quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Análise não-verbal: Anitta diz que não apoia Jair Bolsonaro e é a favor do movimento "Ele Não"

Anitta aceitou o desafio da cantora Daniela Mercury, e veio à público se manifestar a favor da hashtag "Ele Não" - movimento contra a candidatura de Jair Bolsonaro.
Isso aconteceu após a cantora já ter falado que não iria se manifestar sobre de quem seria o seu voto à Presidente.
A cantora Anitta realmente apoia a hashtag "ele não"?

Vamos à análise:

No começo do vídeo em 0:01, Anitta, ao cumprimentar os espectadores, exibe uma acentuação na prega naso-labial, elevação do queixo (Mentalis) e uma pressão nos lábios. Essa configuração está presente na emoção de nojo. 
A pressão nos lábios é uma intenção de suprimir essa emoção
Anitta não queria estar ali falando sobre esse tema.

Aos 0:03 - 0:04 ao falar que foi desafiada pela Daniela Mercury a apoiar a hashtag "ele não", novamente podemos ver a pressão nos lábios juntamente com uma configuração de nojo ao citar o desafio

Em 0:05, ao verbalizar a palavra "apoiar", podemos notar que o pitch vocal de Anitta se eleva, deixando sua voz mais aguda. Isso indica uma forte ansiedade. 
Sua cabeça se lateraliza quebrando a harmonia corporal.
Podemos concluir uma possível desonestidade de Anitta quanto a veracidade de seu apoio.

Em 0:13 Anitta diz que não apoia o candidato Jair Bolsonaro.
Nesse momento, podemos reparar dois movimentos de cabeça incongruentes com o contexto.
Em um primeiro momento, Anitta inclina a cabeça para a sua direita, e logo em seguida ela realiza um movimento de cabeça partindo da esquerda para o centro. 
De acordo com o antropólogo, Desmond Morris, quando movimentamos a cabeça do centro para as laterais e depois retornamos ao ponto inicial, estamos negando ("Head Shake"); se realizamos esse gesto partindo do centro para apenas uma das laterais e depois retornamos ao começo, também é sinal de negação; mas se iniciamos o movimento na lateral para o centro, significa uma afirmação.
Ao final desse trecho, Anitta, novamente pressiona os lábios em uma tentativa de suprimir alguma emoção ou o que realmente gostaria de dizer (foto acima).

Em 0:17, Anitta diz: "... em momento nenhum eu desmereci... a hashtag"
Nesse momento, a cantora Anitta novamente nega com um gesto de cabeça partindo da lateral esquerda para o centro. De acordo com Desmond Morris, é um gesto de afirmação.
Podemos notar também que Anitta eleva sua sobrancelha direita de forma sutil, ao falar "em momento nenhum". Esse gesto é chamado de "Skeptical Eyebrow" e indica ceticismo, dúvida, incredulidade no que está vendo, falando ou escutando.
Anitta realiza uma pausa desnecessária entre as palavras "desmereci" e "hashtag" quebrando o fluxo verbal.
Esse cluster (conjunto) indica incongruência e descrença no que está dizendo.

Em 0:20 - 0:21, Anitta diz: "Eu só quis dizer para vocês que... além de se posicionar com hashtag, agente pode fazer durante a nossa vida. São os nossos dias também... as nossas atitudes, que mostram a nossa luta contra o preconceito, contra o racismo, machismo, homofobia; nossa luta pelas minorias"
Durante esse trecho, Anitta eleva o ombro direito em vários momentos. Um desses momentos se dá durante a palavra "além" (foto acima).
Esse gesto chamado de "Shoulder Shrug" de forma unilateral, feito durante tantas vezes e um trecho relativamente pequeno, indica desonestidade no discurso, pois há uma dissonância entre o que ela realmente pensa e o que ela está verbalizando.

Em 0:41 Anitta diz: "Eu apoio sim o uso da hashtag "ele não""
Nesse momento, ao final, novamente vemos Anitta comprimindo seus lábios com o intuito de suprimir uma emoção, uma fala, um desejo, etc.
É comum fazermos esse gesto quanto estamos contrariados de termos que fazer algo.

Em 0:45 após dizer: "... quero desafiar...", podemos notar que Anitta inspira mais profundamente
Indica nervosismo, tensão e recrutando forças para uma ação indesejada.


SUMÁRIO: Anitta não se sente a vontade no vídeo. Existem incongruências.
Não podemos confirmar se ela apoia o candidato Jair Bolsonaro, mas podemos afirmar que o apoio a hashtag "ele não" foi feito de forma racionalizada. Isso significa dizer que não houve vontade, por parte de Anitta, de oferecer apoio a esse movimento contra Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.