quinta-feira, 11 de abril de 2019

Análise não-verbal: Pastor Felipe Heiderich declarado inocente. Discurso

Em 2016 o Pastor Felipe Heiderich foi denunciado por sua ex-esposa Bianca Toledo por ter, supostamente, abusado sexualmente de seu filho; à época com 5 anos. Felipe foi preso e posto em liberdade até a conclusão do caso. Segundo o processo, Felipe também foi internado em um manicômio.
Recentemente o juiz julgou improcedente sua condenação e o absorveu, livrando de todas as acusações.
O Pastor veio à público comemorar sua inocência.
O que sua linguagem corporal e seu discurso podem nos dizer?

Vamos à análise:

Até os 4 segundos de vídeo, podemos notar que existe um pouco de ar em sua voz e um tom artificial.
Esses elementos indicam que sua fala não é natural, e que provavelmente foi ensaiada. Essas características da fala são comuns em pastores que se utilizam desses recursos para gerar empatia e dar um valor emocional ao discurso.

Aos 0:06, Felipe realiza a expressão de nojo devido a contração do corrugador (músculo responsável pelo abaixamento das sobrancelhas), elevação do lábio superior e abaixamento dos cantos dos lábios.
Essa emoção aparece ao falar do sofrimento pelo qual passou.

Em 0:12 - 0:13, Felipe diz: "O juiz acaba de decretar que eu sou completamente inocente de tudo que me acusaram."
Existe um aumento no volume vocal juntamente com a afirmação de cabeça, na palavra "acaba", confirmando a ação do juiz de decretar sua inocência.
Ao dizer "completamente" Felipe faz um gesto de meia negação - a cabeça se movimenta do centro para a esquerda, logo após, retorna para o seu ponto inicial. De acordo com Desmond Morris, esse meio maneio de cabeça é chamado de "Head Twist" e indica negação.
Podemos concluir desse trecho que apesar dele ter sido inocentado, por algum motivo ele não se sente completamente inocente.
Contextualizando, algo pode ter acontecido que o fez não acreditar em sua completa inocência.

A partir de 0:17, Felipe diz: "Eu sei que existem muitas perguntas: Por que eu fui sequestrado. Mantido em cárcere privado. Por que tudo isso aconteceu. Mas, mesmo que eu esteja com 25 quilos a menos, eu só quero abraçar minha família... e poder sair na rua."
Ao afirmar que sabe que existem muitas perguntas, ele fecha os olhos e nega com a cabeça. Esse conjunto gestual, nesse contexto, indica incerteza.
Em sua face notamos a expressão de desprezo, pela contração unilateral do músculo do bucinador (foto acima)

Agora vamos para dois momentos interessantes.

Ao dizer a palavra "seQUEstrado", ele realiza um gesto ilustrador dominante, o que é congruente com sua intenção de ser assertivo; porém, enquanto realiza esse gesto notamos uma sutil elevação unilateral em seu ombro esquerdo. Esse gesto é chamado de "Shoulder Shrug" e indica incerteza de que realmente houve sequestro (vídeo acima)


No momento em que diz "mantido em cárcere privado" reparem que ele não completa o gesto, parando no meio do movimento. Essa quebra de fluidez do gesto é um indicativo de insegurança em suas palavras e/ou ideias. Essa insegurança faz com que o corpo "trave" o movimento. (A foto acima mostra o gesto sendo realizado até a metade no movimento completo)
O uso do "mas", de acordo com estudos de Statement Analysis, exclui a importância de todo o período verbal anterior a ela. Significa dizer que para ele, não é importante falar do suposto sequestro, cárcere privado; Felipe está mais interessado em dizer que está com 25 quilos. Essa frase, inclusive, indica um desejo de criar, gerar empatia nos interlocutores, mostrando todo o sofrimento pelo qual passou. O que confirma essa intenção é o fato dessa frase não ter lógica com o restante do discurso.
Ao afirmar que quer abraçar a família ele nega com a cabeça. Há incongruência. O verbal afirma e o não-verbal nega.

Ainda relacionado ao trecho acima, no momento em que Felipe expõe a vontade de sair na rua, ele eleva sutilmente o ombro direito. Esse gesto, conhecido como "Shoulder Shrug" indica, nesse contexto, uma falta de comprometimento emocional com o que está dizendo. (Deve-se observar o vídeo para captar o movimento).

A partir de 0:41, Felipe diz: "Vocês não precisam acreditar só na minha palavra"
O uso do verbo "precisar" indica uma necessidade do Pastor para que acreditem nele; e igualmente ele tem a necessidade de que acreditem na decisão judicial
Em um contexto de inocência X culpa, o agente deve mostrar dominância, e consequentemente assertividade. O verbo "precisar" mostra submissão e pouca assertividade, por significar uma necessidade, e não uma imposição.
Durante a verbalização da palavra "acreditar", Felipe eleva sutilmente o ombro esquerdo, de forma unilateral, demonstrando insegurança em suas palavras.

Em 0:48, ao dizer "inocente de tudo", Felipe exibe uma expressão falsa de tristeza.
Essa expressão é considerada falsa pela alta potência de arranque e pelas intensidades altas das contrações musculares.
Intensidade de arranque diz respeito da trajetória da formação da emoção na face. As expressões faciais tem um momento de formação (onset), o ápice (appex) e o seu declínio (offset). Aqui podemos ver que ela se forma de maneira muito rápida, sem respeitar essa trajetória.
Uma emoção verdadeira, geralmente tem intensidades A e B; aqui sua intensidade é mais alta
Sua intensão aqui é gerar empatia dos interlocutores.
A frase "inocente de tudo", de acordo com estudos de Statement Analysis indica uma omissão e fuga. Ele evita dizer do que ele é inocente

Em 0:50 vemos uma expressão, a princípio, de felicidade pela contração do músculo do zigomático maior, responsável pela elevação dos cantos da boca; e pela contração dos orbiculares dos olhos, responsável pela formação dos "pés de galinha". Porém existe uma forte assimetria facial, tendo uma contração maior no seu lado direito. Isso é característica de uma emoção falsa de felicidade.
Novamente, sua intenção aqui é gerar empatia


SUMÁRIO: O Pastor Felipe Heiderich demonstra nojo ao falar de sua acusação, havendo, nesse ponto, congruência.
Apesar dele se achar inocente, ele sabe que essa inocência não é completa.
Ele tem dúvidas se houve mesmo sequestro, e sabe que não houve cárcere privado, devido a insegurança mostrada nesse trecho.
No âmbito da Paralinguagem (estudo da voz - tonalidade, volume, fluência, etc.) e as emoções falsas demonstram intenção de gerar empatia com os interlocutores.
Sua impostação de voz e fluidez são congruentes com as realizadas por Pastores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.