terça-feira, 7 de maio de 2019

Análise não-verbal: Ana Maria Braga falando sobre sua suposta demissão da Rede Globo. Veracidade?

Recentemente, a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, veio por intermédio de seu programa esclarecer sobre sua suposta demissão da emissora.
Foi divulgada na internet uma notícia falando que a apresentadora das manhãs teria sido demitida da emissora após divergências com sua produção. Segundo a notícia, Ana Maria Braga teria, supostamente, lançado um produto para emagrecer e queria que esse produto fosse anunciado em seu programa. Após a recusa da produção, a apresentadora teria pedido demissão
Será que Ana Maria Braga realmente foi - ou será - demitida da emissora carioca? E mais; será que a apresentadora tem alguma relação com produto para emagrecer?

Vamos à análise:

Em 0:12, Ana Maria Braga exibe uma expressão de aversão devido a elevação unilateral do lábio superior.
Essa emoção tem como fato gerador a notícia de que ela teria sido demitida da Rede Globo.

A partir de 0:14, a apresentadora diz: "Eu tenho amigos meus ligando, perguntando se eu vou sair da Globo"
Ao dizer que ela ter amigos ligando, a apresentadora aumenta o número das piscadas. Esse gesto indica nervosismo, tensão, e em alguns contextos, ansiedade. Algo, no fato de amigos ligarem para ela, a deixa nervosa.
Pode significar também desonestidade quanto às ligações, porém precisaríamos de mais detalhes para termos essa confirmação.
Ao verbalizar "da Globo", notamos uma risada suprimida. Essa risada pode ter vários significados, dentre eles nervosismo e descrença. A descrença, mais especificamente, pode estar relacionada com o fato das pessoas, em geral, acharem que ela realmente iria sair da emissora ("É inacreditável acharem isso")

A partir de 0:30 - 0:31, Ana Maria Braga diz: "Eu não estou saindo da Globo, né?"
Ao verbalizar essa frase, a apresentadora realiza um gesto de cabeça chamado de "Head Wiggle". O conceito desse movimento foi trazido pelo especialista em linguagem corporal Jack Brown e consiste em movimentos rápidos, com a cabeça, de um lado para outro. Esse sinal não-verbal indica assertividade, alta confiança em suas palavras e/ou ideias. O "Head Wiggle" pode vir conjugado com um movimento de cabeça para frente ou para trás. Se for para frente, indica repreensão; se o movimento for para trás, é adicionado ao significado incredulidade e rejeição.
No caso, da Ana Maria Braga, podemos ver esse "Head Wiggle" com um movimento adicional para frente. Podemos chegar a conclusão que a apresentadora tem um alto grau de confiança de que não vai sair da emissora.
Ainda nesse trecho, existe um outro sinal interessante, mas dessa vez é verbal. O uso do agregador "né?" no final da frase. De acordo com estudos de Análise do Discurso, o uso dessa expressão, nesse contexto, indica dúvida.
Podemos concluir que a apresentadora realmente acredita e tem convicção de não vai sair da emissora, mas ela tem dúvidas de como será o seu futuro na Rede Globo.
Outro elemento que confirma essa dúvida, é a escolha da estrutura verbal "eu não ESTOU SAINDO" e não o futuro do presente ("eu não SAIREI"). Essa escolha pode nos confirmar que ela sabe que no momento ela não está saindo da emissora, mas ela é omissa quanto ao futuro.

A partir de 0:35, Ana Maria Braga diz: "Não tenho previsão nenhuma, nem de aposentadoria"
Nesse momento ela está sendo sincera. Ela nega verbalmente ao mesmo tempo que faz um sinal negativo com a cabeça. Há congruência.
Nesse trecho ela também mostra as mãos. Esse gesto é clássico de sinceridade. (foto acima)

A partir de 0:53, Ana Maria diz: "porque primeiro a gente tem que se divertir"
Nesse momento ela aponta para si mesma com as pontas dos dedos.
Os gestos de auto-referência apesar de pouco explorados pelos estudos de comunicação não-verbal, tem um papel importante nas análises. Quando nos referimos a nós mesmos, pela forma como a mãos ou as mãos tocam no peito, podemos dizer se tal momento do discurso é emocional ou racional. Se tocamos inteiramente com as palmas das mãos, o discurso é sentido, emocional; se tocamos com parte das palmas das mãos ou com os dedos apenas, o discurso é racional.
Aqui podemos ver, que ao dizer que primeiramente Ana Maria Braga tem que se divertir, ela realiza esse gesto de auto-referência com a ponta dos dedos, nos indicando um discurso racional, sem ter qualquer cunho emocional.
Tendo em vista que ela está falando de diversão (âmbito emocional), podemos concluir que há desonestidade

Em 1:04, ao se referir aos espectadores, ela realiza um gesto de apontar com a palma da mão pra cima. Esse gesto indica abertura, generosidade, importância com os interlocutores. É o gesto ideal para criar conexão.
Aqui podemos dizer que Ana Maria Braga adota uma linguagem corporal excelente e congruente com a intenção que deseja transmitir

A partir de 1:10, Ana Maria diz: "Temos muuuiito trabalho pela frente"
O prolongamento do advérbio "muito" indica racionalidade e desejo de convencimento. Ela prolonga essa palavra para convencer o público da quantidade de trabalho que ainda será feita. Esse recurso verbal é muito utilizado por oradores para dar ideia de intensidade.

A partir de 1:28, a apresentadora diz: "Eu não tomo comprimido para emagrecer"
Aqui vemos dois sinais importantes. Um não-verbal e um verbal
Antes de haver o corte de imagem, podemos notar que a apresentadora faz um movimento assimétrico com o braço esquerdo. Tendo em vista que o corpo se movimenta simetricamente em um contexto de honestidade, pois há um equilíbrio entre o verbal e o não-verbal, movimentos corporais assimétricos atípicos são forte indicadores de desonestidade.
Ainda nesse trecho, ao dizer "comprimido para emagrecer" ela quebra o padrão verbal, mantido durante todo o vídeo ao acelerar sua fala.. Quebra de padrão é um forte indicativo de desonestidade.


SUMÁRIO: A apresentadora Ana Maria Braga está confiante ao dizer que não está saindo da Rede Globo, porém há indícios de dúvida em relação ao tempo em que ficará.
Ao se referir a seus espectadores, Ana Maria Braga tem uma linguagem corporal muito correta e congruente com a intenção que quer passar. Ela sabe criar conexão com seu público.
Existe indícios de desonestidade ao dizer que não toma comprimidos para emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.