sexta-feira, 27 de julho de 2018

Análise Não-Verbal: o ator Douglas Sampaio falando sobre a suposta agressão contra a atriz Jennifer Oliveira

Em junho, a atriz Jennifer Oliveira, publicou em suas redes sociais fotos de hematomas em seu corpo. De acordo com a atriz, esses hematomas foram feitos devido a uma agressão que sofreu de seu namorado, à época, o também ator, Douglas Sampaio.
Essa agressão ateria acontecido em um famoso bar no Rio de Janeiro, após terem se desentendido.
Após o caso ter ganhado notoriedade na internet, várias artistas famosas se posicionaram a favor da atriz Jennifer Oliveira. 
Será que realmente houve agressão por parte de Douglas Sampaio?

Vamos à análise.

Logo no começo, aos 0:59, Douglas emite um olhar fixo para o repórter e um leve sorriso de desprezo.

Em 1:04, o ator Douglas Sampaio, responde à pergunta do jornalista se houve agressão. Ele responde: "Não, não houve agressão de forma alguma. Em nenhum momento." Ele nega com a cabeça de forma acelerada (mecânica), aumenta o número de piscadas, deslocamento do peso corporal para o lado esquerdo mostrando instabilidade emocional, desvia o olhar para cima elevando a cabeça. Esse conjunto gestual indica um altíssimo nível de ansiedade ao falar desse tema.
E relação à análise do discurso, a frase "em nenhum momento" constitui exagero no discurso. Essa frase é desnecessária para o entendimento da sua resposta, havendo portanto uma tentativa de reforçar a ideia e convencer do que está a falar.

Em 1:41, ele diz: "Eu tinha fotos para fazer no sábado... de manhã". Ao falar que tinha fotos para fazer no sábado ele é congruente. A mão se movimenta para frente (sinal de avanço no tempo - futuro) e ele faz um gesto positivo com a cabeça.
Notamos também que ele faz uma pausa desnecessária entre "sábado" e "de manhã". De acordo com Mark McClish, especialista em Statement Analysis, a pausa desnecessária é um recurso que pode ser usado para que o cérebro ganhe tempo para pensar na resposta. Douglas, ao fazer essa pausa, pode indicar incerteza quanto ao período do dia em que as fotos seriam feitas.

Em 2:01, ele diz que a Jennifer saiu com outro rapaz. Nesse momento ele ri. Como explica Allan Pease, além de momentos de felicidade, o sorriso pode ser emitido em dois outros momentos: quando estamos nervosos e quando queremos parecer inocentes e, portanto, não oferecemos perigo. Nesse contexto, o riso acontece porque Douglas está nervoso. De acordo com Paul Ekman, esse sorriso é falso e chamado de "Miserable Smile", e ocorre quando levamos algo negativo com bom humor.
O assentimento com a cabeça, indica veracidade e congruência.
Aos 2:04, após ele citar que Jennifer saiu com outro rapaz, ele diz: "coisa que nem me convém agora, até porque não me interessa mais". O fato dele ter, anteriormente, falado que ela saiu com outro rapaz, já denota interesse da parte dele em falar no assunto. Mark MacClish chama isso de "discurso sensível". Segundo ele, quando falamos de algo, sem ter a necessidade de termos falado, significa que o que falamos é sensível, tem importância para nós.

Em 2:07, o repórter pergunta como ele sabia da história que ela tinha saído com outro rapaz. Douglas responde: "Mensagem de outras pessoas e meus amigos que viram no momento". Quando ele fala "... meu amigos que viram no momento" ele realiza um gesto de fechar os olhos, chamado de "Eye Shielding". Significa não visualização; desejo de bloquear o que foi falado.

Em 3:12, enquanto o repórter diz que a atriz Jennifer foi às redes sociais divulgar fotos de marcas de agressão em seu corpo, Douglas fecha os olhos. Novamente vemos o "Eye Shielding". Nesse caso in dica impaciência com o que está ouvindo.

Em 3:21 podemos notar que Douglas eleva apenas seu ombro esquerdo ("Shoulder Shrug") e faz uma pausa maior que o normal. Esses gestos em conjunto indicam um desconhecimento forjado. Ele sabe o que alega mas está buscando palavras.

No próximo segundo ele diz que ela (a atriz) alega coisas que nunca houveram, ao mesmo tempo que ele sobe o outro ombro, deixando ambos os ombros no mesmo patamar; e fecha os olhos. Ele demonstra incerteza. Não sabe o que dizer.

Aos 3:36, o repórter pergunta: "Aquelas marcas não são suas?". Douglas leva um tempo a mais que o normal para responder, e ao dizer "de forma alguma" ele eleva os dois ombros, aumenta o número de piscadas e nega com a cabeça de forma mais acelerada
O aumento das piscadas está ligado diretamente a ansiedade; a elevação dos dois ombros é um gesto emblemático que indica desconhecimento; a negação com a cabeça é realizada em ritmo diferente da fala. Todos esses elementos não-verbais juntos mostram um alto nível de ansiedade e incerteza em relação ao que está falando ou em relação às marcas.
Em relação à análise do discurso, "de forma alguma" não significa negação. A resposta correta deveria ter a verbalização do "não".

Aos 4:26 podemos notar uma contração no bucinador, no lado direito dos lábios. Desprezo

Em 4:40, quando ele fala que ele quer tomar atitude de se defender, Douglas, projeta sua cabeça para frente e se eleva como se estivesse ficando na ponta dos pés por um breve momento. Esses gestos em conjunto indicam desejo de "atacar", otimismo, prontidão; embora haja uma leve ansiedade.

Em 4:42 - 4:43, Douglas diz: "Eu fui muito atacado por uma coisa que eu não... não fiz". No momento em que diz "não... não fiz", ele apresenta, o mesmo conjunto gestual anterior: eleva o ombro esquerdo, aumenta as piscadas e nega com a cabeça de forma acelerada. Novamente podemos ver um alto nível de ansiedade.
A pausa desnecessária acontece no final quando ele diz "não... não fiz". A repetição do "não" é desnecessária, por isso podemos dizer que ele "riscou pala palavra". "Riscar palavra", significa que ele iria dizer alguma coisa, mas terminou por dizer outra coisa. O que ele iria dizer é comandado pelo inconsciente, e o que ele realmente disse é consciente.

SUMÁRIO: Douglas demonstra incongruências e incertezas em seu discurso ao falar do caso de agressão, bem como momentos de ansiedade e nervosismo.
Douglas Sampaio indica segurança e otimismo em relação ao processo e em sair inocente de toda a história.

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