domingo, 26 de julho de 2020

[Análise de Declaração]: O retorno de Gabriela Pugliesi. Qual a sua verdadeira intenção?. Técnica "Breakdown"

Após uma grande polêmica envolvendo a Digital Influencer Gabriela Pugliesi, na qual ela aparece desrespeitando o isolamento social em tempos de pandemia, a influencer veio à público pedir desculpas pelo seu comportamento [veja a análise clicando AQUI], que custou a ela, perda de trabalhos, patrocínios e milhares de críticas .
Recentemente, após ter sumido das redes sociais, e da vida pública, Gabriela retorna por meio de um vídeo no qual ela fala novamente da polêmica e explica mudanças internas no que tange a ter se tornado uma pessoa melhor, mais evoluída.
Apesar de, eventualmente, também falarmos de sua linguagem corporal, nesse vídeo vamos focar mais na análise de sua declaração.
Será que realmente houve esse desenvolvimento pessoal, ou será apenas uma jogada de marketing?


Informações iniciais

Para essa análise vamos usar um método chamado de "Breakdown" - além de, posteriormente, fazer algumas outras considerações.
O "Breakdown", é uma técnica de identificação de intenções, de desonestidades e/ou evasividade em declarações escritas.
Segundo Mark McClish, um dos grandes nomes do Statement Analysis e utilizador dessa técnica, toda declaração é constituída de segmentos
Normalmente, um indivíduo ao expressar sua declaração começará contando o que aconteceu antes do incidente acontecer. A partir daí, ele narra, com detalhes o que aconteceu. Por último, ele verbaliza o que aconteceu após o incidente.
Analisando esses três segmentos ("antes", "durante" e "depois") é possível identificar a intenção do agente ao contar a estória, podendo até ser possível determinar se a estória é honesta ou desonesta.
De acordo com esse método, os trechos descritivos do fato ("durante"), devem ser responsável 50% da totalidade da declaração; enquanto os trechos pré-fato ("antes") e pós-fato ("depois"), devem constar 25%, cada um, da estória.
Se essa porcentagem não for respeitada, a intenção é manipular, e provavelmente, estamos diante de uma declaração desonesta ou evasiva.

A partir de agora, usaremos cores para distinguir os segmentos.
Colocaremos em verde o segmento que se refere ao "antes", que nesse caso, funciona como uma introdução.
Estará em azul tudo o que se refere ao segmento "durante". Aqui é narrado o que aconteceu com Pugliesi. O pedido de desculpas, faz parte desse seguimento
A cor vermelha irá se referir a tudo o que aconteceu com Pugliesi "após" o evento.



Vamos à análise:

Declaração:
Oi Gente!
Nossa quanto tempo! Vou tentar começar, mas confesso que eu estou um pouco desconfortável, me sentindo egoísta de gravar um vídeo para falar de mim, diante de tudo isso que tá acontecendo com o mundo, mas faz muito tempo que eu não apareço aqui também não vi outra forma de compartilhar com vocês algumas coisas que eu acho que eu devo, que eu estou com vontade.
Primeiro eu queria dizer que eu vivi dias extremamente necessários fora da internet que foram muito importantes para mim, pro meu aprendizado. E no início foi duro, porque veio acompanhado de um erro né? imaturo, inconsequente. Para que não lembra naquele dia que eu fui a quarentena reunindo uns amigos aqui em casa, fiquei bêbada, falei besteira, aquele dia eu tava muito feliz e esqueci do mundo. Enfim, eu não quero apagar esse, nem esperei esse tempo para ele ser esquecido não. Até porque, por conta desse erro, naquele momento, eu perdi uma boa parte da minha paz, perdi alegria, perdi trabalho, como vocês sabem, perdi a confiança de vocês né? Porque aqui na internet a gente passa a ser definido por um erro e é cancelado também por causa dele, enfim, resumem a gente a isso, e dependendo da pessoa também é bem conveniente esse cancelamento, mas, tudo isso que eu mais perdi, naquele momento, naqueles dias, foi a mim mesma assim, eu comecei a questionar demais, é como se num momento de fragilidade você acreditasse em tudo de ruim que falam que você. E assim sobre, esse episódio então, eu queria mais uma vez pedir desculpa. Se eu te ofendi, nunca foi minha intenção ofender alguém. E me alivia saber que eu prejudiquei a mim mesma e não outra pessoa. E foi difícil tá, eu me perdoar, porque eu fui completamente incoerente com a pessoa que eu sou de verdade, porque eu sei que eu me preocupo com os outros. Eu sei que eu me preocupo com o mundo, com a vida, com a saúde, principalmente. Por isso a incoerência. Mas somos seres humanos né? Incoerentes, muitas vezes contraditórios, mas eu me perdoei, senão nem estaria aqui agora falando com vocês E eu só estou aqui hoje porque eu quero falar com vocês sobre a vida, sobre Deus, sobre como momentos de crise... de tristeza são muito importantes e transformam a gente. Naquele momento eu me vi completamente vulnerável, assim. Mas hoje eu vejo como é maravilhoso porque quanto mais rápido a gente entende nossas vulnerabilidade, esse nosso fracasso, mais rápido a gente cresce na vida. Quanto mais rápido a gente reconhece que não é 100%, a gente chega nesse 100%. É muito bom isso. E o que eu quero, na verdade, é que vocês acreditem que a vida é perfeita para cada um, porque no meu caso, se nada daquilo tivesse acontecido comigo, eu taria naquele mesmo lugar que eu tava. Ué que lugar que você estava? Não tava tudo, né? Tudo bem, Tudo mara? Tudo incrível? tava, tava tudo certo, tava tudo OK... Eu também achava, ééé.. porque não tava vendo o quanto eu tava estagnada, sabe? iludida, eu não tava enxergando, tipo... um palmo na frente assim. Por um momento eu estava tomada pelo ego, o que é normal às vezes né? Nossa maior missão aqui é saber lidar com o ego, e é difícil para caramba! ainda mais nesse meio aqui, com tanta sedução. Eu tava vivendo assim, nessa minha bolha e deixando de olhar para o mundo o tanto que eu deveria! Tava tudo muito confortável, e tal, e nesse lugar do conforto a gente não atende porque fica meio cego mesmo. Assim, por conta disso tudo o que aconteceu comigo, que não daria para resumir em um vídeo, que eu vi muita coisa internamente... Não tem nada que eu acredite mais nessa vida do que nos planos de Deus e na forma que Ele conduz nosso caminho aqui. E principalmente a presença de Deus quando as coisas não saem conforme nosso “planejamento”. O nosso planejamento, na nossa cabeça, ele é todo certinho né?! A gente nunca planeja viver uma crise, um desafio, uma fase ruim... Mas aí de repente chega e, [onomatopéia com a boca] tira a gente do nosso controle, as coisas fogem do nosso controle, e você pensa: por que comigo né? Porque tá acontecendo isso comigo? E essa fase que você considera uma fase ruim. Presta atenção porque nesse momento que você acha que tá tudo “desandando”, que você acha que tudo saia do controle, na verdade aí que Deus está agindo para colocar a gente de volta nesse eixo né? Não é porque tava tudo “perfeito”, que você tava no seu caminho... e eu gente, falo isso claramente porque eu entendi que eu precisava ter passado por isso, para ter a certeza de que eu tava completamente desconectada de mim, naquele período. E eu só enxergaria isso se alguma coisa me brecasse mesmo. Se esses meus planos perfeitos fossem interrompidos por uma força maior. Que eu chamo de Deus. Esses “problemas” - problemas não, vai - desafios, prefiro chamar de desafio, na verdade são a oportunidade da gente dar um passo para frente, da gente se transformar, da gente ser melhor! - se a gente enxerga dessa forma né? Ninguém evolui, ninguém muda e aprendi quando tá tudo confortável, ninguém.
Bom, vocês me acompanham aqui desde 2013, acho né? Vocês me conhecem muito, vocês minhas qualidades, meus defeitos, minha luz e minha sombra, né? Esses dois lados que todo mundo tem. Eu sempre fui muito aberta aqui com tudo. Essa minha espontaneidade, até um tanto quanto ingênua, ne? Que me fez cometer vários erros, acertos, e arcar com tudo isso, porque ser assim tem um preço muito alto mas que eu sempre paguei, porque, pelo menos, me faz viver de uma forma livre; sem medo de ser quem eu sou, sem medo de errar; porque a gente erra. Sem precisar tomar cuidado para falar, ou para fazer alguma coisa porque eu sou “pública”. Só que nesse tempo aqui, o que eu percebi, é que viver assim também é muito cômodo né? O que eu mais refleti todos esses dias é que a gente não pode ignorar a nossa responsabilidade, e cada um tem a sua. Eu não posso pensar só em viver a minha vida, sendo quem eu sou, sendo feliz, falando coisas legais que me ajudam a viver de uma forma mais leve e tal, mas também falando besteira ou coisas bobas né? Às vezes tem que pensar na quantidade de gente que eu, que eu influencio... Aqui. Porque eu sempre compartilhei alegria, felicidade, positividade. Sempre enxergando a vida e as pessoas pelo lado bom, porque isso me dá entusiasmo para viver. Eu acho que sempre tá tudo maravilhoso, ou se não tá agora, vai ficar daqui a pouco. Eu sou assim!. Eu sempre fui assim. Só que às vezes ser assim também fecha os meus olhos para uma parte do mundo que é cruel, para uma realidade triste mas que existe e faz parte da vida né?... Isso. E assim gente, eu realmente - aí vocês acreditem se vocês quiserem - mas eu realmente até hoje, não tinha noção da quantidade de pessoas que eu, que eu alcanço aqui. Eu sempre fui meio sem noção com esse negócio de número, do tanto de gente né, que tá aqui porque me vê como inspiração, porque gosta de mim ou simplesmente, tá aqui para pegar um deslizesinho meu com pessoa pra tripudiar. E que, inclusive, também foram vocês, a galera né, do linchamento e cancelamento de pessoas, foram vocês que mais me ajudaram esse tempo todo. Porque na vida, quando a gente não se coloca nunca como vítima, e sim, como responsáveis por tudo que acontece na nossa vida, a gente não só compreende a dor, como aprende com ela. E também com as pessoas que causaram essa dor. TUDO VIRA APRENDIZADO, tudo na nossa vida veio para ensinar. E hoje, eu vejo que eu precisei me recolher aqui, que eu precisei dar esses passinhos para trás, ser muito resiliente, repensar em MIL coisas, entender de uma vez por todas, que eu preciso ser mais responsável sim, que eu preciso saber que tudo que eu falo e faço TEM um peso muito grande. Eu sei também que eu preciso cada dia mais estudar, me informar, servir, escutar as pessoas que sabem mais do que eu, e tudo isso é um exercício diário. 
A gente tem que ter mais tato, mais sensibilidade sempre para falar do que quer que seja, a gente tem que sempre se colocar cada vez mais no lugar do outro, e dar o nosso lugar de fala, né? É nosso dever isso. Isso serve MUITO para mim mas eu acho que serve para todo mundo aqui, né? Porque todo mundo tem que aprender. 
Mas assim, foi foi tudo isso também que me ajudou a voltar para o meu caminho, que é o caminho que eu quero tá na minha vida, né? Que é um onde todos os dias eu acordo e alimento a minha humildade, a minha empatia, o meu amor pelas pessoas, a minha espiritualidade. É onde cada dia eu tenho que tirar uma dessas camadas que existem entre o corpo físico e a nossa alma, sabe? Essas camadas que é o que eu chamo de... que é o ego, né? O que impede a gente de evoluir como ser humano, que impede a gente de fazer o que a gente veio fazer aqui, porque a gente fica seduzido com essas necessidades imediatas; e depois de pouco tempo voltam a dar esse vazio na gente, né? 
A rede social - falando da rede social agora - que ela é maravilhosa, em vários sentidos; toda essa movimentação na luta contra o racismo, que tem ensinado muito a todo mundo; a união das pessoas, né?, para levantar tantas bandeiras importantes. A gente vê, de fato, como a rede social pode mudar o mundo, se ela é usada para o bem; e também é uma importantíssima fonte de renda para muita gente; mudou a vida de muita gente, inclusive a minha. Mas a gente tem que ter muito cuidado para não se perder aqui também, sabe? para não entrar nessa energia errada, que muita gente dissemina; que esse ódio, esse julgamento todo, tempo todo; essa necessidade e prazer de estragar a vida de uma pessoa. E por outro lado, também se esvaziar um pouco dessa, dessa vaidade que existe aqui, sabe? que torna os elogios, likes, engajamentos a coisa mais importante da nossa vida, deixando a gente cego pro que realmente precisa ser MAIS importante da nossa vida, que é o que? que é nossa família, nossos amigos que estão com a gente aqui quando a gente tá lá em cima, ou lá embaixo; nossa saúde, nossa paz de espírito, nossa espiritualidade, nossos valores, nossa consciência; a gente ser fiel a nossa verdade. Isso é o mais importante. Porque daí a vida tem sentido, sabe?. Até porque no final disso tudo o que a gente leva mesmo daqui é a nossa alma um pouco mais evoluída. São esses valores, né?,  que vão embora com a gente, o resto tudo fica aqui gente, entendeu?
Vou falar uma coisa. TODOS os dias eu agradeço a Deus por tudo, né?, por tudo... mas principalmente, eu agradeci por essa oportunidade que eu tava tendo de enxergar a vida como eu deveria, sabe?. Porque é desse lugar que a gente adquire sabedoria, conhecimento. É onde nossa positividade, poder do pensamento positivo e nossa resiliência é colocada mesmo em prática. Onde aquela fé inabalável, que tem que existir, passa a ter muito sentido. Isso afinou muito meu canal de comunicação com Deus, e fortaleceu muito a minha espiritualidade, porque é nesse lugar - quando a gente tá, né?, vulnerável -  que a gente evolui, aprende, amadurece, escuta as pessoas, cai na real de coisas que a gente não cairia se tivesse sempre tudo bem. 
Então, na verdade, essas fases mais difíceis, elas são as mais importantes da nossa vida. Elas nunca vem por acaso. Tudo que chega para gente é para fazer a gente se corrigir; ser melhor, né?. Todas as situações tem uma coisa muito boa para ser tirada disso, sabe?. E eu tô falando tudo isso aqui, porque eu sei que muita gente tá vivendo agora um momento mais difícil, tá triste, tá sofrendo. Se você tá numa fase ruim agora, aproveita porque ela veio para te ensinar, e ela vai passar porque tudo passa. E ter essa certeza dá um alívio, sabe?, e quando passar você vai ver que você vai ser uma pessoa melhor. Nunca questione nada. Isso tudo, para mim, foi, foi um divisor de águas em vários sentidos, porque eu tô muito feliz hoje de saber que eu sou uma pessoa melhor;  saber que eu posso ser muito melhor, que eu posso fazer mais, que eu tenho muito para aprender ainda, que todo mundo tem muito para aprender aqui… ééé... a gente vai errar ainda, mas que cada erro transforme a gente numa pessoa melhor, e... isso me deixa muito animada, assim, porque é isso que é a vida, né?; e assim eu espero mesmo que o mundo se cure de tudo isso, que as pessoas se curem. E eu  ainda acredito mesmo que tem mais gente boa do que ruim, que tem muito mais gente para ajudar do que para apontar o dedo. Tudo isso que a gente tá passando vai deixar grande lições. Lições pra cada um, e no coletivo. E mesmo eu precisando, né?, ser um pouco mais racional na vida, enxergar mas essa realidade, eu tenho certeza que o mundo vai ser um lugar muito melhor, daqui a pouquinho. Que as pessoas vão ser muito melhores, e eu me incluo nisso também. Que tudo isso vai passar, porque ter essa certeza absoluta que tudo isso vai passar, é o que me faz, apesar de tudo,  viver feliz quase todos os dias; é o que me dá sentido, é o que faz meu coração ficar em paz, é o que alimenta minha fé, enfim. Eu tô falando daqui de mim, né?, de uma experiência pessoal mas com o intuito mesmo de compartilhar com vocês a minha forma de pensar, de levar a vida, de sair de uma fase difícil, de se reerguer, de aprender, de acreditar que tudo tem seu lado bom. Eu vou falar para vocês uma coisa que eu repito para mim todos os dias, todos os dias,assim: cuidem da espiritualidade de vocês, enxerguem os erros como uma oportunidade de crescer como pessoa, cuidado com o ego, com julgamento, não deixa de acreditar nunca que tudo vai ficar bem, que Deus nunca abandona ninguém que logo, logo tudo isso que a gente tá vivendo vai fazer muito sentido. Não importa o que aconteça, tenta manter seus pensamentos firmes na positividade, no bem, no amor, porque isso salva. Enfim a gente vai conversando mais ao longo aí dos dias, da vida; mas o recado que eu queria passar para vocês hoje, na verdade é esse, tá bom? Beijo 

A declaração possui 162 linhas, das quais:
6 linhas são do segmento "antes";
5 linhas fazem parte do segmento "durante", correspondente ao fato em si;
151 linhas correspondem ao "depois"

Portanto,

3,5% correspondem ao "antes"
2,9% correspondem ao "durante"
93,6% correspondem ao "depois"

Podemos perceber que o "depois" constitui muito mais do que 50% de toda a declaração, quando o normal é constar 25%.
Isto significa que a intenção de Gabriela Pugliesi, ou de sua equipe, é focar mais em todo o desenvolvimento pessoal pelo qual ela passou após o incidente.
Focar no desenvolvimento pessoal gera uma âncora positiva nos interlocutores, pois é inconsciente o estímulo positivo gerado quando se ouve que determinada pessoa atingiu o desenvolvimento pessoal esperado. Podemos dizer que elicia até uma crença positiva. "Se ela conseguiu, eu também consigo". A intenção de concentrar os esforços do vídeo em narrar todo esse desenvolvimento é gerar empatia, e até relacionar figura de Gabriela Pugliesi à capacidade de evoluir.
Se essa declaração foi feita com a intenção de pedir desculpas, estamos diante de uma desonestidade, pois o seguimento responsável ("azul") constitui a minoria da declaração, apenas 2,9%.

***Como pode ser percebido, existe uma quebra de "Breakdown", ou seja, existem elementos de segmentos, dentro de outros. 
Para McClish, essa quebra pode indicar desonestidade, tentativa de convencimento. Ainda segundo o autor, os segmentos devem respeitar a cronologia dos acontecimentos.


Além da análise do "Breakdown" é possível fazermos mais algumas considerações, dentre outras:

  • O vídeo é legendado, isso significa que as palavras de Gabriela aparecem escritas na parte de baixo.
    Legendar vídeo causa maior engajamento, aumenta a credibilidade e facilita ainda mais o entendimento do que está sendo falando, isto porque além do estímulo auditivo, a legenda potencializa o estímulo visual, que tem o input sensorial de 90%.
  • Existem cortes no vídeo, o que significa que ele passou por uma pós-produção com a finalidade de deixá-lo melhorado, mais direto.
    Essa preocupação indica que o vídeo tem a intenção de ser mais racional do que emocional, ou seja, mais elaborada, mais preparada, do que natural.
  • Alguns trechos da legenda não estão exatamente escritos como a Gabriela Pugliesi fala, isso demonstra que existiu um cuidado grande de usar palavras e estruturas gramaticais mais bem elaboradas, que estejam mais de acordo com o intuito de gerar empatia, conexão.
  • Algumas palavras da legenda estão em "caixa alta". Elas são consideradas palavras-chaves, e geralmente são palavras que indicam positividade, força. Essa técnica muito usada no marketing, dispara âncoras positivas que possuímos, inconscientemente, com essas palavras, podendo deflagrar estados emocionais positivos. Gera empatia e rapport.
    "Deus" também é considerada uma palavra-chave. De acordo com McClish, o uso de divindade em declarações potencializa empatia e confiança, pois divindade gera, automaticamente, estímulos positivos.
  • Apesar dessas técnicas para gerar uma positividade para a imagem da Digital Influencer, existem alguns elementos de dúvida na fala de Gabriela.
    Ela se utiliza muito do advérbio "né?" no final de algumas frase. Esse advérbio demonstra dúvida. Esse advérbio acontece nos momentos em que ela está falando de seu desenvolvimento pessoal

De acordo com ensinamentos advindos do Statement Analysis, a tentativa excessiva de gerar empatia, pode ser um um comportamento compensatório que esconde uma intenção de manipulação, e desonestidades
Um discurso emocional e sincero não precisa de exageros, nele a verdade se sustenta por si só.


SUMÁRIO: Pela análise do "Breakdown", a declaração de Gabriela Pugliesi tem apenas a intenção de gerar empatia, conexão com os interlocutores. Essa configuração do "Breakdown", por si só, pode indicar convencimento
Existem elementos que demonstram dúvidas, e acontecem durante sua afirmação de desenvolvimento pessoal.
As técnicas utilizadas, como uso de palavras-chaves em caixa alta, uso de divindade, dentre outros, corroboram para gerar empatia, podendo indicar, também, tentativa de convencimento.
A inserção de segmentos dentro de outros pode indicar desonestidade em algum grau, pois não há respeito pela cronologia.
No geral, podemos classificar esse discurso como racional, ou seja, preparado, artificial, com intenções de racionalização do que está sendo falado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.