terça-feira, 24 de março de 2020

Análise não-verbal: Ciro Gomes falando sobre sua preocupação com o Corona Vírus. Seu choro foi real?

Recentemente o político Ciro Gomes participou de uma live, no qual ele falava de alguns assuntos, respondia algumas perguntas.
Em um determinado momento dessa live, Ciro Gomes, supostamente, se emociona ao comentar que a epidemia do corona vírus está atingindo pessoas que se localizam nas áreas mais humildes do país.
Será que Ciro Gomes realmente se emocionou? Que informações sua linguagem corporal pode nos transmitir?

Vamos à análise:

A partir de 0:06, Ciro Gomes diz: "Agora esse vírus vai começar a subir o morro"
Nesse momento ele exibe uma expressão de felicidade, devido a elevação dos cantos da boca e levantamento das bochechas
Constitui incongruência a emissão de felicidade ao falar de um assunto tão negativo.

A partir de 0:11, podemos ver um aumento na frequência das piscadas de Ciro Gomes.
Percebam que ele começa a piscar muito mais do que a sua linha de base.
De acordo Bella DePaulo, o aumento das piscadas está ligado a ansiedade e nervosismo, devido a liberação de hormônios ligados a esses estados.

A partir de 0:13, Ciro Gomes começa, supostamente, a se sentir triste e a chorar.
Antes de observarmos os sinais que indicam se esse choro é real ou não, é importante esclarecer como uma emoção acontece na face, bem como sua duração.
Diante de um gatilho, o corpo começa a reagir a ele de forma gradativa. Uma emoção (e suas reações fisiológicas) entram em uma crescente (sua intensidade vai aumentando gradativamente). Em determinado momento, ela alcança o ápice; seguida de uma decrescente (a emoção e suas reações fisiológicas, vão decaindo, sumindo). Uma emoção genuína vai sempre respeitar essa estrutura.
Quando uma emoção (e suas reações fisiológicas) começa bruscamente já em uma intensidade alta, dizemos que a intensidade de arranque é alta, fazendo com que aquela emoção, bem como sua reação fisiológica sejam consideradas falsas.
Em relação a sua duração, Paul Ekman, considera uma emoção verdadeira aquela que dura, no máximo 5 segundos, com um ápice de 1 segundo.
Nesse trecho destacado, percebemos que o choro de Ciro Gomes começa bruscamente, ou seja, sua intensidade de arranque é muito alta, não respeitando a crescente da formação emocional.

Imagem cedida por Diego Silva do ILC (Instituto de Linguagem Corporal)
As ações musculares da face envolvidas na tristeza são: contração do corrugador (músculo situado entre as sobrancelhas), elevação da parte interna das sobrancelhas, queda dos cantos da boca e elevação do queixo (foto acima). sendo a elevação da parte interna das sobrancelhas a ação mais confiável para a legitimidade da emoção de tristeza.
Durante seu período de choro, não observamos essa prototipagem na face de Ciro Gomes.

Além dessas ausências, existem mais dois sinais que podem confirmar que a tristeza, e o consequente choro de Ciro, é falso:

O primeiro deles é a presença da elevação da parte externa das sobrancelhas - ação muscular ausente durante a tristeza e o choro (por exemplo, em 0:19 - foto acima)
O segundo é o aumento das piscadas. Durante o choro intenso, que Ciro Gomes está tentando passar, os movimentos ficam mais lentos, sem energia. O aumento das piscadas é incongruente com tal reação fisiológica do choro (por exemplo em, 0:23)

Em 0:20 podemos notar que sua gesticulação também está acelerada. Seguindo o mesmo raciocínio citado acima, durante o período de choro/tristeza profunda genuína, os gestos devem ficar mais letárgicos, lentos.

Em 0:45 - 0:46, Ciro diz: "Perdão pela emoção"
Nesse momento ele eleva somente a sobrancelha direita. Esse movimento assimétrico é chamado de "Skeptical Eyebrow" e indica dúvida, ceticismo, descrença no que está falando.
Eles está sendo desonesto em relação ao desejo de pedir perdão ou sabe que sua emoção não foi real.
Os olhos fechados conjugados com esse movimento assimétrico da sobrancelha constituem um desejo de não querer ver o que está falando, por saber que constitui dúvida

Em 0:56, após dizer: "Põe a mão na cabeça meu irmão, põe a mão na cabeça minha irmã", Ciro Gomes realiza um gesto pouco falado na Linguagem Corporal chamado por Jack Brown de "Jaw Confessional", que consiste em movimentar a mandíbula para um dos lados.
Ainda segundo o autor, quando um agente realiza esse movimento, algum nível de constrangimento está presente. Logo depois desse gesto, geralmente, o agente verbaliza uma confissão ou um pedido de desculpas, porém caso as próximas palavras não estejam enquadradas em um desses contextos (confissão ou pedido de desculpas), existe um constrangimento de algo que o agente deseja manter segredo, para assim enganar os espectadores
Os olhos fechados potencializam o sentimento de constrangimento e/ou o desejo de manter em segredo alguma informação
Analisando o contexto, o constrangimento pode estar ligado a algo que ele tenha falado, ou ao comportamento que teve durante essa live, de chorar.


SUMÁRIO: Ciro Gomes não apresenta ações musculares ligadas à emoção de tristeza genuína. O consequente choro também é manipulado. O gesto assimétrico exibido no momento em que ele pede perdão por chorar pode confirmar a falsidade da emoção.
Curiosamente, Ciro Gomes demonstra felicidade ao falar que o corona vírus vai "subir o morro", ou seja, vai atingir pessoas de comunidades mais humildes.
O político apresenta sinais de ansiedade e nervosismo antes do suposto choro.
No final do vídeo, após ele ter tentado demonstrar tristeza e ter feito com que acreditassem que seu choro era verdadeiro, ele exibe sinais de constrangimento por seu comportamento. Ciro deseja manter o fato gerador desse constrangimento em segredo, se utilizando dele para enganar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.