quarta-feira, 14 de outubro de 2020

[Análise não-verbal]: A modelo Andressa Suita fala sobre o fim de seu relacionamento com o cantor Gusttavo Lima. Desconhecimento sobre o motivo?

Recentemente, a modelo Andressa Suita veio à público falar sobre o fim do seu relacionamento de 8 anos com o cantor Gusttavo Lima.
Andressa, no vídeo, diz desconhecer o motivo da separação do casal. O que será que sua linguagem corporal pode nos dizer? Que outros sinais podemos observar?

Vamos à análise:


A partir de 0:11, ela diz: "Foi necessário eu ficar um pouco distante, para eu poder... assimilar tudo que tava acontecendo. Tudo que tá acontecendo"
Mais ao final deste trecho, a modelo diz "...assimilar tudo que TAVA ACONTECENDO", logo depois, ela corrige dizendo "tudo que TÁ ACONTECENDO". Podemos estar diante de um possível "Ato Falho".
A frase, "TAVA ACONTECENDO" se refere a um ato que aconteceu no passado e que ainda não foi finalizada, ou seja, continuou acontecendo. De acordo com estudo de Statement Analysis, aqui a modelo afirma que alguma coisa estava acontecendo antes de declararem a separação, pois se refere a uma ação iniciada antes do tempo presente. 
Logo em seguida, ela corrige para o tempo presente ("TÁ ACONTECENDO"), se referindo ao que está acontecendo em suas vidas no momento, que é a separação. Nesse momento, notamos o movimento de elevação das sobrancelhas juntamente com o fechar dos olhos. Podemos reparar que a dinâmica desses movimentos acontecem em direções opostas - enquanto a elevação das sobrancelhas é um movimento para cima, o fechar dos olhos tem a dinâmica para baixo [Foto acima]. Segundo o especialista em linguagem corporal, Jack Brown quando estamos diante de movimento não naturais, é possível que exista um indício de desonestidade. Porém aliado ao contexto e tendo esse gesto vindo acompanhado de um possível "Ato Falho", ele indica um processo de auto-correção. Andressa expressou uma informação e em seguida se corrigiu.


Em 0:22, após dizer: "Pra mim também foi um choque", Andressa Suita realiza o mesmo sinal visto anteriormente. Eleva as sobrancelhas juntamente com o fechar dos olhos.
Nesse trecho, esse sinal indica desonestidade em relação ao "choque" sofrido
Andressa Suita, de alguma forma, sabia que o relacionamento dela não estava bem, e que em algum momento poderia terminar. Já era esperado.


A partir de 0:33 Andressa diz: "E... na madrugada de domingo pra segunda eu fui acordada e comunicada... que não dava mais pra gente continuar como um casal. Sem qualquer queixa, ééé... sem nenhum motivo. E sem abertura pra eu poder salvar o nosso casamento."
Nesse trecho vemos sinais bem interessantes.
Antes de dizer que foi acordada e avisada da separação, Andressa direciona seu olhar para cima e esquerda [Obs: a câmera está espelhada] juntamente, ela esboça um sorriso.
O direcionamento do olhar nesse quadrante, de acordo com a PNL, indica acesso à lembrança de um fato, evento que aconteceu. Ou seja, está acessando sua memória visual.
O Sorriso indica que, essa memória elicia estados positivos nela.
Apesar de, logo depois, ela falar que foi acordada e comunicada do fim do relacionamento, a memória positiva que ela teve, pode ter sido de um outro momento. Talvez um momento anterior à ela ter dormido, ou ao dia anterior. Não é possível sabermos qual memória ela acessou nesse momento, a única coisa que podemos afirmar é que uma memória positiva foi acessada.


Ainda referente ao mesmo trecho, após dizer que foi comunicada da separação (0:38), a modelo exibe uma microexpressão de desprezo, devido a contração do músculo do bucinador na extremidade direita do canto da boca. [Foto acima]


Avaliando ainda o trecho acima, no momento em que ela verbaliza "ééé... sem nenhum motivo..."
notamos uma alteração em seus movimentos corporais.
Até então seu movimentos estavam mais fluidos, mais equilibrados e seguindo o mesmo ritmo da fala. Quando ela afirma "sem nenhum motivo", há uma quebra da linha de base corporal. Seus movimento ficam mais descoordenados e em ritmo diferente da fala, o que indica que, nesse momento específico existe liberação de hormônios ligados à ansiedade e estresse, podendo indicar desonestidade quanto à ausência de motivos.
Vemos também a elevação de seu ombro esquerdo. Segundo o autor Joe Navarro, esse movimento chamado de "Shoulder Shrug" constitui forte indício de insegurança em suas palavras. [É possível perceber a elevação do ombro esquerdo no trecho do vídeo acima, em câmera lenta].
Notamos também uma elevação no volume de sua voz, também como consequência do estresse e ansiedade.


Ao final do trecho, quando diz: "E sem abertura para eu salvar o nosso casamento", vemos o gesto de fechar os olhos por mais tempo que o de um piscada normal. Esse gesto chamado de "Eye Shielding" indica desejo de não visualização do que está falando, sentindo ou vendo.
Aqui, podemos afirmar que Andressa Suita está experimentando um estímulo negativo. Há uma probabilidade dela já ter sabido que não era possível salvar o casamento.


A partir de 0:53, Andressa diz: "Eu sempre compartilhei aqui com vocês aquilo que era real. Assim... o que eu achava que era real, né?"
Na pausa realizada após o "assim", a modelo direciona seu olhar para baixo e esquerda. De acordo com a PNL, o direcionamento ocular para esse quadrante indica acesso ao Diálogo Interno. Ela faz uma rápida introspecção, acessa sua voz interna e, em seguida se corrige.
Ela confirma que o relacionamento deles não era tão real quanto mostravam.


Ao final desse trecho ela exibe uma microexpressão de nojo, devido a acentuação da prega naso-labial.
De acordo com estudos acerca, especificamente, dessa emoção, quando o nojo é direcionado ao contexto de relacionamento, há uma probabilidade quase absoluta do relacionamento não dar certo.


A partir de 1:01, Andressa diz: "Não era um conto de fadas, tínhamos problemas como qualquer outro casal, mas nada a ponto de nos separar."
Enquanto diz que "não era um conto de fadas", a modelo direciona seu olhar para cima e esquerda. Novamente ela está acessando sua memória visual. Está lembrando de contexto e situações. Muito congruente.


Em seguida, ao dizer que "tinhamos problemas como qualquer outro casal", ela exibe uma microexpressão de raiva, devido a contração do corrugador (músculo responsável por abaixar as sobrancelhas), tensão nas pálpebras inferiores e tensão nos lábios.


Ao final do trecho acima, quando diz: "mas nada a ponto de nos separar", podemos notar uma contração maior no músculo do corrugador [foto acima]
A contração desse músculo, conjugada com outras ações musculares, está muito ligada à emoção de raiva. Porém Charles Darwin reparou que essa contração muscular também acontece quando o agente está diante de alguma dificuldade física ou mental. O que o fez denominá-lo de "músculo da dificuldade". Além disso, perplexidade, confusão, concentração e determinação são outras condições que podem ser exibidas por essa ação.


Em 1:11 Andressa diz: "O que me restou foi aceitar"
Nesse momento ela direciona seu olhar para baixo e à esquerda. Como dito anteriormente, o direcionamento do olhar para esse quadrante indica acesso ao Diálogo Interno. Um momento de reflexão. Ouvindo a voz interior.


Em 1:15, após dizer que não teve outra escolha além de aceitar a separação, ela exibe uma microexpressão de desprezo, devido a contração do músculo bucinador, na extremidade direita da boca.


SUMÁRIO: A modelo Andressa Suita, exibe emoção de raiva, e majoritariamente desprezo. Além dessas emoções, é possível também ver a emoção de nojo. Todas essas três emoções estão relacionadas de alguma forma ao término do casamento.
Ela demonstra desonestidade ao dizer que o fim do relacionamento foi um "choque". Bem como, demonstra insegurança ao afirmar que esse término foi sem motivo. 
Existem sinais verbais ("Ato Falho") e não-verbais que possibilita afirmarmos que, de alguma forma, ela já tinha ideia de que seu casamento já não ia bem e, portanto, poderia terminar. Ela sabe o motivo.
A modelo demonstra sinais de que sabia que não seria mais possível tentar salvar seu casamento.
Ela é honesta quando fala sobre a forma como o relacionamento terminou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.