terça-feira, 31 de julho de 2018

Análise Não-Verbal: Wesley Safadão fala sobre pensão do filho

Esse fato estourou nas redes sociais, após a mãe divulgar publicamente o caso.
A princípio o cantor não quis se pronunciar sobre o ocorrido, vindo a público somente no dia 24 de julho para falar pela primeira vez sobre essa polêmica.
A análise será realizada sobre esse pronunciamento.

Vamos à análise.

Logo nos primeiros segundos do vídeo, podemos notar uma contração do bucinador, no lado direito da face, responsável pela retração dos lábios e estreitamento das comissuras. Expressão clássica de desprezo.

Aos 0:07 podemos notar uma leve ação do corrugador (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas), tensão nas pálpebras e pressão nos lábios. Expressão clássica de raiva ao tratar do assunto. E novamente há o desprezo

A partir de 0:17, e perdurando por alguns segundos, Wesley realiza um gesto de punhos fechados. Esse gesto demonstra um estado emocional alfa e indica convicção no que está a falar. Essa convicção vem acompanhada com uma certa agressividade.
O fato da mão estar fechada, indica que também há um desejo de se manter em silêncio. Não quer ficar se expondo.

A partir de 0:40 podemos notar que seus olhos estão mareados. Isso indica que a tristeza, a chateação sentida por ele são reais. Seus olhos ficam igualmente avermelhados, o que também está congruente com o a emoção negativa que está sentindo. Nesse momento ele diz que é difícil estar falando sobre isso.
Além disso, em sua face também podemos notar uma pressão nos lábios e a tensão nas pálpebras indicando raiva

Em 0:42, ao falar "é difícil demais estar falando aqui com vocês sobre isso", ele coloca a mão fechada na frente da boca. Há congruência. Esse gesto na frente da boca simboliza um desejo de não falar sobre o tema; se manter em silêncio.

Em 1:15, após falar: "Em respeito aos meus familiares que todo esse tempo, que não entendem o porquê de eu não ter me pronunciado..." ele novamente coloca a mão fechada frente à boca. Ele mantém o padrão de que não querer se pronunciar. Desejo de manter o silêncio em relação a esse tema. Na face seus olhos continuam mareados denotando uma tristeza real.

Aos 1:25, ao dizer que é muito difícil ver tudo que vem sendo publicado, ele demonstra novamente uma contração no bucinador no lado direito da face, projetando desprezo pelas publicações.
Seus olhos se direcionam para a horizontal esquerda. Esse movimento, em grande parte das pessoas está ligado a lembrança auditiva. Nesse momento ele pode estar lembrando dos comentário em relação ao acontecimento.

Em 1:35, ele dá uma inspirada profunda e podemos notar que há acúmulo de mucosa nasal. Esse acúmulo é congruente com a emoção de tristeza

Em 1:55 podemos notar a contração do músculo pars medialis (responsável pelo levantamento da parte interior das sobrancelhas), contração do corrugador (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas), ação no depressor do ângulo da boca (responsável pela diminuição do ângulo da boca). Essas três ações musculares são congruentes com a expressão real de tristeza.

A partir de 2:00 e perdurando por alguns segundos,  podemos notar um aumento na respiração do cantor; ela fica mais ofegante. Isso acontece pelas altas taxas de cortisol liberadas na corrente sanguínea. Podemos dizer que ele está experimentando um bom grau de ansiedade.

Em 2:28, ao falar de suas obrigações, ele fecha os olhos por mais tempo que o normal. Esse gesto é conhecido como "Eye Shielding" e significa não visualização. Quando algo é difícil de ser dito por gerar em nós emoções negativas, esse gesto pode aparecer. É como se fosse um desejo inconsciente de não enxergar aquela situação.

Em 2:32 - 2:33, podemos observar um cluster (conjunto). Ao falar da pensão, ele novamente fecha os olhos e há um aumento da respiração. Esse conjunto está fortemente ligado a um altíssimo nível de estresse.
Quanto a respiração existem indícios de que esse aumento pode ter sido exagerado pelo cantor. A intensidade está muito alta e todos os outros gesto não respondem na mesma intensidade. Para termos certeza desse exagero é necessário averiguarmos o quão essa polêmica envolvendo a pensão é estressante para o cantor; e para isso algumas perguntas seriam feitas.

Em 2:37 ele fala: "Eu não queria estar aqui gente, falando sobre isso...". Aos 2:40 ele apresenta outro cluster gestual indicando emoção negativa. Podemos notar que ele fecha os olhos (não visualização), afasta a cabeça (sinal de distanciamento), olha para o lado (fuga), e fecha a boca com os lábios para dentro. Esse última ação é chamada de mutismo e ocorre quando não queremos expressar nossa emoção negativa e/ou não queremos falar sobre algo. Esse conjunto de gestos está extremamente congruente.


Ao final desse trecho ele demonstra uma macroexpressão de nojo, devido ao franzimento do nariz e elevação do lábio superior.
Toda macroexpressão, por ser macro, tem uma intenção de gerar empatia do público ao que está sendo dito.
As macroexpressões são realizadas em situações em que o agente quer fingir sentir uma emoção que não está experimentando, ou em situações em que ele experimenta a emoção, mas tem um desejo de potencializá-la, para assim, facilitar o entendimento dos espectadores.

* Podemos notar que em todo esse trecho seu tom de voz perde a intensidade, ficando levemente mais fraca. Isso é congruente com experiência de emoção negativa.
** Todo esse trecho que vai de 2:37 a 2:44 nos mostra que há uma emoção negativa e um desejo de realmente não se pronunciar, porém, devido a intensidade com que as ações e as expressões são realizadas, podem indicar um pouco de exagero para gerar empatia dos telespectadores e que eles possam ter certeza do que Wesley está sentindo. Nesse caso a falsidade não se refere a falsidade no discurso, mas sim, como já dito antes, a uma tentativa de criar conexão para que os espectadores possam se convencer ainda mais do que ele está sentindo.

Em 2:58 Wesley diz que passou a oferecer um valor a mais, "além de tantos outros pedidos". Nesse momento existe um cluster gestual. Ele afasta a cabeça para sua direita, constituindo um gesto de afastamento; e logo depois, ele eleva seu ombro direito ("Shoulder Shrug"). Esses gestos indicam incongruência no que está falando.
Além disso, Wesley ao afirmar "outros pedidos" ele não especifica que pedidos ou que tipo de pedidos são esses. Isso é linguagem vaga.

A partir de 3:04, ao falar que a pensão não foi só de 10 (dez) salários mínimos, ele realiza um gesto com a mão chamado de "Pinçamento" (o dedo polegar e o dedo indicador se unem). Esse gesto demonstra exatidão no que está sendo falado. Um desejo de esmiuçar a ideia.

Em 3:09 - 3:10 ele expira profundamente. Esse ação denota ansiedade, nervosismo, tensão

Em 3:12 ao falar que o que ele quer é que tudo isso seja regularizado, seu tom de voz muda. A voz fica trêmula e mais fraca. Esse é um indício de dúvida. Ele ainda afasta a cabeça e o corpo - gesto de distanciamento. Ele deseja se distanciar do que está falando.

Aos 3:19 ao dizer: "Eu nunca vou deixar faltar nada para os meus filhos... Nunca", ele exibe um conjunto gestual congruente. Sua cabeça é projetada mais para frente, suas sobrancelhas se elevam como um sinal de conversação chamado de "Eyebrow Flash". A projeção de cabeça e a elevação das sobrancelhas indicam veracidade no depoimento.

Em 3:20 há uma leve contração no corrugador, tensão nas pálpebras e pressão nos lábios. Novamente vemos raiva.

Aos 4:20, ao falar do acesso que as pessoas têm a internet, ele exibe uma expressão clássica de desprezo devido a contração do bucinador no lado direito.

A partir de 4:42, Wesley Safadão diz: "Eu quero dizer gente que, o meu casamento não acabou da noite pro dia, é... eu não estava feliz comigo mesmo; eu não sou um cara perfeito; eu sou um ser humano...".
De acordo com estudo de análise do discurso, esse seguimento mostra omissões de informações, principalmente no trecho que diz "eu não estava feliz comigo mesmo; eu não sou um cara perfeito; eu sou um ser humano". O que ele quis dizer aqui é que ele sabe que ele errou no casamento, e este terminou por conta desses erros. O "eu não estava feliz comigo mesmo" é um eufemismo e uma tentativa de omissão do que ele realmente fez que levou ao fim do casamento. O "eu não sou um cara perfeito" é indicando culpa. E "eu sou um ser humano" é a justificativa e um desejo de criar empatia.

Em 5:28, ao falar que se sente triste por ser julgado por algo que não é, ele demonstra raiva pela contração do corrugador, tensão nas pálpebras e pressão nos lábios. Ainda nos lábios podemos ver uma contração no bucinador indicando novamente desprezo.

Em 6:53, ao falar das pessoas que o acompanham ele pelas redes sociais, novamente vemos desprezo pela contração do bucinador no lado direito.


SUMÁRIO: O cantor Wesley Safadão exibe expressões negativas de tristeza, raiva e reações congruentes com o contexto. Exibe também desprezo em alguns momentos ao falar das pessoas que o criticaram na internet.
No momento em que fala especificamente do caso de pensão, apesar de vermos uma possível exagero, podemos notar que ele realmente está tenso e nervoso e triste ao falar dessa situação e que realmente não queria vir a público se expressar sobre isso. Ele sente dificuldade ao falar do tema.
Não houve um pedido de aumento, de sua parte.
Ele é sincero em todo o vídeo ao falar sobre os seus sentimentos para com o filho.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.