terça-feira, 31 de julho de 2018

Análise não-verbal: Meghan Markle e Príncipe Harry. Dominância e submissão


Nessa foto podemos notar uma incrível relação de dominância e submissão entre Meghan Markle e o Príncipe Harry.

No príncipe Harry podemos ver um cluster (conjunto) de gestos que demonstram seu comportamento submisso, durante essa foto.
Sua cabeça está baixa; ele coloca as mãos na frente do corpo, realizando um gesto chamado de Gesto de castração” (“Fig Leaf”), seus braços estão juntos ao torso.
Historicamente, cabeça baixa diante de alguém é sinal de respeito, submissão; a posição de suas mãos abaixo da cintura (“gesto de castração”) demonstra um comportamento submisso, defensivo, dependendo do contexto. Pode projetar respeito por quem está a sua frente, sendo nesse caso, uma cessão de dominância. Esse significado vem do fato de proteger a região genital, criando assim uma barreira na frente de seu corpo. Na comunicação não-verbal, algumas posições das mãos e braços que se situam frente a nosso corpo, têm esse intuito de proteção, preservação – “quando nos fechamos corporalmente, a mente também se fecha”; os braços próximos ao torso confirmam ainda mais essa submissão. Ao contrário do comportamento dominante, o comportamento submisso se baseia em ocupar uma menor área espacial. Quanto mais próximo ao torso, menos área corporal ele ocupa.


Em contrapartida, Reparem nos braços de Meghan; eles estão mais separados do torso, demonstrando que ele tem uma postura mais dominante, pois ocupa uma maior área espacial em relação ao Príncipe. Além disso sua posição das mãos é um gesto categorizado como híbrido (não é dominante em excesso e nem submisso), sendo perfeito para ocasiões em que o agente deve projetar uma assertividade sem agressividade.

Outro detalhe muito interessante é a cor do vestido escolhido por Meghan. Cor amarela significa juventude, otimismo, acolhimento, claridade (por ser a cor do sol), alegria, amizade e até mesmo credibilidade.
A simplicidade de sua roupa projeta a simplicidade de caráter e personalidade.

Essa análise foi sugerida, para publicação, pela amiga, professora e especialista em Personal Branding, Priscila Galvão (INSTAGRAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.