quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Análise não-verbal: Faustão se explicando sobre ter usado o termo "imbecil". Ele se referia a Jair Bolsonaro?

Recentemente, o apresentador Faustão se envolveu em uma polêmica devido a um discurso feito em seu programa. Durante sua verbalização, o apresentador, em determinado momento, usa a palavra "imbecil" supostamente se referindo ao atual Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Logo depois de ter sido duramente criticado, este veio à público se explicar de sua declaração.
Será que Faustão realmente se referia ao Presidente Jair Bolsonaro?

Vamos à análise:

Durante todo o vídeo podemos notar a mesma postura do apresentador: sua mão esquerda está dentro do bolso, com os polegares para fora; a gesticulação é realizada apenas com a mão direita. Estamos diante de dois grandes erros na comunicação não-verbal.
Ao gesticularmos devemos adotar, o que eu chamo de, Princípio da Bilateralidade, ou seja, devemos gesticular sempre com as duas mãos. Ao gesticular de forma unilateral deixamos a mensagem monótona podendo gerar um desinteresse do(s) interlocutor(es).
A mão no bolso denota uma falta de engajamento, falta de assertividade - podendo indicar desonestidade. Alguns especialistas como Alexandre Monteiro, defendem que se a mão estiver dentro do bolso com a exceção do polegar (como na foto), o significado muda para dominância e assertividade.
Nesse contexto, há uma maior probabilidade de indicar falta de comprometimento, engajamento e assertividade, pois esse gesto é mantido durante todo o vídeo.

Aos 0:02 o apresentado começa dizendo: "Uma explicação a quem possa interessar. O programa de domingo foi gravado..."
De acordo com técnicas de Statement Analysis, o uso de artigo indefinido ao invés de artigo definido tira a exatidão e não especifica a ação. Falar "uma explicação" não significa dizer que a explicação que ele dará seja a explicação real ou a correta. Simplesmente é uma explicação qualquer.
Ao final desse trecho ele aumenta a velocidade de sua fala. Esse recurso é usado pra que o agente não dê maiores explicações e já passe direto para a próxima frase.

A partir de 0:08, Faustão diz: "Em nenhum momento eu falei do atual Presidente..."
Durante a verbalização de "Em nenhum momento" o ritmo da sua voz é o mesmo de sua gesticulação. Ou seja, o ritmo dado a cada palavra é exatamente o mesmo dado ao gesticular. Tom Mucciolo chama esse fenômeno de "Conversacionalization" e tem a intenção de servir como uma distração ao interlocutor, desviando a atenção de suas palavras para a sua gesticulação.
Nesse trecho o apresentador realiza o gesto de projetar sua língua para fora, umedecendo os lábios. Teoricamente, esse gesto está ligado à ansiedade, e segundo Joe Navarro, pode significar auto-incriminação ("Eu errei", "Fiz besteira", etc.). O que é interessante e não podemos deixar de observar é que em seus programas, o apresentador tem realizado esse gesto com bastante frequência, podendo ter se tornado um "tic" nervoso.
O fato do apresentador ter falado "atual Presidente" ao invés do nome do atual Presidente, ou até mesmo não ter usado o pronome "ele", indica uma linguagem de distanciamento. Esse tipo de linguagem ocorre quando não gostamos, ou não concordamos com a pessoa de quem se fala, e por isso, evitamos sermos mais específicos.

Ao falar "atual Presidente" ele realiza uma contração no músculo do bucinador em seu lado esquerdo do canto da boca, representando a emoção de desprezo.

Em 0:13, ele complementa o que disse antes, falando: "... muito menos dos eleitores... nos termos imbecil"
Nesse momento ele realiza um gesto afirmativo com a cabeça. Faustão nega verbalmente e afirma não-verbalmente. Há uma incongruência.
Ele, aqui, está se referindo a ter usado o termo "imbecil". Ao negar que usou esse termo para se referir aos eleitores ele é incongruente. Ou seja, a sua opinião é que ele acha os eleitores do atual Presidente, imbecis

A partir de 0:17 - 0:18, Faustão diz: "... quando eu usei a palavra, eu usei... para... explicar..."
Existem pausas desnecessárias nesse trecho. Essas pausas representam um recurso usado quando o cérebro precisa ganhar tempo para pensar no que falar, lembrar do que vai falar, ou também quando precisa usar as palavras de forma mais cautelosa, para que nada sai do planejado.

Em 0:34, o apresentador diz: "... e como estamos em novos ares, ou pelo menos, com expectativa para novos ares..."
Nesse trecho podemos dizer que Faustão não acredita em "novos ares", ele vê isso como uma mera expectativa. Isso porque o uso da expressão "pelo menos" diminui a importância do que está sendo dito.

A partir de 1:01, Faustão diz: "... jamais... falando... especificamente de uma pessoa ou dos eleitores dessa pessoa"
Mais uma vez vemos pausas desnecessárias. Há um cuidado em usar as palavras corretas, tirando toda a naturalidade do discurso.
Ao final desse trecho (ao falar "dessa pessoa"), podemos ver uma assimetria em seu braço esquerdo. Existe uma movimentação dele para trás (podemos observar mesmo estando com a mão no bolso). Essa movimentação representa um desejo de distanciamento dele em relação às pessoas de quem ele está falando. Esse distanciamento pode se dar pelas disparidade de ideias, por desrespeito ou por não gostar das pessoas que está citando.

Em 1:12, Faustão emite uma expressão de medo devido a elevação das sobrancelhas nas porções internas e externas, elevação das pálpebras superiores e estiramento horizontal dos lábios.


SUMÁRIO: No vídeo Faustão demonstra ansiedade, nervosismo, e erros em sua forma não-verbal de se comunicar denotando falta de assertividade.
Estão presentes as emoções de medo e desprezo. Esse último ocorre ao se referir ao atual Presidente.
Notamos discordância de sua forma de pensar com a forma de pensar do atual Presidente Bolsonaro e de seus eleitores.
A explicação dada por ele nesse vídeo não é a real explicação, havendo, portando, uma omissão ligada à desonestidade ("Qual é a real explicação?").
Faustão não se referiu diretamente ao Presidente Jair Bolsonaro, mas por divergir de suas ideias e pela descrença em que vê o novo governo, indiretamente ele pode ter feito uma crítica tanto ao atual Presidente quanto a seus eleitores

* Para entender mais a oratória do apresentador Faustão, no polêmico vídeo, clique AQUI. A análise foi feita pelo especialista em oratória Yang Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.