segunda-feira, 13 de maio de 2019

Análise não-verbal: O goleiro Sidão recebendo o troféu de "craque do jogo". Humilhado?

A partida entre Santos e Vasco da Gama que ocorreu no domingo dia 12/05 foi marcada por um acontecimento atípico.
A Rede Globo criou o "Craque do Jogo" que é uma premiação dada pela emissora ao melhor jogador da partida, através de votação dos internautas. Nessa partida o vencedor desse prêmio foi o goleiro do Vasco, Sidão, que atravessa uma má fase com falhas em jogos importantes, inclusive neste último. Apesar do goleiro ter reconhecido suas falhas, foi o premiado com o troféu de "craque do jogo".
Esse evento foi tido, pelos demais torcedores e pela imprensa, como uma humilhação ao jogador.
O que será que a Linguagem Corporal do goleiro nos diz?

Vamos à análise

No começo do vídeo, podemos ver um gesto de passar a língua nos dentes. Esse gesto indica nervosismo e tensão. Aqui há um alto nível de ansiedade

Logo depois, em 0:05, podemos a retração dos lábios de Sidão.
De acordo com autores como Pierre Weil, esse gesto indica "Mutismo". Significa uma forma subconsciente de suprimir o crescimento interno de uma emoção negativa, bem como evitar uma manifestação externa dessa emoção.
Podemos notar também que existe a contração do músculo do corrugador, responsável pelo abaixamento das sobrancelhas; e o levantamento da parte interior das sobrancelhas. Essas duas ações musculares são responsáveis pela formação de rugas horizontais no centro da testa. Essas rugas são chamadas  de "Rugas do Pesar" e indicam emoções negativas como tristeza, pesar.
Podemos concluir que Sidão está triste com o resultado do jogo, mas deseja suprimir parcial ou totalmente essa emoção

Em 0:07, a pós a repórter pedir para o Sidão falar sobre a atuação do time no jogo, ele abaixa a cabeça.
Esse movimento de cabeça, nesse contexto, é um indicativo de vergonha. Quando essa emoção está presente, tendemos a abaixar a cabeça em um gesto de submissão e fuga, pois o contato ocular é anulado
Juntamente, podemos ver que, mais uma vez, existe a formação de rugas horizontais no centro da testa, indicando pesar, tristeza.

Em 0:13, existe pressão nos lábios e uma leve retração. Mais uma vez vemos o gesto de "Mutismo", representando o desejo de querer se conter.
Juntamente podemos ver os olhos fechados. Esse gesto chamado de "Eye Shielding" indica desejo de não visualização. James Borg chama de Ação de Desligamento. Exprime um desejo de se desligar daquela cena, daquele evento.
Sidão nesse momento não quer falar sobre o ocorrido

Ainda referente ao trecho acima, antes de começar a responder à repórter, podemos ver uma elevação dos dois ombros. Esse gesto é chamado "Turtle Effect". Consiste em elevar os ombros para se proteger de uma situação que provoca um estímulo negativo. Esse gesto tem esse nome porque se assemelha ao gesto de uma tartaruga que entra no casco diante de uma situação ameaçadora.

A partir de 0:14, Sidão responde: "Acho que até o primeiro gol ali, num erro individual meu, o time tava bem..."
Ao dizer "erro individual meu" ele faz um gesto de passar a língua no lábio inferior. Esse gesto, primeiramente, indica uma alta carga de ansiedade e nervosismo. Quando ficamos nervosos e tensos, há o ressecamento dos lábios, por isso precisamos umidificá-los, daí o gesto.
Joe Navarro vai mais além. Segundo suas pesquisas como agente do FBI, esse gesto também pode indicar auto-incriminação (como se o corpo estivesse dizendo: "eu fiz besteira", "eu errei")
Podemos ver, nesse trecho um outro movimento interessante - o movimento ocular.
Se vocês repararem, o goleiro movimenta seus olhos de um lado para outro de forma contínua. Esse movimento ocorre com bastante frequência entre os jogadores de futebol. Indica rota de fuga. Desejo de não estar ali, de fugir. Representa a procura de uma rota de fuga para sair dessa situação.

A partir de 0:35, a repórter diz: "Sidão, vou, vou, ter que te entregar aqui o troféu de "Craque do Jogo" que foi uma votação feita por torcedores; é uma votação que é feita apenas por torcedores, ééé... na internet. É um jogo que foi complicado pra você, uma partida bastante difícil, mas... ééé... fica aqui esse troféu pra você, Sidão"
Esse trecho tem vários pontos verbais e não-verbais interessantes de serem analisados. Vamos começar com os pontos verbais
A repórter começa dizer que "vai ter que" entregar o troféu para Sidão. Essa expressão ("vou ter que...") indica uma obrigação. Aqui é mostrado que a repórter não deseja entregar o troféu, mas tem a obrigação de fazê-lo.
Outro momento à respeito do discurso acontece quando ela fala "votação feita apenas por torcedores". O uso da palavra "apenas" dá uma intenção de excluir qualquer responsabilidade dela e/ou dos colegas da emissora. Somente os torcedores votaram, e mais ninguém.
Os agregadores verbais (ééé...) indicam um processo cognitivo de pensar no que dizer. Isso se dá pelo desconforto que a repórter está sentindo na hora.

No âmbito não-verbal, quando a repórter fala que vai ter que entregar o troféu, o goleiro Sidão, imediatamente abaixa a cabeça sinalizando vergonha, e logo depois começa a manipular sua garrafa de água. Esse segundo gesto indica nervosismo e tensão, sendo portanto, um gesto pacificador.

Ainda referente ao trecho acima, em 0:46, o goleiro, de cabeça baixa, realiza um gesto chamado "Nose Pinch". Esse gesto de pinçar o nariz (foto acima) é um forte indicador de ansiedade. Nesse momento, o goleiro está em um estado de baixa assertividade e confiança, e deseja se recuperar disso. A cabeça baixa indica vergonha.
Sidão está em um momento de intensa vergonha, e deseja se recuperar desse momento, se tornando mais assertivo e confiante

Em 0:51, ao receber o troféu das mãos da repórter, podemos notar na face de Sidão a emoção de desprezo devido a contração do bucinador e a emoção de raiva pela tensão apresentada na região da mandíbula. De acordo com observações, essa composição de emoções pode ocorrer em situações em que o agente se sente ultrajado, insultado.


SUMÁRIO: Podemos concluir que o goleiro Sidão realmente se sente culpado, apresenta vergonha, e outras emoções negativas, diante do resultado negativo do jogo. Seu desejo é de não externar o que sente e se tranquilizar diante desse evento negativo.
Ao receber o troféu, ele exibe emoções de nojo e raiva que podem indicar um sentimento de insulto, ultraje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.