sexta-feira, 14 de junho de 2019

Análise não-verbal: Ministro Sérgio Moro fala sobre vazamento das mensagens. Deflexão?

Recentemente, o site The Intercept Brasil divulgou, através de uma fonte anônima, trechos de uma série de diálogos pertencentes a uma conversa privada entre o Ministro da Justiça Sérgio Moro e o Procurador Deltan Dallagnol. Nesses diálogos Sérgio Moro orienta ações do Ministério Público Federal, no âmbito da Operação Lava-Jato, quebrando o Princípio da Imparcialidade que, tecnicamente deve permear a Justiça.
A divulgação dessas conversas reforça que há uma atuação conjunta entre eles.
O Ministro Sérgio Moro realizou um pronunciamento em Manaus sobre o massacre em presídios no Amazonas.
Nessa coletiva ele também falou sobre a divulgação desses diálogos. A análise se focará nesse tema em específico. O que será que sua linguagem corporal tem a nos dizer?

"Este presente artigo não tem como objetivo manter ou defender uma posição política. A análise é feita, exclusivamente, com base em ciências comportamentais e tem a única finalidade de instruir."

Vamos à análise

Em 1:59, o Ministro diz: "Olha; eu, na verdade, já me manifestei ontem. Eu não vi nada demais ali nas... nas mensagens..."
Ao dizer "Olha", ele fecha os olhos por mais tempo que uma piscada. Esse movimento é chamado de "Eye Shielding" e indica não visualização do que está falando. Quando estamos diante de um tema sobre o qual não gostamos, não acreditamos ou não respeitamos, tendemos a fazer esse gesto como uma intenção de afastá-lo.

Ainda referente ao mesmo trecho, quando fala "Eu não vi nada demais ali nas..." podemos notar uma elevação nas pálpebras superiores e estiramento horizontal dos lábios, mostrando uma expressão de medo.
Juntamente, podemos ver uma distribuição maior do peso corporal à direita do Ministro. Isso indica desestabilidade emocional.
Durante a gagueira no "nas... nas mensagens", notamos uma inspirada com profunda, que indica um alto grau de ansiedade.

Em 2:12, Sergio Moro diz: "... pra mim isso é um fato bastante grave".
Aqui vemos um aumento das piscadas juntamente com o gesto de fechar os olhos ("Eye Shielding" - não visualização)
O aumento das piscadas indica a presença de altos níveis de ansiedade. O fechar dos olhos potencializa ainda mais a ansiedade experimentada.

A partir de 2:17, Moro diz: "... e quanto ao conteúdo, no que diz respeito a minha pessoa, eu vi ali, não vi nada demais"
Aqui vemos pontos interessantes
No momento em que fala: "eu vi ali, não vi nada demais" temos uma queda no volume da voz. De acordo com estudos de Paralinguagem, quando tem a queda no volume, não queremos que a mensagem seja ouvida; temos o desejo que o que estamos falando passe desapercebido.
Ainda nesse momento, vemos a elevação bilateral dos ombros (foto acima). Esse movimento foi descrito, primeiramente, por Charles Darwin, e indica desconhecimento ou dúvida.
Inserindo o gesto no contexto, há congruência entre a elevação dos ombros e o que foi dito por Moro. A frase "eu não vi nada demais" pode estar de acordo com o sentido de desconhecimento trazido pelo significado do gesto. Moro pode estar querendo transmitir a mensagem "eu não sei o que tem demais ali", nesse caso o sentido de desconhecimento é atendido, deixando o gesto congruente. Segundo Paul Ekman, esse gesto ainda pode imprimir um outro significado. Pode indicar como se o corpo quisesse dizer: "O que importa?"
Podemos concluir que há indícios de que Moro realmente não vê nada demais nos conteúdos, mas talvez ele não queira entrar em mais detalhes sobre os seus motivos para isso. Aqui ele demonstra sua forma de pensamento.

Em 2:34 ao falar que nas mensagens não tem nenhuma orientação. O Ministro fecha os olhos, indicando desejo de não-visualização do que está falando

A partir de 2:36, O Ministro diz: "Eu nem posso dizer que são autênticas; porque, veja, são coisas que aconteceram, se aconteceram, há anos atrás. Eu não tenho mais essas... essas mensagens. Eu não guardo essas... não tenho registro disso. Agora, ali não tem orientação nenhuma"
De acordo com Statement Analysis, esses discurso está fora de lógica. Reparem que em um momento ele diz que não pode dizer que são autênticas, logo depois ele assume que essas mensagens aconteceram ("São coisas que aconteceram há anos atrás"), em seguida ele confirma a existência das mensagens ao dizer que não as tem mais. Por último ele reforça a presença dessas mensagens quando ele diz que não tem orientação nenhuma
No âmbito da Paralinguagem, existe gagueira ("essas... essas mensagens") e frase incompleta ("Eu não guardo essas... não tenho registro disso"); esse último acontece quando ele muda de uma frase para outra sem completar a anterior.
Ao dizer "ali não tem orientação nenhuma", reparem que sua voz fica mais acelerada e seu volume fica menor. Indicativos de desejo de transmitir rapidamente a mensagem.
Não-verbalmente, também vemos sinais importantes. Ao dizer: "Eu nem posso dizer se são autênticas", vemos uma elevação bilateral dos ombros. Esse gesto, como já dito anteriormente, indica desconhecimento, incerteza. Teoricamente, esse gesto pode ser congruente com o contexto, isso porque, ao verbalizar que não pode dizer se são autênticas, seu corpo pode estar querendo transmitir a mensagem de desconhecimento em relação a essas mensagens, o que seria congruente, porém, se repararmo no tempo, o gesto é feito fora de sincronia com a fala. De acordo com a doutrina de comunicação não-verbal, o gesto deve ser realizado antes da verbalização ou durante, nunca depois; e aqui, Moro faz o gesto depois de expressar sua incerteza, o que torna o gesto incongruente.
Vemos juntamente uma expressão de medo pela elevação das pálpebras superiores e estiramento horizontal dos lábios.

Ainda referente ao trecho acima, ao falar que não guarda essas mensagens, novamente, ele eleva bilateralmente os ombros, indicando incerteza do que está falando.

A partir de 3:01, Moro diz: "Vejaaa, Juízes conversam com Procuradores, Juízes conversam com advogados, Juízes conversam com policiais. Isso é algo normal"
Moro começa com um agregador ("Veja") mais prolongamento verbal (quando prolonga a palavra "veja"). Esses pontos indicam que o Ministro deseja ganhar tempo para pensar em sua resposta.
Ao dizer que é normal, ele nega com a cabeça, constituindo uma incongruência entre o verbal e o não-verbal.

Em 3:21, o Ministro realiza uma inspirada funda, que é um forte indicativo de ansiedade. Ele puxa o ar para lidar com esse estado emocional

A partir de 3:24, nós podemos ouvir a pergunta do jornalista: "O senhor fez alguma sugestão, para trocar de fase, na Lava-Jato, ou não?"
O Ministro responde (3:29): "Olha, ééé... se... se houve alguma coisa nesse sentido, é... são Operações que já haviam sido autorizadas, né?. Aí é uma questão de logística, inclusive. Ás vezes, discuti-se isso com a polícia de como fazer, de como não fazer, isso é absolutamente normal"
Ao começar a responder, o Ministro aumenta seu número de piscadas, o que é um forte indicativo de ansiedade e nervosismo ao responder a essa pergunta. Esse nervosismo também pode ser notado a partir de quando ele fala que é uma questão de logística; reparem que a mão que está segurando o microfone começa a tremer.
Ao dizer que "é absolutamente normal", existe uma sutil elevação unilateral com o ombro esquerdo ("Shoulder Shrug"), indicando falta de confiança em suas palavras.
Novamente vemos medo em sua face, devido a elevação das pálpebras superiores e o estiramento horizontal dos lábios.
Do ponto de vista verbal, essa resposta constitui a chamada Deflexão que é um recurso verbal aonde o a gente não responde diretamente o que foi perguntado. Ele responde a pergunta de uma forma indireta no intuito de desviar a ate não do interlocutor e evitar se questionado. Reparem que aqui bastava Sergio Moro responder se fez ou não alguma sugestão, mas ao invés disso ele não responde diretamente, dando apenas uma resposta genérica.


SUMÁRIO: O Ministro Sergio Moro apresenta a emoção predominante de medo e momentos de ansiedade ao responder às perguntas a cerca do vazamento das mensagens.
Ele apresenta incongruências ao falar do tema.
No âmbito verbal, notamos falta de respostas diretas, constituindo Deflexão e falta de lógica, em alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.