terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Análise não-verbal: Caso Tainá. Motivos que a levaram fugir de casa. Verdades ou mentiras?

A jovem de 18 anos, Tainá Queiroz deixou sua casa enquanto o marido Raul Kennedy da Silva viajava a trabalho.
Após perceber que a esposa não voltaria para casa, Raul foi até a delegacia fazer um Boletim de Ocorrência alegando o desaparecimento da jovem. Logo em seguida, o marido recebeu uma mensagem de Luis Fernando Lourenço, seu ex-patrão, dizendo que Tainá estava com ele por vontade própria e que, tanto ela quanto a filha bebê do casal, estavam bem e felizes.
Nos dias seguintes, Luis Fernando gravava vídeos mostrando que a jovem Tainá estava bem e sendo bem cuidada por ele. Esses vídeos eram mandados para a família e rapidamente ganhou às mídias, se tornando uma verdadeira novela.
Recentemente Tainá e sua filha foram achadas e Luis Fernando, preso. Em um dos último vídeos gravados pela jovem, ela explica os motivos que a fizeram sair de casa. Será que ela é verdadeira em seu discurso?

Vamos à análise:

Logo no começo do vídeo, ao dizer "Oi, Brasil", ela realiza um gesto pacificador de coçar o rosto. Esse gesto indica que existe um grau de ansiedade no tema em que vai falar, e por isso, ela precisa se pacificar, se acalmar. 
Juntamente podemos ver a expressão de medo devido ao estiramento horizontal dos lábios e tensão nas pálpebras inferiores.

Aos 0:03 Tainá diz: "Então... Eu tô bem... eu to feliz...". 
Tainá começa seu discurso com a palavra "então". De acordo com estudos de Análise da Declaração, essa palavra é usada para ganhar tempo no que vai falar. O que ela falará a seguir é racional e pensado.
Durante esse trecho podemos reparar também que suas piscadas estão descoordenadas. Isso mostra um algo grau de ansiedade.

A partir de 0:07 tainá diz: "E tudo que falaram do Fernando... tudo isso é mentira"
Nesse momento ela realiza um conjunto gestual de: fechar os olhos e ajeitar o cabelo atrás da orelha e, logo em seguida, aumenta o número das piscadas.
Fechar os olhos ("Eye Shielding") indica não visualização do que está falando
Ajeitar o cabelo atrás da orelha indica uma necessidade de mudar de estado. Sair de um estado beta para um estado alfa. Em outras palavras, esse gesto demonstra uma necessidade de ser mais assertiva e confiante no que está sendo falando.
O aumento das piscadas, de acordo com estudos de Aldert Vrij e Bella DePaulo, dentre outros, indica um estado de extrema ansiedade.
A palavra "tudo" é uma generalização. O fato de não especificar o que é mentira pode indicar uma omissão e desonestidade

Aos 0:13, Tainá diz "Ai (suspiro)... meio complicadinho falar mas... vamos lá... Tudo, tudo, tudo que falaram do Fernando, tudo é mentira..."
O suspiro inicial é um recurso usado pro cérebro para ganhar tempo no que vai falar. Isso mostra que o discurso é artificial e completamente racional.
Podemos notar também o uso da palavra "meio" e do diminutivo em "complicadinho". Essas duas palavras indicam evasividade. o uso do diminutivo tira a importância da palavra e gera uma certa empatia
O "mas" tem a função de excluir a importância da estrutura precedida por ela. Ou seja, Tainá não deseja expressar o porquê é "complicadinho" falar sobre o tema.
Logo após o "mas", podemos perceber que Tainá realiza do gesto de projetar a língua para a fora ("Tongue Jut"). Esse gesto tem uma forte relação com ansiedade e pode indicar manipulação dos fatos (foto acima).
Nesse momento ela assume que algo aconteceu, mas deseja não falar sobre isso.
A repetição da palavra "tudo" também é importante. De acordo com estudos de Análise de Declaração, a repetição consiste em um desejo de reafirmar, convencer do que está falando; e segundo Joe Navarro, a verdade não carece de convencimento, pois os próprios fatos já geram a crença dos interlocutores.
Podemos interpretar desse trecho que existem fatos importantes sobre Fernando que ela não deseja falar.
Há desonestidade.

A partir de 0:25, Tainá diz: "... mas... não tô aqui pra falar disso..."
Nesse momento ocorrem gestos que indicam ansiedade: aumentos das piscadas, elevação do ombro esquerdo e movimentos corporais descoordenados.
Juntamente, podemos notar um afastamento com a cabeça, indicando distanciamento do que está falando e uma contração no músculo do corrugador (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas). Charles Darwin nomeou esse músculo como o "músculo da dificuldade", e sua contração acontece quando o agente está em um momento de tensão, perplexidade, concentração, confusão mental, etc.
Podemos concluir que Tainá deseja omitir um fato importante, e esse fato incrimina Fernando.

A partir de 0:27, Tainá diz: "Tô aqui pra falar de você Raul..."
Podemos notar aqui uma elevação no ombro esquerdo. Esse gesto, conhecido como "Shoulder Shrug" indica, segundo Joe Navarro, falta de comprometimento com o que está falando. Isso significa dizer que suas palavras a seguir (sobre Raul) são estritamente racionais e não tem comprometimento com a verdade.

Em 0:29, Tainá ajeita, desnecessariamente o cabelo atrás da orelha juntamente com um gesto de projeção dos lábios, de forma sutil, para frente ("Lip Purse")
Como já dito anteriormente, o gesto de ajeitar os cabelos atrás da orelha é uma intenção de se tornar
mais assertiva no que falará a seguir. 
O "Lip Purse" indica clandestinidade. Ou seja, o agente tem desejo de omitir informações. Tem um plano em mente que deseja executá-lo e sabe que existe uma grande chance de conseguir. Em alguns casos pode configurar desejo de vingança
Geralmente, depois desses gestos, o que será verbalizado poderá ter uma desonestidade.

A partir de 0:30, Tainá diz: "Primeiro: quem... abandonou eu em casa, com a Sofia? Foi tu"
No começo existe uma pausa desnecessária entre as palavras "quem" e "abandonou". Essa pausa indica um recurso usado pro cérebro ganhar tempo para pensar no que falará a seguir
Logo depois emite uma elevação com o ombro esquerdo, indicando uma falta de comprometimento com o que está dizendo (Joe Navarro). Esse gesto também está ligando com uma dissonância entre a verdade e o que está sendo dito.

A partir de 0:37, Tainá diz: "Quem que deixou faltar leite e frauda para a Sofia? Foi você"
Durante a frase "foi você", podemos notar que Tainá eleva a sobrancelha direita. Esse gesto é conhecido com "Skeptical Eyebrow" e indica ceticismo, dúvida, incredulidade no que está dizendo. 

Logo em seguida, ainda referente ao mesmo trecho, Tainá realiza a expressão de raiva devido a tensão nas pálpebras inferiores e nos lábios. Essa raiva se conjuga com uma expressão de nojo pela elevação do lábios superior.
Podemos concluir que realmente faltou algum produtos para a filha, mas essa falta ocorreu por fatores externos, como por exemplo, uma precária condição financeira, e não por maldade do pai.

Em 0:40, Tainá diz: "E quem me traiu?... foi você; que quando eu perguntava você jurava pela sua filha que não tinha me traído. Olha só pra você vê. Que pai, não?!. O pai que jura pela filha"
Logo no começo, durante a palavra "traiu", Tainá realiza um gesto com a cabeça como se fosse uma meia negação (movimento do centro para a esquerda) indicando exclusão de ideia. Logo depois, e mais uma vez o gesto de projetar os lábios para frente ("Lip Purse"), indicando clandestinidade, mas dessa vez é conjugado com um sorriso unilateral chamado, por Paul Ekman, de "Duping Delight". Esse sorriso é emitido quando o agente deseja manipular os interlocutores e percebe que sua manipulação está sendo bem sucedida.
O dizer que ele jurou pela filha ela fala a verdade. Em algum momento ele fez esse juramento. Jurar pelo filho é um forte indicador de veracidade no discurso por parte de Raul, pela importância que um filho tem para um pai zeloso, cuidadoso (Marcello de Souza)

Ao final do trecho, podemos notar que ela faz uma expressão facial semelhante ao nojo. Em alguns contextos, essa expressão é utilizada com o intuito de gerar empatia, racionalizar, convencer o interlocutor e/ou a sim mesmo do que está falando e/ou sentindo.
Podemos concluir desse trecho que em algum momento ela se mostrou desconfiada se Raul a estava traindo ou não e ele jurou pela filha que isso não aconteceu. E o coeficiente de sinceridade nessa negação de Raul é muito alto.

A partir de 0:55, Tainá declara: "E as vezes que você me bateu?... o por quê que você não falou isso?"
Nesse momento podemos ver uma contração forte no músculo do corrugador (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas) . Como dito anteriormente, Charles Darwin chamava esse músculo de "Músculo da Dificuldade" e indica tensão, dificuldade, etc.
Juntamente podemos notar uma queda no canto dos lábios. Essa contração muscular indica a presença da emoção de tristeza.

No final desse trecho ela ajeita o cabeço atrás da orelha, indicando desejo de ser mais assertiva em sua declaração.
Podemos concluir que houveram brigas entre o casal e Raul poderia até ter querido se defender, mas nada comparado a uma agressão.

O especialista em Análise de Declaração, Marcello de Souza atenta para a regra da troca de pronome. Nesse contexto, percebemos a mudança do pronome "tu" para o "você". Não existem sinônimos na Análise de Declaração.
O "tu" tem uma intenção mais ameaçadora, mais severa. O "você" indica algo mais suave, menos agressivo
Ao usar o "tu", Tainá tinha uma intenção mais agressiva quanto a acusação de abandono de lar; mais acusatória. Quando transfere para o "você" a sua intenção passa a ser menos agressiva; talvez até mais manipulativa.


SUMÁRIO: Tainá se mostra ansiosa ao dizer que está feliz, o que nos leva a acreditar que desonestidade nessa afirmação. 
Tainá é evasiva e apresenta omissões em relação aos atos de Fernando. Essas omissões e evasividades constituem um fortíssimo indicativo de desonestidade quando ela afirma que tudo que falaram sobre ele é mentira. Fernando tem culpa.
Ao dizer que Raul abandonou a casa deixando para trás Tainá e a filha, ela é desonesta. Tainá sabe que isso não é verdade.
Ao falar que Raul deixou faltar mantimentos necessários para a filha, ela não tem certeza. 
Quando se refere a traição, mais uma vez podemos notar desonestidade. Em algum momento, Tainá realmente achou que ele a estava traindo. A traição não aconteceu. Tainá usa esse fato para influenciar negativamente a imagem do marido.
Ao falar da agressão, podemos afirmar que, de fato existiu ou existiram momentos em que a briga entre Raul e Tainá se deu de forma mais incisiva, mas nunca houve uma agressão direta intencional por parte de Raul; e Tainá sabe disso.

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