sábado, 16 de março de 2019

Análise não-verbal: Assassino de Suzano. Foto

Na manhã de quarta feira, dia 13 de março, Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro atacaram a escola estadual Raul Brasil em Suzano - São Paulo.
Guilherme entrou na escola e matou sete alunos, dos quais, cinco eram alunos e duas eram funcionárias. Luiz Henrique entrou logo depois e atacou as pessoas já caídas.
Logo em seguida ao ataque, Guilherme matou seu comparsa e suicidou-se. De acordo com informações da polícia, havia entre eles um pacto, no qual haveria o crime e depois eles se matariam.

Nesse artigo nos analisaremos uma foto de Guilherme Taucci Monteiro. Que informações podemos tirar analisando sua linguagem corporal?

Primeiramente, é fundamental dizer que devemos ter muito cuidado ao analisar fotos.
As análises do comportamento não-verbal são realizadas através de uma observação prévia da linha de base do analisado. A linha de base se refere ao comportamento usual do indivíduo, em circunstâncias comuns. Ou seja, esse termo se baseia em como o agente se comporta em uma situação neutra - ausente qualquer fator de tensão, nervosismo. Qualquer mudança em sua linha de base, sugere que algo importante está acontecendo com o sujeito. É aí que devemos averiguar mais esse ponto gerador da alteração na linha de base.
Antes de analisarmos quaisquer fotos, devemos estudar o sujeito através de outras fotos ou vídeos para que possamos detectar sua linha de base, e a partir daí termos uma maior assertividade na conclusão
Para escrever esse artigo, outras fotos foram observadas, no intuito de delimitar a linha de base de Guilherme.

Sua mão esquerda realiza um gesto chamado "Handgun Illustrator". Esse gesto metaforicamente representa uma arma. De uma forma geral, ele indica um alto índice de agressividade.
Existem dois detalhes importantes nessa foto.
O primeiro é o dedo usado para simular o cano da arma. O dedo do meio potencializa a agressividade do gesto. Em praticamente todas as culturas, o dedo médio é tido como profano, ofensivo.
O segundo detalhe importante é o fato de Guilherme realizar esse gesto apontando para sua própria cabeça - o que pode indicar que o ato agressivo e violento pode, também, ser realizado contra si mesmo.
O gesto configurado com o dedo médio é um preditivo de potencial violência.


Em sua face observamos a contração da parte interna das sobrancelhas, contração no corrugador (músculo responsável pelo abaixamento das sobrancelhas), e uma forte tensão em suas pálpebras inferiores (formando "bolsas" logo abaixo dos olhos)
Essas ações musculares indicam a emoção de tristeza.
Não é possível afirmar com plena certeza o fato gerador dessa emoção.

Seus lábios encontram-se projetados, de forma muito sutil, para frente. Essa ação é conhecida como "Lip Purse". Segundo especialistas como Jack Brown, o "Lip Purse" é um forte indicador de que o agente se sente superior e que tem um plano ou uma ideia que deseja colocar em prática, acreditando que conseguirá ter sucesso em sua execução. Esse seu planejamento, geralmente é mantido em segredo, total ou parcialmente, até que seja executado.






SUMÁRIO: Guilherme Taucci, nessa foto, está experimentando a emoção de tristeza
Podemos afirmar que há sinais de agressividade, podendo estar ligada às suas ações. De qualquer forma, ele acredita que terá sucesso na execução de seu plano e se sente superior.


*Meus sentimentos à família e amigos das vítimas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.