sábado, 11 de agosto de 2018

Análise não-verbal: Debate dos presidenciáveis. Boulos X Bolsonaro

No dia 9 de agosto foi ao ar o primeiro debate dos presidenciáveis pela rede bandeirantes. Nesse debate, como de costume, participaram todos os candidatos à Presidência da República no  ano de 2018.
Dentre vários momentos memoráveis, o instante da pergunta feita pelo candidato Guilherme Boulos ao candidato Jair Bolsonaro, foi considerado um dos mais comentados da noite.
Boulos pergunta a Bolsonaro sobre a sua suposta empregada fantasma, e Bolsonaro responde.

"Este presente artigo não tem como objetivo manter ou defender uma posição política. A análise é feita, exclusivamente, com base em ciências comportamentais e tem a única finalidade de instruir."

Vamos à análise:



Em 0:08, enquanto o candidato Boulos diz que tem muita coisa sobre o candidato Bolsonaro que muita gente não sabe, este imediatamente contrai o músculo bucinador de forma bilateral, projetamento a emoção de desprezo. Há também a contração do corrugador (parte interna das sobrancelhas, indicando a emoção raiva. Juntamente, ele "engole seco", sendo sinal clássico de ansiedade e nervosismo. Podendo significar também omissão.
Em relação a postura do candidato, podemos reparar que ele se encontra escorado no púlpito. Ele usa esse objeto como uma "bengala emocional" com a finalidade de se proteger. Essa sua postura se mantém durante todo o trecho, indicando que está nervoso

Em 0:28 - 0:31, Bolsonaro emite um sorriso falso (não existe a contração dos orbiculares dos olhos, responsáveis pelos "pés de galinha"), chamado por Paul Ekman de "Miserable Smile", o agente realiza esse sorriso, para suportar uma circunstância negativa, desagradável.

Em 0:38 ao falar que a Val ganha dois mil por mês, Bolsonaro aumenta suas piscadas. Segundo estudos de Bella de Paulo, Aldert Vrij e outros, o aumento das piscadas está ligado a ansiedade, nervosismo e tensão devido a liberação de hormônios como cortisol, adrenalina, na corrente sanguínea.

Aos 1:35, quando Bolsonaro fala que nunca foi ministro e secretário, o candidato gagueja ao falar a palavra "ministro" e projeta a língua; ao falar a palavra "secretário" a velocidade em sua voz aumenta, com a intenção de passar a mensagem também de forma rápida. A projeção de língua e a gagueira constituem um conjunto gestual que significa ansiedade ao falar sobre esse tema.

A partir de 1:55, o candidato Guilherme Boulos começa a falar sobre o candidato Bolsonaro. Ele diz: "Olha.. ééé... Bolsonaro esqueceu de dizer algumas coisas a respeito da Val, não é?. A Val é funcionária fantasma da empresa dele, que, junto com o marido dela, Edenílson, tem a responsabilidade de cuidar dos cachorros do Bolsonaro em uma das casas dele em Angra Dos Reis. Agora, o problema não é a Val, não é?...".
Esse discurso é vazio de conteúdo. Boulos inicia dizendo que Bolsonaro esqueceu de dizer algumas coisas a respeito da Val, mas durante sua fala ele não diz que coisas são essas.
Boulos termina frases afirmativas com perguntas ("não é?"). De acordo com técnicas de análise do discurso, terminar frase afirmativa com pergunta pode ser sinal de dúvida no que estar dizendo, no que vai dizer ou um desejo de ganhar tempo.
No final, o candidato diz que o problema não é a Val. Há uma mudança na intenção do discurso. O candidato Boulos inicia falando da Val e no final diz que o problema não é ela. O fato do candidato ter tocado nesse assunto mostra que, para ele, falar sobre isso tem uma certa sensibilidade, no tocante a sua postura em relação ao tema, a sua programação de raciocínio e ao seu planejamento lógico do que falar aos eleitores.
Falar "agora, o problema não é a Val, não é?" é um desejo de mudar de assunto. Ele já seguiu o raciocínio que gostaria de passar aos espectadores e já pode mudar de assunto.

Em 2:01, podemos notar que existe um ligeiro aumento da exposição da esclera (porção branca dos olhos) no candidato Guilherme Boulos, podendo significar ansiedade e também presente durante a emoção de medo.

Ainda em 2:01, podemos notar um movimento anormal em sua face: as sobrancelhas se elevam e os olhos fecham. Temos movimentos em sentidos inversos. Esse movimento não natural ocorre quando, inconscientemente tentamos evitar uma piscada elevando as sobrancelhas. Significa ansiedade.

Em 2:42, podemos notar que Boulos projeta em sua face a emoção de raiva devido a contração do corrugador, tensão nas pálpebras e pressão nos lábios. Podemos notar também a expressão de nojo devido a elevação do lábios superior.
Um indivíduo não consegue expressar duas emoções ao mesmo tempo na face; sendo assim, nesse caso sua expressão de raiva vai dando lugar a expressão de nojo, mas nesse frame, ambas aparecem na face.

Em 2:45, ao responder a pergunta de Boulos, o candidato Bolsonaro ajeita o microfone, realizando portanto um gesto pacificador. Nesse momento ele demonstra intenso nervosismo.
Podemos notar também que Bolsonaro não responde da forma correta. Com "sim" ou "não". A estrutura correta de uma resposta é "sim" ou "não" e a justificativa.


SUMÁRIO: O candidato Jair Bolsonaro apresenta ansiedade, nervosismo e omissões ao se referir a alguns temas. Durante todo o momento, o candidato se encontra apoiado no púlpito, o que reforça toda a ansiedade e nervosismo, havendo um desejo de se proteger dos "ataques".
O candidato Guilherme Boulos é incisivo com a intenção de provocar, atiçar. Projeta raiva, nojo em relação as atitudes de Bolsonaro. Existem algumas incertezas no que verbaliza, por não saber o que falar, e/ou como falar.

* Confira também a análise técnica de oratória deste trecho. LINK (por Yang Mendes - especialista em oratória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.