrário do que é realizado por Rodrigo Faro.
Ao dizer "... deixar um beijo para a Rose", notamos que o gesto com as mãos espalmadas não está sincronizado no mesmo ritmo da fala, demonstrando artificialidade.

Ao final desse mesmo trecho, novamente vemos uma expressão de desprezo, pela contração no bucinador, em seus lados direito e esquerdo.Junto com essa emoção, vemos uma felicidade pela elevação dos cantos da boca (zigomático maior) e levantador das bochechas (orbicularis oculo)
Reafirmo que não podemos confirmar com plena certeza qual foi o fato gerador que provocou essas emoções em Rodrigo Faro, mas podemos dar certeza de que o apresentador as sentiu.

Em 0:23, o apresentador emite a emoção de nojo, principalmente, devido a elevação do lábio superior

A partir de 0:26, Rodrigo Faro, diz: "... a gente tentou rir, tentou fazer... (?)... o máximo de leveza..."
Nesse trecho, Rodrigo Faro, gesticula de forma descoordenada. Reparamos que seus movimentos estão em um ritmo diferente da sua fala.
Essa disparidade mostra uma incongruência entre o paralinguístico e o não-verbal. Geralmente, segundo a doutrina não-verbal, incongruência é um dos elementos que podem indicar desonestidade.

A partir de 0:32, Rodrigo Faro diz: "Mas o vazio que a gente tá sentindo aqui nesse estúdio é o mesmo vazio que a gente está sentindo no coração"
Novamente vemos que seus gestos estão em um ritmo diferente de sua fala.

A partir de 0:41, o Apresentador diz: "Eu só queria ter a oportunidade de dizer só uma vez só, obrigado"
Aqui acontece algo extremamente interessante. Supostamente, Rodrigo Faro se emociona.
Quando nos emocionamos, os nossos gestos tendem a ficar descoordenados naturalmente, devido a carga de hormônios liberados na corrente sanguínea - sendo, portanto, congruente. Porém, aqui, vemos que seus gestos estão no mesmo ritmo de sua fala, havendo portanto coordenação entre eles.
Isso nos faz concluir que, nos momentos anteriores, aonde Rodrigo Faro não se emocionou, seus gestos estavam descoordenados, mas no momento em que eles deviam estar dessa maneira - quando ele se emociona -, seus gesto se mostram coordenados.

Ainda referente a este último trecho, podemos concluir que a expressão de tristeza emitida pelo apresentador tem características falsas.
* De acordo com Paul Ekman, uma emoção genuína dura cerca de 4 a 5 segundos na face, tendo o seu ápice de contração acontecendo durante, mais ou menos, 1 segundo. No caso do Rodrigo Faro podemos ver que, a suposta, emoção de tristeza (através, apenas da contração do músculo da parte interior das sobrancelhas e corrugador) começa na face, de forma mais sutil, em 0:36; tendo alguns ápices de contração (mais ou menos 0:47 a 0:49; 0:50 a 0:52...), indo até 1:25. Aqui vemos uma emoção de tristeza durando por 39 segundos na face, com alguns ápices de mais de 1 segundo.
* Além disso, podemos dizer que a emoção de tristeza pode ser falsa porque, na tristeza genuína, as ações musculares envolvidas são a parte interior das sobrancelhas, o corrugador e os cantos da boca para baixo. Aqui, em Rodrigo faro, não vemos essa queda dos cantos da boca (a foto acima é um exemplo)
* Outra característica que reforça a tristeza ser falsa, é em relação ao seu "offset" (período em que a emoção vai sumindo da face). De acordo com Paul Ekman, a emoção vai sumindo da face de forma gradativa. No vídeo em questão, ela some da face de Rodrigo Faro de uma forma muito abrupta (1:28)

Em 0:52, podemos notar que Rodrigo Faro força ainda mais o choro. Um segundo depois, em 0:53, a voz de Rodrigo Faro fica mais aguda. De fato, quando estamos diante de um pico de tristeza, a voz tende a fica mais aguda, porém quando há esse pico, todo o corpo reponde de forma congruente. Ou seja, junto com o aumento do "pitch vocal", seus movimentos deveriam ficar mais descoordenados, mais lágrimas tendem a cair, aumento de produção de mucosa nasal, etc
Essas mudanças não acontecem junto com o aumento do "pitch" de Faro. Essa incongruência denota um fortíssimo indício de falsidade.


SUMÁRIO: O apresentador Rodrigo Faro exibe emoção de desprezo, embora não possamos confirmar com plena certeza o que gerou essa emoção. Existe também um momento em que há nojo.
Rodrigo Faro demonstra falta de sincronia rítmica entre os gestos e a fala em alguns momentos; e apresenta tal sincronia em um momentos cruciais aonde essa falta de sincronia seria congruente.
O apresentador exibe uma emoção de tristeza com elementos que fazem com que ela seja falsa. Tais como: ausência de contrações faciais essenciais para essa emoção, desaparecimento abrupto da emoção na face e duração exagerada da emoção na face - e ápices também exagerados. Há também uma incongruência entre o aumento do "pitch vocal" de Rodrigo Faro e as outras respostas fisiológicas da tristezas.

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