sábado, 5 de janeiro de 2019

Análise não-verbal: Azul para meninos X rosa para meninas. Como surgiu esse pensamento?

Recentemente a Ministra Damares Alves fez um vídeo falando que azul é cor de menino e rosa é cor de menina. Essa afirmação revoltou às redes sociais e levantou um questionamento interessante; Aonde surgiu essa ideia de que os meninos devem usar azul e as meninas devem usar rosa?

Primeiramente é importante dizer que, aqui, analisaremos cores. As cores constituem um meio de comunicação não-verbal, pois estamos falando aqui de uma forma de transmitir uma mensagem que não seja por meio de palavras, cuja a intenção igualmente difere da intenção verbal.

O estabelecimento da cor azul ser para meninos e rosa para meninas começou em meados de 1980. Antes disso, as crianças de qualquer gênero usavam apenas roupas brancas. Isso porque as tinturas eram muito caras e as roupas, por serem brancas, eram mais facilmente mantidas limpas já que podiam ser fervidas sem desbotar a cor.

Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial, tons pasteis como o azul, rosa e outras cores começaram a ser associados às crianças, independentes do sexo. Socialmente era muito comum ver crianças de olhos azuis com roupas azuis; crianças com a pele mais rosada, usar roupas com tons rosados. Em algumas regiões mais católicas, meninas costumavam a usar azul para referenciar Virgem Maria, por exemplo.

Em 1918 foi escrito um famoso artigo na revista Earnshaw's Infants' Department dizendo que o azul era para meninas e o rosa para meninos. Isso porque o azul é uma cor mais "delicada e amável", enquanto o rosa é considerada uma cor mais "forte e decidida".

De acordo com Eva Heller, escritora do famoso livro: "A Psicologia das Cores", foi durante 1980, depois que uma loja de departamento dos Estados Unidos decidiu estabelecer que o rosa seria cor feminina e o azul, cor masculina. Apenas uma convenção de mercado.

Ao longo dos anos algumas pesquisas foram feitas a respeito desse tema.
Em 2007, a Universidade de Newcastle chegou a conclusão que mulheres têm preferências por tons mais rosados. Outras pesquisas demonstraram que não existe essa preferência, e que o azul é a cor favorita tanto de homens quanto de mulheres, isso porque é a cor do céu e do mar - Esse é o motivo, inclusive da preferência dessa cor pelo bebês. O céu, para eles, gera tranquilidade e calma, relacionando ao céu.

Em outra pesquisa realizada por Eva Heller, foi concluído que menos de 5% das mulheres tem o rosa como cor favorita.

Em 2011, a Sociedade de Psicologia Britânica analisou a preferência de cor de bebês e crianças com idades entre 5 meses e 7 anos. A pesquisa consistia no seguinte: as crianças e bebês recebiam um par de objetos. Um deles na cor rosa e outro com uma cor qualquer. O resultado foi o seguinte:
Até um ano, meninos e meninas escolhiam os objetos cor-de-rosa de forma semelhante. Sem preferência.
Já aos dois anos as meninas começavam a preferir objetos rosas com uma frequência maior que os menino. A partir de dois anos e meio, a preferência pelo rosa nas meninas aumentou muito em relação à preferência dos meninos.

Na psicologia das cores, o azul significa tranquilidade, harmonia, confiança, calma, lealdade. O rosa, por ser uma combinação entre o vermelho e o branco, trás a energia e o dinamismo do vermelho do vermelho e a pureza e transparência do branco. Podemos concluir que o rosa significa suavidade, maciez, cortesia. Há uma profundidade pela influência do vermelho.


SUMÁRIO: Não existem imposições de que meninos devem usar azul e meninas rosa.. Há algumas décadas atrás, inclusive, o rosa era associado aos meninos e o azul às meninas.
Vários estudos a respeito, dessa relação entre essas duas cores e os gêneros masculinos e femininos, já foram feitos e várias conclusões foram obtidas - algumas diferentes das outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.