quinta-feira, 8 de abril de 2021

[Análise não-verbal]: Pedido de desculpas da ex-BBB Sarah Andrade. Alegações sobre a pandemia. Arrependimento real ou simulado?

Recentemente a ex participante do Big Brother Brasil 21, Sarah Andrade veio a público se desculpar por alegações que ela fez enquanto participava do Reality Show. A brasiliense, durante a sua estadia na casa, chegou a comentar com desdém das medidas de segurança que estão sendo adotadas para conter a pandemia do Corona Vírus e afirmou que frequentou festas com aglomerações durante a quarentena.
Diante das críticas sofridas pela participantes, devido ao que foi mencionado, ela veio à público, por meio de seu Instagram para se desculpar de tudo que disse em relação à pandemia.
O que sua linguagem corporal nos diz durante seu pedido de desculpas? O arrependimento diante das alegações foi real ou simulado?

Vamos à análise

Primeiramente é importante analisarmos o "Gerenciamento de Impressão" de Sarah.
"Gerenciamento de Impressões" - ou "Impression Menagement" é um processo consciente ou subconsciente na qual as pessoas tentam influenciar as percepções de outros sobre uma pessoa, evento ou objeto.
No caso de Sarah podemos ver que ela usa roupa branca simples, pouca maquiagem, cabelo mais ondulado. Todos esses sinais não-verbais tentam passar a ideia de timidez, tranquilidade, ingenuidade, simplicidade e paz - desejo de estar em paz com ela e com os outros


Logo no começo do vídeo em 0:01 - enquanto Sarah saúda o público, vemos uma expressão de desprezo devido a contração do músculo do bucinador na extremidades esquerda e direita dos cantos da boca
Na extremidade esquerda vemos mais um vetor para cima, e na direita um vetor mais lateral
O desprezo é uma emoção que indica superioridade moral. Em um contexto de pedido de desculpas, ela é incongruente.


A partir de 0:02, Sarah diz: "Preciso falar com vocês de um assunto que é muito sério."
Quando ela diz a palavra "assunto" podemos ver uma elevação unilateral extremamente sutil com seu ombro direito. Segundo o especialista em linguagem corporal Joe Navarro, esse movimento chamado de "Shoulder Shrug" indica falta de comprometimento emocional com o que está falando \ sendo evasiva. [No trecho acima, em câmera lenta, é possível observarmos tanto a sutil elevação unilateral do ombro direito]


Logo em seguida enquanto diz a palavra "sério", podemos perceber que Sarah movimenta sua cabeça lateralmente com uma ligeira inclinação para frente, conjuntamente com a elevação das sobrancelhas (Eyebrow Flash). [Na foto acima, é possível ver o movimento de cabeça realizado por Sarah]
Os movimentos de cabeça indicam força, assertividade, confiança, empatia e mentalidade determinada. A elevação das sobrancelhas indicam um potencializador de empatia.
A ocorrência de um sinal não-verbal positivo indicando confiança e assertividade vindo, quase simultaneamente, com um sinal negativo (falta de comprometimento emocional) demonstra que o gesto positivo de confiança foi manipulado, ou seja, realizado com a intenção apenas de gerar empatia e de ser ter credibilidade mediante os espectadores. Em outras palavras, a linguagem corporal demonstra alto nível de racionalidade - uma estratégia para melhorar imagem.


Em 0:09, enquanto a ex-BBB diz: "... as minhas falas sobre a PANDEMIA", ela movimenta sua cabeça levemente para baixo enquanto direciona seu olhar para cima. Juntamente vemos a exibição de uma emoção de desprezo, devido a contração do bucinador na extremidade esquerda do canto da boca.
Segundo o antropólogo Desmond Morris, tal posicionamento de cabeça com o referido olhar tem a intenção de projetar timidez, gerar atração, cativar os espectadores.
Antigamente, em meados dos anos 40 - 50, as atrizes de Hollywood eram treinadas para fazerem esse tipos de olhar com a cabeça nesta posição mais rebaixada. A intenção dos produtores e agentes, era gerar no público, principalmente masculino, empatia, timidez, fragilidade - gerando assim, uma maior atração.
Sarah se utiliza desses sinais não-verbais para cativar o público, para gerar empatia, para mostrar fragilidade quanto às suas afirmações. Sinal de manipulação.
O desprezo, também observado demonstra uma incongruência. Desprezo, é uma emoção diretamente associada a superioridade moral ou intelectual. Sendo, portanto, incongruente com a mensagem passada. Em outras palavras, superioridade moral e/ou intelectual não é um comportamento padrão que esperamos ver em uma pessoa que está arrependida de suas falas.
[Na foto acima, é possível vermos o posicionamento de cabeça - com o olhar para cima - e a exibição do desprezo]


A partir de 0:12, Sarah diz: "Quero pedir desculpas, do fundo do coração..."
No âmbito não-verbal, podemos observar elevação e tensionamento nos ombros [Foto acima]. Segundo Joe Navarro, esse gesto é chamado de "Turtle Effect". O movimento recebe esse nome por associação ao comportamento das tartarugas, que ao se sentirem acuadas, com medo e com falta de confiança, elas entram nos cascos para se protegerem de ataques. Nos seres humanos acontece basicamente a mesma coisa, quando existe falta de confiança, medo, é comum vermos a elevação e o tensionamento dos ombros.
No que tange a sua Análise Declarativa (Statement Analysis), podemos observar que Sarah não diz: "EU quero pedir desculpas do fundo do MEU coração". Existe, portanto a omissão dos pronomes "eu" e "meu".
Segundo Mark McClish, os pronomes tem uma força muito grande no discurso e eles são intuitivo. A ausência deles, é considerada uma linguagem de distanciamento pois, o sujeito se ejeta da situação, da responsabilidade, da associação a algum pensamento ou ideia.
Sarah quando não utiliza os pronomes demonstra que não é ela que quer pedir desculpas e, o pedido de desculpas não é do coração dela.


A partir de 0:16, Sarah diz: "À... todos vocês, eu quero pedir desculpas; à todos os brasileiros; à todas as vítimas do COVID; todo mundo que eu ofendi..."
No começo desse trecho, vemos novamente a elevação unilateral e tensionamento de seus ombros ("Turtle Effect"), indicando medo, desejo de proteção
[No recorte, em câmera lenta, acima é possível observarmos a elevação dos ombros]


Em vários momentos do trecho acima, podemos observar que Sarah está lendo o seu discurso em algum ponto à sua direita. Um deles acontece enquanto ela verbaliza "brasileiros" (0:19), é possível notarmos que sua cabeça se movimenta para sua direita enquanto o seu olho se movimenta para a esquerda, com a finalidade de ler alguma coisa que ela deva falar.
[No recorte, em câmera lenta, é possível observarmos seus olhos se movimentando para o lado oposto com a finalidade de ler algo a sua direita]


Ainda referente ao mesmo trecho, enquanto ela diz: "... à todos os brasileiros; à todas as vítimas do COVID..." é possível observar a contração no músculo do corrugador e a elevação da parte interna das sobrancelhas, provocando rugas na parte central da testa. Charles Darwin nomeou o músculo responsável por provocar tais rugas, de "Músculo do Pesar".
Geralmente a ação do "Músculo do Pesar" acontece em conjunto com a queda dos cantos dos lábios para baixo, resultando na emoção de tristeza. Quando o referido "Músculo do Pesar" acontece independente da queda dos cantos dos lábios e por um tempo superior a mais ou menos 3 segundos, existe um forte indício de que a intenção do agente é encenar e manipular uma emoção de tristeza ou tentar gerar empatia.


A partir de 0:23, Sarah diz: "Eu não tenho justificativa para qualquer ofensa..."
Nesse momento, vemos novamente a elevação e o tensionamento bilateral dos ombros ("Turtle Effect") indicando medo, tentativa de proteção.


Em 0:35, Sarah - ao falar da situação frágil e triste do Brasil, devido a pandemia - ela exibe a emoção de desprezo, devido a contração do músculo bucinador nas extremidades da boca.
A emoção de desprezo é incongruente quando se fala a respeito a situação frágil e triste no país devido ao Corona Vírus.


A partir de 0:41 Sarah diz: "Não quero justificar nada"
No começo desse trecho, é possível observarmos que a ex-BBB fechou seus olhos por mais tempo que o normal. Esse gesto é chamado de "Eye Shielding" e indica desejo de não-visualização - bloqueio mental devido a alguma situação negativa.
Aqui podemos dizer que Sarah foi prejudicada por sua fala no Reality Show e quer sair logo dessa situação.


Em 0:43 Sarah afirma: "Eu só imaginava que as coisas estivessem melhorando"
Nesse momento vemos uma elevação unilateral de seu ombro esquerdo. Segundo Joe Navarro, esse movimento é chamado de "Shoulder Shrug" e indica insegurança e falta de comprometimento emocional com o que está dizendo. Ainda segundo o autor, quando o a gente realiza esse gesto - dependendo do contexto - é um forte indício de que o indivíduo deseja ser evasivo ou está sendo desonesto
[No recorte acima, em câmera lenta, é possível observarmos o movimento do ombro esquerdo]


Em 0:48 novamente vemos Sarah elevando seus ombros de forma bilateral, indicando "Turtle Effect" - demonstrando medo, tentativa de proteção, falta de confiança.


A partir de 0:52 Sarah diz: "Eu tô feliz com essa segunda chance que vocês estão me dando. Do fundo do meu coração. Eu tô tentando me apegar a isso"
Quando ela diz: "do fundo do coração", novamente ela posiciona sua cabeça sutilmente para baixo e direciona seu olhar para cima. A intenção novamente é simular timidez, gerar empatia e necessidade de cuidados e cativar.
Ao dizer que está tentando se apegar a isso, vemos um gesto de negação com a cabeça. Quando existe disparidade entre o sinal verbal e o não-erbal, sempre devemos confiar na linguagem não-verbal. De acordo com determinados contextos e com o sinal que o acompanha, quando um gesto de negação é realizado durante uma afirmação verbal indica incongruência - então, forte probabilidade de desonestidade.


A partir de 1:07 Sarah diz: "Do fundo do meu coração, me perdoem. E não desistam de mim"
Nesse momento Sarah faz um gesto cuja a configuração se assemelha ao que o antropólogo Desmond Morris chamou de "Hands Clasp". Segundo autor esse gesto indica pedido, súplica.
Na foto acima, podemos perceber que Sarah realiza o gesto porém aperta seus dedos indicando tensão e nervosismo.
Podemos concluir que Sarah está nervosa ao fazer esse pedido. Se, teoricamente, o pedido de perdão é sincero, devemos nos perguntar o por quê desse nervosismo


Quando Sarah fala: "não desistam de mim", podemos notar a exibição de um gesto pacificador.
Esse tipo de gesto acontece quando tocamos, esfregamos ou apertamos alguma parte do corpo com afinalidade de tranquailizar e acalmar diante de um estímulo de estresse ou nervosismo.
No caso concreto, é possível perceber que Sarah aperta sua mão esquerda como uma tentativa de se tranquilizar diante de uma estímulo negativo.
Muitas vezes não é possível identificarmos o fato gerador do estímulo negativo, mas nesse caso, pode estar relacionado a probabilidade do público desistir de Sarah


Logo após o gesto pacificador, Sarah inclina sua cabeça para a esquerda deixando o pescoço à mostra.
De acordo com Desmond Morris, mostrar o pescoço indica submissão e fragilidade pois expõe a jugular - que é uma área extremamente vital à vida.
Nesse contexto, o gesto emitido por Sara nos diz que sua intenção é passar a imagem de que errou por fragilidade e assim gerar empatia e comoção de seus seguidores

Em 1:11, Sarah diz: "Eu prometo aprender com os meu erros, tá?" 
No começo do trecho Sarah nega com a cabeça juntamente com os olhos fechados por mais tempo que o normal ("Eye Shielding")
Como já foi falado anteriormente, quando a negação de cabeça é realizada diante de uma afirmação - em alguns contextos - é tido como uma incongruencia, e assim, potencial desonestidade.


Ao dizer: "erros" vemos um outro gesto que pode ser interpretado como desejo de súplica - que é o gesto de mãos dadas [Foto acima]. Quando tal gesto vem acompanhado de sinais de incongruência, constitui um forte indício de que ele foi manipulado para convencer e gerar empatia.
Sarah termina sua afirmação com uma pergunta ("tá?"). De acordo com ensinamento de Statement Analysis, terminar afirmações com perguntas indica dúvida, incerteza do que está falando, pois transfere a responsabilidade da afirmação para os interlocutores
Nesse último momento é possível vermos também a emoção de desprezo sendo exibida, devido a contração do bucinador nas extremidades esquerda e direita da boca.


Em 1:16 Sarah temrina o vídeo fazer um gesto com as mãos espalmadas para cima e a emoção de desprezo devido a contração do bucinador nas extremidades da boca
O gesto de mãos espalmadas para cima é chamado pelo especialista em linguagem corporal Joe Navarro, de "Rogatory Position" e indica o desejo do agente de ser acreditado e aceito pelos interlocutores.
O desprezo é uma emoção que demonstra superioridade moral ou intelectual - incongruente com um contexto em que o indivíduo deseja aprender com os erros (submissão)
A união desses dois sinais corroboram para indicar uma forte tentativa de convencimento e desonestidade.


SUMÁRIO: No vídeo analisado observamos que a ex-participando do BBB21 Sarah Andrade emite majoritariamente a emoção de desprezo - sendo incongruente com um contexto focado em pedido de desculpas. Sua linguagem corporal também demonstra sinais de medo e desejo de proteção.
Durante momentos do vídeo Sarah realiza gestos de empatia, manipulação e tentativa de convencimento do que está falando.
Existe falta de comprometimento emocional com a seriedade que a pandemia do Corona Vírus implica.
O fato de Sarah mostrar sinais de tensão, nervosismo e medo quanto a possibilidade de perder público / seguidores somada aos indícios de incongruência ao pedir desculpas, corroboram com a afirmação de que o perdão solicitado por Sarah é racional, logo desonesto
É importante assinalar que existem indícios de que Sarah leu todo o seu discurso - isso confirma a racionalidade e artificialidade
A ex-BBB demonstra incerteza quando afirma que errou em suas falas a respeito da pandemia.
Em resumo, O pedido de desculpas de Sarah não aconteceu em consequência às suas falas relacionadas à pandemia; as desculpas aconteceram devido o medo de perder público, espectadores, seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.