terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Análise não-verbal: Bianca Andrade ("Boca Rosa") pede desculpas ao seu namorado. BBB20. O que ela sentiu?

Recentemente a digital influencer, Bianca Andrade, mais conhecida na internet como "Boca Rosa", uma das participantes do BBB20 gravou um vídeo de dentro da casa do Big Brother aonde pede desculpas ao seu namorado.
Esse pedido de desculpas foi consequência de um fato que aconteceu em uma das festas do reality, aonde Bianca Andrade teria flertado com um dos participantes.
O que sua linguagem corporal nos diz sobre esse pedido de desculpas?

Vamos a análise:

Logo no começo do vídeo em 0:02, Bianca realiza um gesto pacificador de coçar a orelha. Esse gesto acontece quando o a gente está experimentando um momento de ansiedade, tensão.
Ele é realizado para acalmar e tranquilizar diante dessas situações.

Ainda em 0:04 Bianca diz: "Hoje eu queria fazer esse vídeo dedicado a uma pessoa que é muito especial pra mim e que eu devo muitas desculpas..."
Bianca direciona seu olhar para baixo e direita. De acordo com a PNL esse quadrante indica que a empresária está acessando área do cérebro ligada às emoções - a área cinestésica.
Esse quadrante é muito acessado em contexto de vergonha.
Note que, nesse primeiro momento, ela não diz se tratar do namorado dela, e nem diz o seu nome. Aqui temos um sinal verbal de afastamento.
Esse afastamento, nesse contexto, pode acontecer pela tentativa de omitir alguma informação ou pela vergonha. Quando sentimos vergonha por alguma atitude, tendemos a não querer encarar o outro, sendo, portanto um afastamento. Esse afastamento também pode aparecer no âmbito de comunicação verbal, como no caso

Em 0:14 ao falar da festa, Bianca tensiona as extremidades da boca, pressiona os lábios e fecha os olhos.
Esse conjunto gestual indica vergonha e arrependimento pelas atitudes (a pressão e a tensão nas extremidades são responsáveis pelo arrependimento e o olhar fechado, que indica desejo de não visualização, é responsável pela vergonha)

Em 0:18 podemos notar que Bianca Andrade direciona seu olhar para cima e esquerda. De acordo com a PNL o movimento ocular nesse quadrante indica lembrança/acesso à memória. Esse movimento acontece quando ela fala da festa, então provavelmente aqui ela está lembrando de momentos que aconteceram durante essa festa

Em 0:21, Bianca diz: "Fiz um monte de coisa que... não condiz comigo"
Aqui notamos uma pausa desnecessária. Essa pausa é um recurso usado para o cérebro pensar o que vai dizer. É um forte sinal de omissão e/ou incerteza sobre o que vai dizer.
Durante essa pausa, a empresária emite o seguinte conjunto gestual: nega com a cabeça (negação), fecha os olhos (desejo de não visualização), aperta os lábios contraindo as extremidades da boca (arrependimento) e eleva os ombros (desconhecimento).
Aqui Bianca se sente arrependida e com vergonha pelo que fez e não sabe conceituar seu comportamento

A partir de 0:37, Ela diz: "As coisas que eu fiz em relação ao Guilherme e a Mari na festa... são coisas que não tão no meu coração hoje"
No começo ela fecha os olhos e mantêm fechados por mais tempo que uma piscada. Esse gesto é chamado de "Eye Shielding" e indica desejo de não visualização em relação a alguma atitude.
Existe uma pausa desnecessária, que seria um recurso para pensar no que vai dizer em seguida.

Ainda nesse trecho, durante a pausa (0:40), podemos ver grande tensão em sua face.
A parte interna das suas sobrancelhas se elevam formando rugas horizontais no centro, existe pressão nos lábios e nas extremidades da boca e enrugamento do queixo. Esse conjunto gestual é muito interessante.
Além de existirem elementos de pesar e arrependimento (sobrancelhas e extremidades da boca) existe também um elemento racionalizador. De acordo com o especialista Jack Brown, essa expressão facial, devido a sua intensidade, tem a intenção de gerar empatia e conexão com o público. Bianca quer que o público acredite nela. Ainda segundo Jack Brown, essa expressão é vista quando expomos uma de nossas fraquezas, o próprio autor cita o terno "tendão de Aquiles".
Como essa expressão é feita durante sua pausa, não sabemos exatamente o que ela iria falar, mas podemos confirmar de que essa expressão se refere às coisas que ela fez na festa, especificamente com Guilherme e Mari.
Não conseguimos ter certeza o real motivo dessa expressão, mas uma das hipóteses, é que ela PODE se referir a uma possível dicotomia que ela possa ter entre seu lado emocional (desejo de se relacionar com o participante), mas seu lado racional a impede de alguma forma (sabe que tem um namorado firme).

Bianca realiza um gesto mecânico (ou fora de sincronia) o dizer : "... são coisas que não estão no meu coração hoje". 
De acordo com a doutrina de Comunicação Não-Verbal, os movimentos e gestos devem ter sincronia com a fala. Eles devem ser realizados durante ou antes da verbalização, mas nunca depois. Os gestos posteriores, referentes ao que se fala, são considerados mecânicos e portanto racionais, logo, podem ter elementos manipulativos.
Trazendo para o caso concreto: Bianca diz de coisas que não estão em seu coração, e só depois de falar isso ela aponta para o coração. O gesto ilustrador de apontar para o coração deveria ter sido feito antes dela verbalizar a palavra "coração" (o pensamento acontece antes da ação); ou durante; mas não depois. Houve uma violação à sincronicidade gestual, logo, pode haver elemento manipulativo.
Além disso, ao ilustrar apontando para o coração, ela o faz com a ponta dos dedos. De acordo com Jack Brown e outros especialistas na comunicação não-verbal, quando nos referimos a nós mesmos e temos a intenção de transmitir um discurso emocional, devemos espalmar as mãos no peito - dando tal intenção emocional. Fazer essa referência apenas com a ponta dos dedos, como Bianca, denota uma intenção racional.

Em 0:46, Bianca diz: "E realmente foi coisas de bebida"
Aqui ela demonstra inconsistência em seu argumento
Em um primeiro momento, mais no começo do vídeo, em 0:16 ela diz que passou dos limites em relação a bebida (ela culpa a bebida);
Um pouco mais a frente em 0:25, ela diz que não quer por culpa na bebida (exclui essa culpabilidade);
Mais a frente em 0:47, ela diz que realmente foi coisas de bebida.
Essa inconsistência demonstra dúvidas e tentativa de convencimento.

Em 0:52, enquanto diz que queria mandar esse vídeo para seu namorado, e antes de pedir desculpas a ele, Bianca realiza um gesto, de forma extremamente sutil, de passar a língua nos lábios chamado de "Tongue Jut". Esse gesto indica ansiedade. Segundo Joe Navarro, é um elemento de auto incriminação. Ou seja, a pessoa sabe que errou e fez besteira; que o que fez não foi bom.

Ainda em 0:52, Bianca segue dizendo: "Amor, me desculpa..."
Ela pede desculpas de olhos fechados. O "Eye Shielding" indica desejo de não visualização. Normalmente, em um pedido de desculpas, o agente tende a olhar nos olhos, porém contextualmente, não podemos deixar de lado que pode ter o elemento de vergonha presente.
Se o ato de se desculpar vier junto com algum elemento de vergonha e arrependimento, o agente pode realizar esse pedido de olhos fechados.


SUMÁRIO: Bianca Andrade exibe sentimentos de vergonha e arrependimento pelo que fez.
Em alguns momentos ela não sabe descrever ou conceituar o que tenha feito.
Ao se referir, especificamente a Guilherme e Mari, ela apresente alguns elementos que indicam um desejo de criar empatia com o público. Essa expressão também pode estar ligada a exposição de uma possível fraqueza (Jack Brown). Algum fato ligado a esses dois indivíduos mexe com ela de alguma forma.
Ela reconhece que teve culpa em relação ao que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.