quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Análise não-verbal: João Doria fala sobre vazamento de vídeo íntimo. Fato ou Fake news?

Recentemente um vídeo íntimo divulgado na internet, supostamente, mostrava o candidato à Governador de São Paulo João Doria em uma orgia com cinco mulheres, causando uma imensa repercussão.
O candidato veio à público juntamente com sua esposa, afirmando que se tratava de um vídeo fake.
Será que João Doria realmente estava envolvido no escândalo ou se trata de uma montagem?

Vamos à análise:

A esposa do candidato já começa o vídeo com a cabeça baixa e contraindo o bucinador (músculo da extremidade da boca responsável pelo estreitamento das comissuras). Podemos afirmar que ela está exibindo vergonha diante do acontecimento.

Em 0:01, quando Doria fala: "Pessoal, estou aqui ao lado da Bia", podemos perceber que a mesma fecha os olhos ("Eye Shielding") desejando não visualizar o fato, evento.
Podemos concluir que sua esposa não gostaria de estar ali passando por isso.

A partir de 0:08, João Doria diz: "Hoje, eu vi um vídeo vergonhoso nas redes sociais. Produzido por alguém que só quer o meu mal"
Nesse trecho, o discurso do candidato é realizado de forma fluida, congruente com as pausas sendo realizadas nos momentos corretos.
Podemos observar que no instante em que diz: "Produzido por alguém que só quer o meu mal", sua cabeça se movimenta rapidamente de um lado para outro. De acordo com o especialista Jack Brown, esse gesto é chamado de "Head Wiggle" e projeta confiança, assertividade, certeza. Junto com esse movimento, em um determinado momento, Doria, adiciona um movimento para trás com a cabeça, adicionando um significado de incredulidade e aversão ao que é falado.
O candidato Doria acredita que quem divulgou esse vídeo realmente queria prejudicá-lo, sentindo repugnância em relação ao fato e/ou a divulgação.

Em 0:16, Doria diz: "Fake news"
Ao mesmo tempo realiza um gesto de elevar as sobrancelhas chamado de "Eyebrow Flash". Esse gesto tem um alto coeficiente de sinceridade e transmite a ideia de assertividade e confiança.

Em 0:26, o candidato diz: "Lamento muito que a campanha de São paulo tenha chegado a esse nível..."
Doria, nesse momento, exibe uma expressão de desprezo pela contração do bucinador na extremidade direita do lábio e há indícios também de raiva pela contração do corrugador (músculo responsável pelo abaixamento das sobrancelhas).

Durante a verbalização do "... tenha chegado a esse nível" (0:28), Doria olha para sua esposa pedindo aprovação, concordância, companheirismo juntamente com a elevação das sobrancelhas ("Eyebrow Flash") exibindo um alto coeficiente de sinceridade; e ela corresponde.
Tendo em vista que Doria foi o primeiro a realizar esse gesto. Ele tomou a iniciativa de lamentar a sua esposa do que sofreram e indiretamente pede desculpas; sua esposa corresponde com sua linguagem não-verbal, retribuindo o olhar e demonstrando que o apoia e acredita nele.

Um segundo após, em 0:29, A esposa do candidato fecha os olhos demonstrando um desejo de não visualização dos prejuízos causados pela divulgação do vídeo. Logo em seguida Doria realiza o mesmo gesto.
Isso mostra que tanto um quanto o outro lamentam e sentem com o que aconteceu. E desejam apagar da mente esse fato e superar tudo isso.

Em 0:30 ao falar da família, a esposa inclina a cabeça para baixo, pressiona os lábios e fecha os olhos. Esse conjunto gestual indica vergonha e sentimentos negativos em relação ao prejuízo causado.
Ela sente muito com a repercussão de tudo o que aconteceu e com sua extensão para a família.

A partir de 0:58, o candidato João Doria diz: "Jair Bolsonaro também tem sofrido ataques de todos os tipos"
Nesse momento sua esposa fecha os olhos e apresenta uma configuração facial de nojo pela elevação do lábios superior e acentuação da prega naso-labial, seguido por um estiramento horizontal dos lábios presente na expressão de medo.
A esposa de Doria discorda da comparação feita pelo marido.

A partir de 1:01, Doria diz: "Nós resistiremos. Resistiremos por São Paulo, por defender São Paulo e por defender o Brasil, e ao defender São Paulo e o Brasil, defendemos a nossa família."
Ao final desse trecho, em 1:09, ao dizer sobre a defesa da família, a esposa de Doria o abraça pelos ombros demonstrando uma proximidade entre eles, passando a mensagem não-verbal: "Estamos juntos"
Tanto Doria quando a esposa exibem uma expressão de tristeza pela contração do corrugador e elevação da parte interna das sobrancelhas e diminuição do ângulo da boca.
Bia exibe também um "Eye Shielding" mostrando um desejo de não-visualização.


SUMÁRIO: Durante todo o vídeo o discurso do candidato João Doria é completamente congruente, fluido e seguro, não havendo indícios de desonestidade. Há a presença de emoções que fazem parte do padrão comportamental para esse contexto: raiva e tristeza.
Sua esposa se mostra com vergonha e triste com toda a exposição negativa que teve, inclusive sua família.
Podemos concluir que o vídeo íntimo divulgado na internet é Fake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.