sábado, 15 de fevereiro de 2020

Análise não-verbal: Comportamento do ator Shia LaBeouf. Oscar 2020. Impaciência?

Recentemente aconteceu mais uma edição da entrega do Oscar, em Los Angeles. Dentre vários momentos marcantes que permearam esse evento, um deles chamou muito a atenção do público.
Os atores Shia LaBeouf e Zack Gottsagen, que trabalharam junto nos filme "peanut butter falcon", foram escolhidos para apresentar a categoria de melhor filme curta-metragem.
Durante a apresentação dos concorrentes para essa categoria, segundo alguns espectadores, pela internet, o ator Shia LaBeouf teria se mostrado impaciente e desrespeitoso com o ator com Síndrome de Down, Zack Gottsagen. Por tal motivo, Shia foi duramente criticado nas redes sociais.
Será que realmente o ator Shia LaBeouf teve um comportamento negativo em relação ao seu companheiro de palco? O que sua Linguagem Corporal pode nos dizer?

Vamos à análise:

Logo os primeiros segundos do vídeo já chamam atenção. Reparem que o ator Shia LaBeouf aponta para alguém e logo em seguida realiza um gesto, considerado pelo antropólogo Desmond Morris como emblemático (seu significado é reconhecido diretamente por uma ou mais culturas) chamado de "Palm Punch", que consiste em socar com uma mão a palma da outra mão. De acordo com o antropólogo, esse gesto pode indicar um estado de controle de emoção negativa, como a raiva.
Não podemos confirmar para quem ele fez esse gesto e sua intenção em fazê-lo

A partir de 0:17, enquanto o ator Zack Gottsagen começa a dar sua fala, Shia LaBeouf se aproxima para tentar ajudá-lo em seu texto ou para dar a sua fala.
Enquanto Zack está falando com certa dificuldade, Shia realiza uma microexpressão de nojo devido a acentuação da prega naso-labial. Essa ação muscular pode ser facilmente confundida com a ação do zigomático maior, responsável pela emoção de felicidade, porém quando acontece essa acentuação da prega naso-labial, conseguimos ver uma contração maior na área popularmente conhecida como "bigode chinês" que se expande. Quando a ação é no zigomático maior, as extremidades dos lábios é que se estiram para cima (assista o trecho acima em câmera lenta para observar o movimento)
Não podemos confirmar qual é o fato gerador dessa emoção. Segundo Paul Ekman, o nojo pode acontecer não somente diante de algo nojento como vômito, por exemplo. Essa emoção também pode estar ligada a algum comportamento.

Em 0:27, quando o ator Zack termina sua fala, Shia LaBeouf sorri.
Podemos observar que em seu sorriso existem as duas ações musculares presentes na emoção de felicidade: o zigomático maior (estiramento dos lábios para cima) e os orbiculares dos olhos (responsável pela formação dos "pés de galinha"), porém existe uma outra ação muscular que não deve estar presente para caracterizar uma felicidade genuína - a abertura da boca. De acordo com a doutrina de Comunicação Não-Verbal, em uma emoção de felicidade genuína, a ação muscular responsável pela abertura da boca não pode estar presente, sob pena de transformar em um sorriso falso, social.
Reparem que a boca de Shia se separa durante o sorriso. Portanto, sorriso social.

Em 1:01, Shia realiza toque no braço de Zack para avisar o que ele deve fazer.

Em seguida, em 1:03, Shia exibe uma expressão de medo, devido ao estiramento horizontal dos lábios.
Não podemos afirmar com toda a certeza o fato gerador desse medo, mas existe uma alta probabilidade de ser medo de que algo não saia como deve e/ou que Zack seja mais rápido e não erre.

Ainda durante esse trecho, logo após de emitir medo, o ator Shia realiza um gesto de passar a língua nos lábios. Segundo Joe Navarro, esse gesto indica que o agente está experimentando ansiedade. De uma forma mais específica esse gesto pode indicar mensagens como "eu fui pego", por exemplo.
A emissão desse gesto pelo ator pode demonstrar ansiedade para que tudo aconteça como ensaiado ou ele percebeu que foi pego tocando no braço de Zack para mostrar o que devia ser feito.
Juntamente com esse gesto podemos perceber que seus lábios estão sutilmente enrolados para dentro da boca. Esse gesto indica retenção emocional ou racional.

Em 1:04, Shia morde o lábios superior. Indicando tensão e nervosismo. Pode ser visto também como um gesto de auto-contenção. Shia está experimentando algum estímulo negativo e deseja/precisa se conter
Juntamente ele realiza uma postura beta/submissão - a "postura de castração". Essa postura acontece quando o agente coloca suas mãos à frente de suas genitais. Indica desconforto, baixa confiança, defensividade.

Em 1:14, enquanto Zack realiza uma pausa antes de começar a falar, vemos sinais muito interessantes em Shia.
LaBeouf, fecha os olhos, eleva as sobrancelhas e projeta seu corpo para frente. Esse conjunto gestual pode denotar, segundo o especialista Jack Brown, impaciência, comportamento desdenhoso.
Fechar os olhos indica  desejo de não-visualizar o que está à frente, o que está acontecendo; Elevar as sobrancelhas enquanto os olhos estão fechados constitui um movimento não-natural, pois seus direcionamentos são diferentes (as sobrancelhas se direcionam para cima e os olhos, ao se fecharem, se direcionam para baixo). Esse conjugação de movimentos pode indicar desonestidade pela sua falta de naturalidade, porém, contextualmente falando, através de observações, alguns especialistas em linguagem corporal, perceberam que quando estamos impacientes, tendemos também, a fazer esse movimento. A elevação das sobrancelhas funcionam como uma abertura, uma permissão inconsciente, um "estar preparado" para que determinada coisa esperada, possa acontecer; e os olhos fechados e uma não-visualização da demora para que tal coisa aconteça.
A projeção do seu corpo para frente acontece devido a expectativa

Logo em seguida, em 1:15, Shia se afasta e exibe uma expressão de medo, devido ao estiramento horizontal dos lábios.
Não podemos afirmar com completa certeza o motivo pelo qual Shia LaBeouf exibiu essa expressão de medo, só sabemos que ele está sentindo essa emoção

Em 1:16, Shia fecha os olhos, expira o ar de forma audível. Seguida por uma risada conjungado com afastamento corporal
Expirar o ar de forma audível indica que o agente está em um momento de ansiedade; o gesto de fechar os olhos funciona, nesse caso, como um potencializador da ansiedade.
A risada, segundo Allan Pease, pode funcionar como uma "válvula de escape" para a emoção negativa. Segundo ele, sorrimos em um momento de tensão e nervosismo. Nesse caso, há uma intenção de liberar tal carga negativa pelo sorriso. O afastamento indica intenção de não-envolvimento.

Em 1:17, Shia realiza o gesto de morder o lábio inferior. Esse gesto indica desejo de supressão emocional.
Ele não pode falar e/ou agir de determina forma, então ele se suprimi. Uma das formas que o corpo tem de fazer isso, é morder o lábio inferior de forma consciente ou não.

Em 1:18, Shia aumenta ainda mais o distanciamento, inclinando a cabeça e o torso para uma direção oposta.
Aqui, além da intenção de não se envolver com algo que tenha acontecido e desagradado ele, existe também uma quebra de empatia e conexão com o outro ator ou até mesmo com a situação.
Nesse momento podemos confirmar que Shia realmente quer se distanciar desse contexto
Continuamos notando que o ator ainda se encontra na "posição de castração", que indica insegurança, submissão, desconforto emocional.
Esse distanciamento é realizado com os olhos fechados e projetando um sorriso social. Os olhos fechados funcionam como potencializadores do distanciamento e o sorriso, como já falamos, indica nervosismo e tensão

Em 1:22 acontece algo muito intrigante. Enquanto o ator Zack Gottsagen está falando a famosa frase: "The Oscar goes to... (O Oscar vai para...)", o ator Shia La Beouf fecha os olhos e exibe uma expressão de nojo, devido a elevação do lábio superior.
O nojo acontece quando reagimos negativamente diante de algo. Paul Ekman descreve a emoção de nojo como "... um sentimento de aversão..." por alguma coisa repulsiva que nos desperta grande repugnância. Podem não ser só gostos, cheiros ou toque, que promovem essa emoção; as ações também podem indicar o nojo.
Os olhos fechados, nesse sentido, funcionam como um potencializador emocional.
Não podemos confirmar o fato gerador do nojo, mas podemos confirmar que ele está presente.


SUMÁRIO: O ator Shia LaBeouf, durante a entrega da estatueta do Oscar para uma determinada categoria, enquanto estava na presença do ator Zack Gottsagen exibe emoção de medo e nojo em alguns momentos.
Apresenta também, indícios não-verbais que podem indicar impaciência, enquanto Zack demora em iniciar sua fala.
Enquanto Zack demora para falar, vemos, além do nojo, sinais de ansiedade, insegurança, desconforto.
Lembrando que nem sempre é possível identificar o fato gerador emocional, o que podemos confirmar é que o agente está experimentando tais emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.