quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Leitura não verbal e grafológica do Donald Trump




Análise por:
  • Thaís Guimarães - Grafóloga.
  • Damis Nemitz - Especialista em Linguagem corporal e micro expressões faciais.
Grafologia é a ciência que estuda a personalidade das pessoas através da escrita. A Linguagem corporal integra a comunicação não verbal, analisando os gestos, expressões faciais, postura, dentre outros inúmeros aspectos. Ambas as ciências vem auxiliando profissionais de diversos ramos, como profissionais de Recursos humanos e do Direito, Psicanalistas, Psicólogos, etc. 


Análise da Linguagem corporal de Donald Trump

Imagem 1:




  Nessa imagem podemos observar os lábios de Donald Trump: estão contraídos para dentro e ligeiramente apertados. Sinal clássico de ansiedade e tensão. Significa dizer que nesse exato momento, sua mente está tentando suprimir alguma emoção - geralmente negativa – ou seja, ele não deseja evidenciar o que está sentindo de verdade, e ao mesmo tempo tenta evitar que essa mesma emoção cresça dentro dele.
O queixo enrugado comprova q essa emoção é negativa; geralmente relacionada com tristeza.
Ele tenta esboçar um sorriso para esconder a tensão. O sorriso, dentre várias funções, pode ser dado quando estamos realmente felizes ou para esconder alguma emoção, em geral negativa.
A cabeça de Donald Trump encontra-se acima de 90 graus, denotando arrogância. Em uma foto logo abaixo, faço maiores considerações sobre a inclinação da cabeça na leitura não verbal.

Imagem 2:




  Donald Trump usou e abusou desse gesto de apontar o dedo durante toda a sua campanha eleitoral. É um gesto extremamente negativo. Denota autoritarismo exagerado.  Não é à toa que é  comumente observado em líderes autoritários ao redor do mundo. É um gesto com uma boa carga de agressividade. Deve ser evitado por um líder que deseja passar a imagem de mais democrático, liberal.
Seu ombro esquerdo encontra-se tenso. Demonstrando um certo grau de tensão corporal.

Imagem 3:



 
  Nessa imagem, a primeiro momento, devemos observar para qual direção Trump está olhando. De acordo com a PNL, quando uma pessoa destra (caso de Donald Trump) olha para baixo e esquerda, ela está entrando em um diálogo interno, falando consigo mesma, está em um momento de reflexão.
Seus lábios estão sem tensão alguma, levemente para frente (fazendo o famoso “biquinho”) e levemente arqueados para baixo.
Se juntarmos esses sinais, chegamos à conclusão que Donald Trump está avaliando alguma situação internamente. Está fazendo considerações. 

Imagem 4:




  Nessa foto podemos notar a expressão facial clássica de nojo.
O nojo é representado na face pela elevação do lábio superior (podendo tornar até os dentes visíveis dependendo da intensidade, como é o caso da foto acima) e pelas rugas ao redor do nariz, sendo esse o sinal mais confiável do nojo.
Essa emoção pode ser física ou moral: física quando é associado a impurezas, alimentos estragados, barata, vômito, etc.; Moral é quando está direcionado a pessoas.
Podemos observar que Trump está realizando o gesto de apontar, um dosa preferidos dele. Como visto anteriormente, é um gesto que denota muita agressividade.
Nos leva a crer que o nojo é moral.

Imagem 5:





Na imagem acima, a primeira coisa que podemos perceber é a posição de sua cabeça.
Basicamente podemos avaliar, dentre outras, 3 posições mais comuns da cabeça:
 - A posição reta: Esta é representada pela cabeça a 90 graus. É a forma mais neutra. Não há confiança em excesso e nem a falta dela.
 - A posição < 90 graus: Quando está direcionada para baixo, ou seja, quando olhamos para o chão. Essa posição denota falta de confiança.
 - Posição > 90 graus: Quando está direcionada para cima. Olhar desta forma,estando de “nariz empinado” denota muita arrogância e superioridade em relação aos demais. Deve ser evitada, principalmente por líderes.
No caso da foto podemos reconhecer como sendo o último tipo descrito. Note que Trump tem sua cabeça posicionada acima de 90 graus.

Imagem 6:




A face de Trump encontra-se bastante tensionada e voltada para a expressão de raiva.
Essa emoção é expressa pela face quando as sobrancelhas se aproximam e se abaixam; as pálpebras ficam tensionadas e os lábios se apertam. Nessa imagem ao invés do atual presidente pressionar o lábio superior contra o inferior, ele expõe os dentes de cima e o pressiona contra o lábio inferior. É uma das variações da raiva.
Novamente vemos seu dedo apontado, o que denota agressividade e despotismo.





Análise feita por Damis Almeida Nemitz, professor e especialista em Linguagem não verbal.
Contato: damisalmeida@gmail.com








Análise grafológica da escrita de Donald Trump por Thaís Guimarães


NOTA: A análise grafológica corresponde à junção de vários testes psicológicos, ou seja, a amplitude de informações obtidas é gigantesca e superior a todo e qualquer teste psicológico existente na atualidade. Portanto, a análise feita nesta postagem é ampla, minuciosa e rica em informações precisas. 


 A intransigência, o despotismo, a dissimulação, o alto nível de energia e características afins são facilmente visíveis pelo Grafólogo bem preparado. Existem conflitos internos de grande monta, indício de psicopatologia. O perfil grafológico não nos deixa dúvidas: trata-se de uma personalidade de risco, todavia o Grafólogo não faz nenhum tipo de diagnóstico. A análise não verbal guarda grandes similaridades com a análise grafológica, o que considero fantástico.

PARA LER A ANÁLISE NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI







3 comentários:

  1. Não deixa de ser interessante essa análise .. mas, não tomaria como base para certas decisões, pelo seguinte, são capturas de momentos ... ao longo de um debate, ou uma palestra, nossa exposição é acompanhada de diversas expressões, relacionadas ao tema discutido ou trazido à pauta naquele momento específico .... ele poderia fazer cara de nojo ao falar das decaptações feitas por terroristas islâmicos ...., poderia assumir uma postura agressiva ao falar de temas que estimulassem essa postura .... logo, a análise corporal feita sobre imagens isoladas intencionalmente, separando a postura do contexto, torna essa análise desprovida de critérios ...
    Com relação ao Trump em si, convém ressaltar que um presidente não governa só ... e não é conveniente julgar um presidente sem que o mesmo tenha governado .... aqui no Brasil é comum que façamos o julgamento com base em nossas ideologias e conceitos, o que é um erro ... e temos exemplos, tipo Lula e Dilma que foram endeusados por um grupinho de esquerda e que não admitem os fatos, mesmo com esses sendo esfregados na cara de todos ... sso não é um tipo de psicopatia ? Não ter discernimento para admitir fatos constatados e persistir na negativa dos mesmos ?
    Isso acontece não é verdade ? Por que será que cubanos refugiados voltaram no Trump ? Esse é um dado relevante, pois esses possuuem em suas vidas a vivência traumática adquirida quando sob domínio da pior ditadura que existe que a Ditadura comunista ... aclamada no Brasil por alguns grupinhos idiotizados por ilusionistas, isso também acontece.

    Mas o fato é que fazer previsões agora pode ser um tiro no pé ... Trump será presidente .... e só o tempo permitirá a sua avaliação, fora isso restam apenas especulações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deyson, boa noite. Agradecemos o seu comentário e entendemos a sua opinião crítica. Reconhecemos que a análise da comunicação não verbal de qualquer indivíduo é mais fidedigna quando é analisado por exemplo um vídeo, onde podemos alinhar fala e expressão corporal e identificarmos com maior precisão possíveis "incongruências". No caso do Trump, independentemente do momento é bastante perceptível que o mesmo "usa e abusa de tais gestos", sendo estes portanto expressões latentes do seu âmago. Não é e jamais será a nossa intenção fazer juízos de valor com quem quer que seja. O objetivo da nossa postagem não é fazer previsões "nem antes tampouco após o ocorrido", mas sim, informar ao leitor, as consonâncias entre a Linguagem corporal e a Grafologia. Valendo-se destas ferramentas não temos dúvidas do potencial de governabilidade do Trump, mas é bastante explícito que a agressividade e o autoritarismo é a marca registrada da personalidade dele ! Grata pela atenção ! Thaís Guimarães.

      Excluir
    2. Boa noite. Obrigado pelo comentário
      Você fez bons apontamentos, mas é necessário te mostrar algumas coisas.

      Você está correto quando diz que ele poderia fazer a expressão de nojo ao falar das decapitações, porém no artigo, eu não citei o motivo dele ter feito tal expressão facial. Apenas citamos que ele fez.
      As expressões faciais existem independente do motivo. Por exemplo: se uma expressão facial de nojo é feita, independente do motivo, ela vai continuar sendo uma expressão de nojo.

      "A análise feita sobre imagens isoladas torna a análise desprovida de critérios". Também concordo, mas o objetivo do artigo é ensinar e não julgar. Volto a repetir... em nenhum momento foi colocado o porquê de Donald Trump ter feito tal expressão facial, ou gesto corporal. Tendo em vista que não houve julgamento e sim ensinamento, não há problema algum a imagem estar isolada.

      Não foi feita nenhuma previsão. O intuito desse artigo é ensinar e mostrar como funciona a comunicação não verbal. Não há em nenhum momento uma ideologia ou uma parcialidade

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.