domingo, 27 de janeiro de 2019

Análise não-verbal: Fabio Schvartsman. Presidente da "Vale" fala sobre rompimento da barragem em Brumadinho. Minas Gerais

Uma tragédia lamentável ocorreu na cidade de Brumadinho em Minas Gerais.
Uma barragem da mineradora "Vale" se rompeu, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um mar de rejeitos, provocados por esse rompimento, destruiu casas, locais comerciais e área administrativa da empresa.
Dezenas de mortos, feridos e desabrigados foram confirmados. Centenas de funcionários da empresa, que estavam no local na hora da tragédia, ainda se encontram sem contato.
O prejuízo pessoal e ambiental são sem precedentes.
Após a tragédia, o presidente da empresa "Vale", Fabio Schvasrtsman, vem a público falar sobre o rompimento.
Será que sua linguagem corporal está congruente com a mensagem que deseja transmitir?

Vamos à análise

A partir de 0:02, Fabio Schvartsman diz: "É com imenso pesar que eu preciso confirmar o rompimento, nessa data...haaa... da barragem da mina Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais"
Ao dizer "é com imenso pesar" exista uma elevação unilateral de seu ombro esquerdo. Esse movimento chamado de "Shoulder Shrug" indica uma assimetria corporal. Teoricamente, esse gesto indica uma dissonância entre o que está sendo dito e o real sentimento/pensamento - sendo assim, um forte indicador de desonestidade. Alguns autores como Joe Navarro afirmam que esse gesto mostra uma falta de comprometimento, do indivíduo, com o que está falando.
Nesse mesmo momento ele fecha os olhos ("Eye Shielding") indicando um desejo de não visualização.
O presidente da "Vale" diz: "eu preciso confirmar". Essa frase nos indica uma obrigação e não um desejo. Há uma dificuldade do indivíduo de confirmar esse incidente
Podemos concluir, desse trecho, que Fabio não está comprometido emocionalmente com o que aconteceu, mas sabe que essa tragédia trará sério prejuízos para ele, não desejando, portanto, ver o resultado.

Ao final do trecho, em 0:13, Fabio Schvartsman realiza o gesto de pressionar os lábios. Indica tensão e nervosismo e um desejo de conter alguma emoção negativa que está experimentando. Os olhos fechados potencializam essa tensão.
Esse conjunto gestual também pode indicar vergonha, arrependimento e até culpa.

Em 0:15, podemos notar um aumento das piscadas em Fabio. De acordo com alguns autores como Alder Vrij, Bella DePaulo, dentre outros, esse aumento das piscadas indica uma intensa carga de ansiedade, devido a liberação de hormônios ligados aos estresse.

A partir de 0:16, o presidente Schvartsman diz: "Senhores, eu não tenho palavras para descrever o meu sofrimento, a minha enorme tristeza, o meu desaponto..."
Enquanto diz "... eu não tenho palavras para descrever..." podemos ver um movimento unilateral de seu ombro esquerdo. Mais uma vez estamos diante de um "Shoulder Shrug" indicando falta de comprometimento, e nesse caso, desonestidade. Ele sabe descrever o que aconteceu.
Ao dizer a palavra "sofrimento", em 0:20, podemos notar contração do músculo do corrugador (responsável pelo abaixamento das sobrancelhas) e a elevação da parte interna das sobrancelhas, formando rugas no centro da testa. De acordo com Charles Darwin, esse músculo - ligado à parte interna das sobrancelhas - é chamado de "Músculo do Pesar", e como o nome já diz, indica pesar, tristeza, dor física ou psicológica.
Durante a verbalização de: "a minha enorme tristeza" ele nega com a cabeça ao mesmo tempo que afirma verbalmente. Estamos diante de uma incongruência.
Ao dizer "desaponto", mais uma vez existe a contração unilateral do ombro esquerdo. Novamente indica falta de comprometimento.

Ao final desse trecho, em 0:24, ele realiza um gesto de projetar a língua para fora da boca, umedecendo os lábios. Esse gesto eh chamado de "Tongue Jut", indicando um alto nível de ansiedade. Para o especialista Joe Navarro, esse gesto também e´um forte indicador de auto-incriminação. Representa o inconsciente dizendo: "Eu fiz besteira", "Eu cometi um erro".
Podemos concluir desse trecho completo que, ele se sente culpado pelo que aconteceu, sabe o que pode ter acontecido e o sofrimento pelo que aconteceu é real, em certo nível.

A partir de 0:26, Fabio diz: "É algo... além, acima de qualquer coisa que eu pudesse imaginar..."
Ao tratar a tragédia como "algo" ele cria um distanciamento verbal. Durante esse momento ele realiza, novamente, um movimento assimétrico com o ombro esquerdo. Indicando falta de comprometimento e/ou desonestidade
Nesse trecho também podemos ver um aumento grande da frequência das piscadas. Existe uma altíssima carga de ansiedade nesse momento. por parte do presidente.
Ao dizer "... acima de qualquer coisa q eu pudesse imaginar", podemos notar que Fabio realiza movimentos rápidos de cabeça, de um lado para o outro. De acordo com o especialista Jack Brown, esse movimento é chamado de "Head Wiggle" e indica assertividade. Se esse gesto é acompanhado de um afastamento de cabeça para trás, como é o caso desse trecho, adicionamos incredulidade, descrença.
O presidente Schvartsman realmente não acreditava que isso fosse acontecer, nessa intensidade. Ele deseja fortemente se distanciar do fato e não se comprometer com o que aconteceu.

A partir de 0:32, ele diz: "Quero dizer da minha solidariedade..."
Podemos notar que ele desloca parcialmente o peso corporal para seu lado direito. Reparem que há um desequilíbrio corporal nesse momento. Forte indicador de desequilíbrio emocional

A partir de 0:35, Schvartsman diz: "A Vale inteira vai... fazer o que for possível e o impossível para ajudar às pessoas que foram atingidas..."
Nesse trecho ele nega com a cabeça quase durante todo o momento. Há uma incongruência entre o verbal e o não-verbal

Em 1:06 acontece um momento muito interessante. O presidente Schvartsman ao dizer que a Vale fez um esforço pra deixar as barragens nas melhores condições possíveis, ele realiza uma contração no ombro esquerdo. Novamente há uma assimetria corporal. Nesse caso estamos diante de uma desonestidade. Existe uma dissonância entre o que o presidente está falando e o que está pensando/sentindo.

A partir de 1:11, Fabio Schvartsman diz: "É uma lista infindável de ações que foram tomadas, do ponto de vista de garantir a estabilidade e a segurança dessas barragens..."
Ao se referir as ações tomadas para garantir a estabilidade e a segurança, mais uma vez vemos uma contração do ombro esquerdo. Novamente há dissonância, e portanto, uma alta probabilidade de desonestidade em relação a essas medidas

Em 1:25, Fabio Schvartsman diz: "... isso é indesculpável, mas mesmo assim eu peço desculpas a todos os atingidos, a toda a sociedade brasileira..."
Nesse trecho estamos diante de uma falta de lógica - É indesculpável e mesmo assim ele pede desculpas.
Há o uso da preposição "mas" de acordo com a análise do discurso, quando estamos diante do "mas" temos que dividir a frase em dois momentos - antes e depois. Tudo que for verbalizado antes do "mas" tem uma menor importância para o discurso. Em outras palavras, o foco desse discurso é o pedido de desculpas; dizer que é "indesculpável" não tem importância nenhuma, sendo usada apenas para convencimento
Segundo o especialista, Alexandre Monteiro, o "mas" serve para credibilizar uma mentira, sustentando-a.

A partir de 1:35, Fabio Schvartsman diz: "... nós não mediremos esforços para enfrentar essa questão da forma como ela tem que ser enfrentada"
Ao dizer "não mediremos esforços", o presidente da Vale começa negando com a cabeça, ao mesmo tempo que nega verbalmente; ao final dessa frase, porém, ele realiza uma afirmação com a cabeça. Em uma frase negativa, quando negamos e depois afirmamos, estamos diante de um gesto manipulativo, aonde o primeiro movimento de cabeça (negação) - congruente com o verbal - é feito de forma consciente; e o segundo movimento (afirmação) - incongruente - é feito de forma inconsciente.
Há desonestidade nesse momento.

Em 1:43, Fabio Schvartsman termina o vídeo olhando para baixo. Demonstra falta de convicção e assertividade, bem como submissão e até vergonha.


SUMÁRIO: O presidente da Vale Fabio Schvartsman indica nervosismo e tensão ao falar da tragédia.
Há também uma falta de comprometimento emocional com o que aconteceu. Existe um forte indício de toda a sua preocupação ser referente ao resultado que essa tragédia trará para si mesmo e para a Vale
Ele se sente culpado em alguns momentos e sabe que as medidas de segurança não foram tomadas, como deveriam.
Apesar de tudo, ele não imaginou que isso pudesse acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.