segunda-feira, 19 de outubro de 2020

[Análise não-verbal]: Cantor Gusttavo Lima falando sobre o término do seu casamento com Andressa Suita. Motivo da separação.

Recentemente, foi amplamente noticiada em todas as mídias, o término do casamento entre cantor sertanejo Gusttavo Lima e a modelo Andressa Suita.
Depois da modelo ter se pronunciado sobre o o fim do relacionamento - cuja análise pode ser vista AQUI - o cantor também gravou o vídeo aonde ele dá esclarecimentos sobre todo o ocorrido.
O que sua linguagem corporal pode nos dizer? 

Vamos à análise:

* Primeiramente, é interessante observarmos algumas características ambientais do vídeo. 
Notem que a iluminação está baixa. Isso indica a intenção de deixar o vídeo mais triste, mais "sem cor", "sem vida". Tudo foi pensado para que seja transmitida, de forma inconsciente, a ideia de término, separação.

A partir de 0:05, Gusttavo Lima diz: "... infelizmente nem tudo nas nossas vidas é do jeito que a gente quer, do jeito que a gente imagina, do jeito que poderia ser"
Ao final desse trecho, ao dizer "do jeito que PODERIA ser", o cantor inspira profundamente, pressiona os lábios juntamente com uma ligeira projeção de mandíbula para frente e dilatação das narinas
Esses sinais em conjunto indicam que Gusttavo está experimentando estímulos negativos, como tensão, nervosismo e, sua psiquê deseja suprimir tais sentimentos e/ou suprimir alguma informação.
Esse tipo de pressão nos lábios pode estar ligado também à raiva, impaciencia, frustração, ou algum outro sentimento negativo.
Podemos afirmar que Gusttavo não se sente confortável de vir à público e falar sobre esse assunto.


A partir de 0:11, Gusttavo diz: "Eu vou deixar bem claro tudo que está acontecendo na minha vida"
Ao verbalizar a palavra "TUdo", Gusttavo fecha os olhos por mais tempo do que uma piscada e eleva sutilmente, de forma unilateral sua sobrancelha esquerda.
O gesto de fechar os olhos é chamado de "Eye Shielding" e indica desejo de não visualização do que está sendo falado ou visto. A elevação unilateral da sobrancelha é chamada de "Skeptical Eyebrow", e de acordo com a doutrina de Comunicação Não-Verbal, indica dúvida, ceticismo com o que está sendo falado. [No recorte em câmera lenta acima, é possível ver a dinâmica dos movimentos, principalmente a elevação da sobrancelha esquerda].
Esses dois sinais indicam que o cantor sertanejo duvida da veracidade do que ele mesmo está falando, e por isso, não deseja ver o que está dizendo. Há portanto, desonestidade ou intenção de omitir.
Notamos também que o cantor dá ênfase a mesma palavra ("tudo") ao verbalizá-la em um volume mais alto do que o resto da frase.

Em 0:15, notamos uma inspirada profunda 
Essa ação indica presença de ansiedade, tensão. Esses estímulos negativos estão ligados ao término do relacionamento.

A partir de 0:20, Gusttavo diz: "... nada acontece de um dia para o outro"
Esse trecho mostra uma confirmação do cantor de que o casamento já vinha mal, e foi uma decisão pensada.


A partir de 0:32, Gusttavo diz: "Ela é a mulher mais importante na minha vida, porque ela é a mãe dos meus filhos."
Ao verbalizar a palavra "importante", o cantor emite uma emoção de desprezo, devido a contração do músculo do bucinador, em seu lado esquerdo.
A emoção de desprezo é incongruente com a frase dita. Diante de uma declaração positiva, o desprezo pode cumprir seu significado básico, que é de demonstrar superioridade intelectual ou física, ou demonstrar o chamado "Duping Delight", que, segundo Paul Ekman indica a satisfação em enganar. Em outras palavras, demonstra o prazer que o mentiroso tem em perceber que o que ele está falando está sendo/foi creditado por alguém.


A partir de 0:40, o cantor diz: "Eu não tava feliz"
Antes de iniciar essa frase, Gusttavo Lima realiza um gesto chamado de "Tongue Jut", que consiste em projetar a língua para fora, umedecendo os lábios.
Segundo o autor Joe Navarro, esse gesto se dá de forma inconsciente e pode indicar duas coisas: que o agente cometeu um erro e/ou ele deseja fugir de uma situação. O especialista em linguagem corporal Jack Brown, reconhece que esse gesto pode indicar auto-incriminação.


A partir de 0:42, Gusttavo diz: "Vocês podem ter a certeza que eu tentei de tudo pra manter o meu casamento"
Ao verbalizar a palavra "certeza", ele realiza um sutil deslocamento da mandíbula para a direita. Esse gesto é chamado de "Jaw Confessional", e segundo Jack Brown, é um forte indicativo de constrangimento. [No recorte acima, em câmera lenta, é possível observar a dinâmica desse movimento]
O constrangimento é incongruente com a certeza que ele diz ter. A certeza é sinônimo de confiança e o constrangimento é um sentimento bastante ligado à vulnerabilidade.
A continuação final do trecho ("...para manter meu casamento") é falada em um volume menor em relação ao resto desse trecho. 
Segundo estudos de Paralinguagem, queda no volume indica falta de confiança no que está sendo falado e/ou intenção de não dar tanta importância.
Esses sinais nos dizem que Gusttavo Lima não está seguro de que tentou de tudo para salvar seu casamento. Ele se sente constrangido pelo que ele fez.


A partir de 0:54, o cantor sertanejo diz: "... mas o pior seria ser desonesto com ela... e com os meus filhos"
Ao dizer "desonesto", Gusttavo emite uma expressão de desprezo devido a elevação assimétrica do lábio superior em sua porção esquerda.

Após falar "meus filhos", novamente o cantor realiza a projeção de língua para fora da boca ("Tongue Jut").
Como já dito anteriormente, esse gesto demonstra auto-incriminação. Cometimento de um erro.
Imediatamente em seguida, podemos perceber que Gusttavo morde o lábio inferior. Essa ação indica auto-restrição. Ou seja, desejo de não expor todas as informações ou restringir alguns sentimentos.

A partir de 1:00, Gusttavo diz: "A verdade é uma só. Qualquer julgamento maldoso, qualquer fofoca por aí, não é verdade, não procede. Eu não fujo das minhas responsabilidades. E isso... nada... vai mudar"
Ele começa esse trecho com "A verdade é uma só". Eu chamo esse tipo de expressão de "Expressão Persuasiva"
Quando verbalizamos uma frase/expressão que constitui uma afirmação irrefutável (a verdade ser uma só é uma afirmação óbvia, portanto, irrefutável), o inconsciente se inclina a acreditar que as próximas frases/expressões tendem a serem igualmente verdadeiras e irrefutáveis. 
Gusttavo se utilizou desta técnica para aumentar sua credibilidade nas próximas afirmações.

"Qualquer julgamento maldoso, qualquer fofoca..." constitui linguagem de distanciamento, pois o cantor Gusttavo Lima não expressa qual é o julgamento e qual é a fofoca. 
Ele é omisso em relação ao que realmente aconteceu e ao que estão falando.
Linguagem de distanciamento indica evasividade e fuga. Há uma alta probabilidade de que esse julgamento e essa fofoca contenham elementos de veracidade

De acordo com ensinamento de Statement Analysis, PNL e Neurociência, a frase negativa "não é verdade" tem um alto coeficiente de desonestidade. Isso acontece porque a mente humana não reconhece o "não".
Quando uma negação é verbalizada, a mente humana, automaticamente faz a correspondência positiva à essa negação. Por exemplo. Se for pedido para alguém NÃO pensar em um elefante cor de rosa, a mente humana, automaticamente vai pensar em um elefante cor de rosa. Isso acontece porque quando vc lê ou ouve o advérbio "não", seu foco e atenção é direcionado para a próxima frase
Utilizando o exemplo anterior. Ao pedi para NÃO imaginar um elefante cor de rosa, sua atenção vai para "imaginar elefante cor de rosa", e o fato da mente ser majoritariamente visual, vai fazer com que você imagine o elefante, apesar do "não".
Mark McClish, em seus anos de pesquisa e observação, percebeu que frases negativas estão mais associadas à discursos desonestos.
Adotando essa teoria ao caso concreto, quando Gusttavo Lima diz que "não é verdade", a atenção dos interlocutores, e até a sua própria, tendem a se direcionar para a afirmação correspondente ("é verdade"). O correto seria dizer: "É mentira".

Ao mesmo tempo em que ele diz que "não é verdade", podemos ver que ele afirma com a cabeça
Negação verbal e afirmação com a cabeça constituem incongruência, pois o verbal e o não-verbal estão em discordância.
Sempre que há discordância, o canal de comunicação não-verbal deve prevalecer, tendo em vista que mais de 50% da nossa comunicação é não-verbal.

Ao dizer "eu não fujo das minhas responsabilidades", podemos notar uma espécie de "Deflexão", ou seja, essa frase não tem conexão e lógica com o que foi dito anteriormente e com o que será dito posteriormente.
Ele começa o trecho falando que as informações divulgadas não são verdades. Logo depois, ele fala de suas responsabilidades. 

Na última parte do trecho, quando ele diz: "E isso... nada... vai mudar", podemos perceber uma quebra do padrão verbal.
Durante todo o trecho, ele vem mantendo uma certa fluidez em seu discurso, com pausas congruentes. Já nesse momento, ele começa a realizar pausas desnecessárias e quebra a fluidez do discurso.
Essa alteração paralinguística, indica tensão, nervosismo e possível desonestidade.

* Durante todo o vídeo, o cantor Gusttavo Lima não explica uma das coisas mais importantes nesse contexto, que são os motivos que levaram ao fim do relacionamento.
A ausência desse assunto faz com que o vídeo seja mais superficial


SUMÁRIO: O cantor Gusttavo Lima exibe emoções negativas e tensão ao expressar que o seu casamento não foi como poderia ter sido.
Ele apresenta sinais não-verbais de que errou (auto-incriminação), e esse erro ocasionou no término de seu casamento, que o próprio afirma que já não estava bem. Ele omite o que realmente aconteceu.
Ao afirmar que ele tentou de tudo para salvar seu casamento, ele demonstra constrangimento. O que pode indicar desonestidade.
Há sinais verbais que indicam tentativa de persuasão, ou seja, que acreditem em suas palavras.
Existe uma alta probabilidade das notícias sobre o término, que foram divulgadas nas mídias, serem verdades.
Em nenhum momento do vídeo, ele fala dos motivos que levaram ele ao término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.