terça-feira, 16 de outubro de 2018

Análise não-verbal: Lua Blanco e Thaís Araújo. Problema técnico em programa da Rede Globo?

"Popstar" é um programa ao vivo da Rede Globo aonde, semanalmente, se apresentam artistas (a maioria não tem contato com a música) cantando músicas de sua preferência. Esses famosos são avaliados por um time de dez jurados, cuja a função é avaliar as apresentações e dar notas de acordo com seus critérios particulares.
Além das notas dadas pelos jurados, o público de casa e uma platéia interativa também dão notas às apresentações.
No programa do dia 14/10 aconteceu algo inesperado. Após se apresentar, a artista Lua Blanco estava ouvindo as notas dadas por usa apresentação quando de repente, a nota do "público de casa" estava zerada.
A apresentadora Thaís Araújo repassou o que aconteceu, dizendo que foi um "erro técnico".
Será que pela comunicação não-verbal é possível identificarmos se houve mesmo um erro técnico?

Vamos à análise:

Em 0:19, ao notar que a nota do público estava zerada, a apresentadora Thaís Araújo apresenta uma contração no corrugador, formando rugas verticais entre as sobrancelhas.
O evolucionista Charles Darwin denominou esse músculo de "músculo da dificuldade". Darwin reparou que qualquer dificuldade física ou mental faz com que esse músculo se contraia, devido ao abaixamento das sobrancelhas. De acordo com Paul Ekman, além da dificuldade, essa contração pode acontecer também em momentos de perplexidade, confusão, concentração e determinação.
Nesse momento, podemos concluir que Thaís Araújo estava confusa com o que estava acontecendo. Podemos interpretar esse contexto também como uma descrença. A mente emocional ainda estava processando o que acabara de ver.
Lua Blanco por usa vez exibe uma sutil elevação da pálpebra superior fazendo com que a esclera fique mais visível. Exibe a expressão de medo.

Ainda em 0:19, Thaís Araújo verbaliza: "Zero?!"
Podemos notar uma elevação unilateral da extremidade esquerda da boca (bucinador). Expressão de desprezo.

A partir de 0:26, Thaís diz: "Não. Tá. Estamos consertando. Tá"
Essa quebra de logica no discurso pode se dar pelo fato dela estar com um ponto eletrônico, que a coloca em contato direto com a direção do programa. Nesse momento, podem estar falando com ela, e ela respondendo no ar
No momento em que ela fala "estamos consertando" podemos observar um aumento na frequência das piscadas, gestos de cabeça descoordenados. Esse conjunto de gestos indica ansiedade e nervosismo com o que está acontecendo.

A partir de 0:28, Thaís diz: "Tivemos um problema técnico".
Esse momento acontece uma coisa bem interessante. Podemos notar que Thaís afasta a cabeça de forma bem sutil. 
O afastamento de cabeça e/ou do corpo são chamados de "Fenômenos de distanciamento". Nos indica que a agente não acredita, não gosta ou não concorda com o que está vendo ou ouvindo..
Essa frase, provavelmente, foi passada à Thaís Araújo através do ponto eletrônico. O fato de terem falado "problema técnico" ao invés de "erro técnico" provoca um distanciamento da produção do programa. Isso significa dizer que o erro não ocorreu por culpa da produção em si, mas de algum mecanismo responsável pela transferência dos dados para a produção; nesse caso, site ou aplicativo.

Em 0:43 após pedir o intervalo, Thaís Araújo diz: "Público de casa!"
Podemos notar que Thaís exibe uma expressão de medo social devido a elevação das sobrancelhas em suas porções interna e externa, a elevação das pálpebras superiores, tensão nas pálpebras inferiores, depressão do lábio inferior, estiramento horizontal dos lábios.
Essa expressão acontece quando estamos em um cenário desconfortável em que temos que explicar uma situação constrangedora.
Além do medo, podemos notar que Thaís eleva o ombro esquerdo unilateralmente, demonstrando insegurança, falta de comprometimento.
Ao mesmo tempo inclina a cabeça para a esquerda, indicando submissão, questionamento.
De acordo com a análise do discurso, essa frase é completamente desnecessária. Thaís Araújo já tinha explicado aos espectadores que houve um problema técnico.
Podemos interpretar esse conjunto gestual como um questionamento da apresentadora para o público em relação a nota, porém a elevação unilateral do ombro nos dá indícios de que ela sabe que o público não foi o responsável pelo placar zerado.
A concorrente Lua Blanco exibe um sorriso falso.


SUMÁRIO: Não podemos confirmar com toda a certeza o que foi falado através do ponto eletrônico da apresentadora, mas podemos afirmar que Thaís Araújo demonstra muito nervosismo e tensão - algo completamente normal para o contexto.
A apresentadora acredita que realmente houve um problema técnico e que o público, muito provavelmente não conseguiu votar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.