sábado, 4 de agosto de 2018

Análise não-verbal: Depoimento parcial de Luís Felipe Manvailer. Acusado de jogar a esposa do prédio.


Luis Felipe Manvailer foi indiciado por homicídio qualificado após matar a esposa, Tatiana Spitzner, de 29 anos jogando-a do quarto andar de um prédio, no Paraná.
Depois de jogá-la, Luis Felipe desce até a calçada, pega o corpo de Tatiana e volta com ela para o prédio. Após deixa-la em casa, o professor pega o carro e, segundo a polícia, vai em direção ao Paraguai. No trajeto, sofre um acidente e continua o percurso andando.
Depois de descobrir que o carro era da vítima, a polícia consegue rastrear e sai em busca do suspeito. A polícia acha o automóvel destruído pelo acidente, e posteriormente conseguem encontrar Luís Felipe que é encaminhado à delegacia.
Na delegacia, Luis Felipe dá o seu depoimento. Temos apenas o depoimento parcial aonde ele alega a sua inocência.

Vamos à análise.

Aos 0:05, ele emite uma microexpressão de medo, devido a sutil elevação da parte interna e externa das sobrancelhas acompanhada da contração no corrugador e uma leve elevação da pálpebra superior.

Em 0:24, podemos notar a contração do centro da testa, formando rugas horizontais. Essas rugas são formadas pela contração do músculo frontalis na porção medial (responsável pelo levantamento da parte interior das sobrancelhas) e pela contração do corrugador do supercílio (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas). São popularmente chamadas de "rugas do pesar", tendo em vista que Darwin nomeou esse músculo de "músculo do pesar".
Essas contrações musculares, formando essas rugas, fazem parte da prototipagem da emoção de tristeza, porém, quando tais contrações não vem acompanhadas de outras ações musculares que fazem parte da expressão de tristeza, podemos dizer que ela pode representar encenação, incredulidade, falta de sinceridade e nervosismo.
Nesse contexto, essas ações musculares não vem acompanhadas de outras ações ligadas à tristeza.

Em 0:28, após o juiz perguntar como foi sua prisão, Luis Felipe inspira profundamente e mantém seus ombros rígidos. Ambos os sinais indicam muito nervosismo e tensão.
O acusado responde: "Foi tudo dentro do conforme, ninguém... abusou nem nada, fui muito bem tratado."
Nesse momento, podemos perceber que seu corpo se movimenta de forma acelerada e fora do ritmo da fala, indicando sinais de muito nervosismo e uma leve incerteza no que está falando. Ele provavelmente não foi tratado tão bem quanto gostaria. Enquanto ele verbaliza, "não abusou, nem nada", ele inicialmente nega e depois afirma com a cabeça. Isso ocorre devido a um conflito cognitivo. A negação é feita de forma consciente e a afirmativa ocorre como se fosse um vazamento do que o inconsciente dele acredita. 

Nesse mesmo trecho, mas em 0:34, ao falar que foi bem tratado, podemos ver uma contração no músculo bucinador, no lado direito de sua face. Expressão de desprezo.
Seu corpo se mostra retraído, demonstrando que Luis Felipe está na defensiva e deseja se proteger. Está em um estado de submissão.

Aos 0:40 ele engole seco. Sinal clássico de tensão e nervosismo

Em 0:47, Luis Felipe diz: "Isso, eu bati o carro... porque... devido a situação né? A imagem da minha esposa pulando a sacada... não saía da minha cabeça, né?"
Uso do "né?" no final da frase indica incerteza e dúvida. Funciona como se ele quisesse que os interlocutores respondesse essa pergunta para ele, pois o mesmo não tem certeza.
No momento em que ele fala a palavra "pulando", seu pitch vocal diminui sutilmente, ocorre um afastamento com a sua cabeça para trás juntamente com uma leve subida em seu ombro esquerdo. Esse conjunto verbal e gestual indica desejo de fugir da situação e incerteza.

No final desse trecho, aos 0:56, ele movimenta a cabeça para o lado direito e sobe sutilmente o ombro direito. Esse conjunto gestual, nesse contexto, indica não saber mais o que falar, e incerteza.

Em 0:58 - 0:59, quando o juiz fala que vamos se atentar aos fatos. Luis Felipe faz um gesto afirmativo com a cabeça em ritmo acelerado. Nesse momento, hormônios como o cortisol, adrenalina estão "inundando" sua corrente sanguínea. Sinal de nervosismo, ansiedade e tensão

Em 1:32, Luis Felipe diz "Eu sou inocente. Amo muito"
Nesse momento ele faz um gesto de negação com a cabeça. O gesto consiste em um movimento rotativo com a cabeça partindo do centro para o lado direito e retornando ao centro. Desmond Morris chamava esse gesto de "Head Twist". Quando ele é realizando enquanto o agente verbaliza positivamente ("Eu sou inocente") há incongruência. O verbal afirma e o corpo nega, e nesse caso devemos confiar no corpo.
A frase "...amo muito" é vaga. Quem ele ama? Se for a esposa, por que ele não disse o nome dela, ou se referiu a ela?. Discurso desonesto.

SUMÁRIO: Durante todo o vídeo podemos notar que sua postura está fechada, indicando que está se protegendo, defensivo e submisso. Seus ombros estão tensos a todo momento, indicando nervosismo e ampliando a tentativa de se proteger. A esse comportamento chamamos de "Turtle Effect" (faz referência a tartaruga que entra no casco para se proteger de predadores e quem possa ameaçá-la). 
A forma fora de ritmo como movimenta seu corpo confirma ainda mais o nervosismo, a ansiedade e a tensão que está passando. Na sua face há a expressão de medo.
Quando ele fala que é inocente, ele é desonesto, pois há uma incongruência entre o verbal e o não-verbal. Tendo em vista que 55% da nossa mensagem é enviada pelo corpo, devemos dar mais atenção a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.