quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Análise não-verbal: Silvio Santos e Cláudia Leitte no TELETON. Assediada?

Nos dias 10 e 11 de novembro foi ao ar a edição 2018 da maratona televisiva TELETON, com o objetivo de arrecadar uma determinada quantia em dinheiro, pré-estabelecida, para ajudar a associação sem fins lucrativos AACD, que se destina a auxiliar crianças e adolescentes com deficiência de qualquer espécie.
No dia 11, um pouco antes do encerramento da maratona, Silvio Santos chamou a cantora Cláudia Leitte ao palco. Durante a sua participação aconteceu um episódio que gerou muita polêmica.
A cantora veio à público e disse que se sentiu desconfortável e assediada pelo apresentador. Será que esse assédio realmente aconteceu?

Vamos à análise:

Logo no começo do vídeo, a cantora estende seu braços com o intuito de abraçar o comunicador.
Pela Proxêmica (distancia entre os interlocutores em uma relação inter pessoal) que a cantora está se sentindo à vontade próxima ao apresentador Silvio Santos
Edward Hall, na década de 50 - 60, dividiu o espaço e pessoal e inter-pessoal em zonas. Zona pública, zona social, zona pessoal e zona íntima. Quanto mais próximos os interlocutores estão, mais confortáveis entre eles, eles se sentem, e maior é sua relação.
Podemos dizer aqui, que Cláudia Leitte e Silvio Santos estão entre a zona social e a pessoal.
Há conforto nessa interação.

A partir de 0:03, Silvio Santos diz: "Esse negócio de ficar... de eu ficar dando abraço, me excita e eu não gosto de ficar excitado"
No final desse trecho, Silvio Santos se afasta, e Cláudia Leitte também.
Podemos ver que a Proxêmica aumentou.
O fato de Silvio Santos ter se afastado, mostra uma intenção de distanciamento, que é incongruente com um desejo de assediar.

Em 0:30, enquanto Silvio Santos fala e vai se aproximando, Cláudia Leitte assume uma postura defensiva cruzando o braço esquerdo na frente do corpo e apoiando o braço direito enquanto segura o microfone.
As posturas defensivas são realizadas quando estamos diante se algo que nos causa desconforto e queremos nos proteger; ou quando queremos nos defender de algo que não gostamos.

Em 0:41, enquanto Silvio Santos continua falando, podemos notar que a Cláudia Leitte demonstra nojo, em um primeiro momento, e logo depois junto ao novo, ela emite o medo
O nojo pode ser visto pela elevação da prega naso-labial e elevação do queixo com uma sutil elevação no lábio superior
O medo já pode ser observado pela elevação nas pálpebras superiores, aumentando a porção branca dos olhos.
Essa combinação pode ser vista, nesse contexto como uma apreensão do que Silvio Santos iria continuar dizendo.
De acordo com Paul Ekman quando uma emoção aparece na face e perdura por aproximadamente mais que 2 segundos, podemos dizer que essa expressão é deliberada; bem como, se as intensidades das ações musculares que constituem a expressão da emoção tem uma intensidade alta, ela também é considerada deliberada e a intenção do agente, nesse momento, é gerar empatia, fazendo com que o outro veja a emoção que está sentindo.
Aqui, podemos ver que a expressão realizada pela cantora dura um tempo considerável e sua intensidade é bastante alta, o que podemos classificar como uma dramatização - embora, ela de fato, possa ter sentido essas emoções, e nesse contexto, realmente sentiu.
Juntamente, ela se inclina para trás, o que é congruente com as emoções expressadas. Essa inclinação é um desejo de afastamento.
Há também uma tensão nos ombros.
Há uma discordância de Cláudia Leitte em relação ao que o apresentador Silvio Santos falou, mas não sente a emoção negativa, na intensidade que está querendo transmitir.

Em 0:44, temos um momento muito interessante.
Cláudia Leitte vai desfazendo a expressão apreensiva, e essa vai dando lugar a um sorriso sutil e suprimido.
Esse sorriso é considerado verdadeiro, pois ocorre o estiramento para cima dos cantos da boca, e uma elevação muito sutil nas bochechas.
Esse sorriso é incongruente com uma sensação de ter sido assediada, mas pode ser congruente com um desconforto social.

Em 0:49, Cláudia Leitte ajeita sua saia. Esse gesto é conhecido como adaptador.
Os gestos adaptadores ocorrem quando estamos vivenciando momentos de ansiedade e nervosismo, e precisamos nos acalmar.
O fato de ajeitar a saia é uma forma dela se acalmar e se tranquilizar.

Em 1:07, podemos ver que ela volta a ficar em uma distância mais próxima de Silvio.
Quando sofremos algum tipo de assédio ou algum outro tipo de violência, tendemos a nos distanciarmos do agente realizador da ofensa, e/ou adotamos uma postura defensiva (cruzar os braços, as pernas, ...)
Aqui, Cláudia Leitte adota um padrão comportamental oposto ao que se espera.

Em 1:36, Cláudia Leitte realiza uma postura chamada "Akimbo" que consiste em colocar a(s) mão(s) em sua cintura. Temos que nos atentar para um detalhe importante: a posição das mãos.
Existem basicamente duas configurações para essa postura. Com o polegar para cima e com o polegar para baixo.
A postura com o polegar para baixo se tornou conhecida como a "Postura da Mulher Maravilha" e indica dominância, confiança, assertividade. Estado emocional alfa
A postura com o polegar para cima, como a de Cláudia Leitte demonstra, segundo Jack Brown, um elevado nível de conforto, suporte, confiança, estado emocional amigável.
Ainda de acordo com Jack Brown esse tipo de configuração do "Akimbo" é realizado em momentos de curiosidade por parte do agente realizador.
Essa postura é incongruente com uma sensação de assédio.

Em 1:52, após Silvio dizer que prefere que ela troque de roupa de novo, para poder cantar, ela exibe um conjunto gestual muito interessante.
Seu maxilar se movimenta para o lado e suas bochechas são sugadas parada dentro. Esse cluster (conjunto) indica um grau de ansiedade e constrangimento e uma tentativa de se acalmar
De acordo com Jack Brown, em alguns contexto, como é o caso desse, podemos interpretar esses dois gestos com uma expressão de: "Você me pegou", "Você venceu".
Pelo tempo em que ela se mantém nessa expressão, podemos assumir que ela também é deliberada.

Em 2:12, enquanto Silvio Santos elogia Cláudia Leite, ela demonstra um sorriso verdadeiro devido ao estiramento dos cantos da boca para cima e a elevação das bochechas.


SUMÁRIO: Cláudia Leitte sentiu-se ansiosa, nervosa e tensa com o comentário do apresentador.  Além disso, podemos notar apreensão, constrangimento e desacordo com a situação.
Cláudia Leitte não está congruente com um comportamento de quem sofreu assédio, mas podemos afirmar de que sofreu um incômodo muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.