sexta-feira, 17 de maio de 2019

Análise não-verbal: Ciro Gomes falando sobre declaração polêmica. Houve edição?

Em 2002, o até então candidato a Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma declaração pública polêmica ao se referir a sua esposa na época, a atriz, Patrícia Pilar.
Durante uma entrevista em São Paulo, quando questionado por um jornalista, qual o papel de Patrícia Pilar no dia-a-dia da campanha, o político Ciro Gomes deu uma resposta, vista pela imprensa, como constrangedora. Ciro Gomes disse que um dos papéis mais importantes da atriz, em sua campanha, é dormir com ele. Logo depois ele reformulou a resposta dizendo que era brincadeira.
Recentemente, em um programa para o Youtube, o político foi perguntado novamente sobre esse evento.
O que sua linguagem corporal tem a nos dizer tantos anos depois?

Vamos à análise:

A partir de 0:15, enquanto o apresentador Marcelo Tas está formulando a pergunta à respeito dessa declaração, a câmera corta para Ciro Gomes. Nesse momento podemos ver um aumento significativo no número de piscadas indicando ansiedade. Quando estamos experimentando esse estado, o número de piscadas aumenta consideravelmente devido ao maior envio, para o corpo, de hormônios ligados ao estresse, como por exemplo, o cortisol.
Se observarmos bem, existe também micro espasmos na região naso-labial (área marcada na foto acima). Esses micro movimentos podem, também, estar ligados ao estresse que o assunto gera no político

A partir de 0:22, ainda enquanto a pergunta está sendo formulada, há um plano de câmera aberto aonde podemos ver Ciro Gomes realizando um gesto pacificador.
Gestos pacificadores são aqueles cuja a função é de nos acalmarmos diante de um momento de nervosismo, estresse e até ansiedade. São gestos que consistem em auto-toques ou toques em objetos. Esses auto-toques são coceiras, leves passadas de mão na pele, etc.
Nesse momento, podemos ver Ciro Gomes esfregando os dedos indicador e polegar.
Podemos dizer que aqui ele está sob tensão e deseja se acalmar.

Em 0:33 enquanto Marcelo Tas elogia a atriz Patrícia Pilar dizendo que ela não aceitaria ter ouvido isso, podemos ver Ciro Gomes emitindo três gestos interessantes, em sequência.
Primeiramente ele emite um sorriso de desprezo, devido a leve contração no bucinador. Nesse contexto, podemos ver que, somado a esse desprezo, há também uma satisfação em toda a sua face. Quando vemos desprezo com satisfação, estamos diante do chamado "Duping Delight", que segundo Paul Ekman, é um sorriso emitido quando percebemos que o interlocutor se convenceu do que nós falamos e/ou que a nossa manipulação foi bem sucedida. Esse sorriso vem juntamente com o gesto de fechar os olhos, que nesse contexto, pode ser visto como um intensificador emocional (foto 1)
Logo depois, Ciro realiza o gesto de projetar a língua para fora, umedecendo os lábios, chamado de "Tongue Jut". Segundo Joe Navarro esse gesto indica dentre outras coisas auto-incriminação. Ao realizarmos esse gesto, é como se o corpo estivesse falando, dentre outras coisas: "Eu escapei ileso do que eu fiz" (foto 2)
Existe uma forte probabilidade de que Ciro Gomes se sinta satisfeito por entender que, de certa forma, Marcelo Tas está do lado dele e por isso tem a sensação de que vai sair ileso das perguntas e/ou dos julgamentos, etc. ("Ele está do meu lado, não vou sofrer nenhuma represália, ou terei que me justificar muito")

A partir de 0:43, Marcelo Tas pergunta: "O que esse episódio te ensinou?"
Em 0:46, antes de Ciro responder, ele realiza um gesto de projetar os lábios para frente, formando uma espécie de bico exagerado. Esse gesto é um indicativo de falsa consideração. Esse gesto é feito somente por indivíduos contextualmente dominantes. Ele quer transmitir a ideia de que levou o episódio em consideração, mas isso não aconteceu.
Juntamente ele direciona seu olhar para baixo e esquerda. O direcionamento ocular para esse sentido indica o acesso ao diálogo interno. Ele está avaliando o que falar.

Logo em seguida, em 0:46, Ciro responde: "Veja. Me ensinou muita coisa. Muita coisa mesmo..."
Esse trecho, apesar de ser pequeno, contém importantes sinais verbais, paralinguísticos e não-verbais.
Em relação ao âmbito verbal, podemos notar que Ciro inicia a sua resposta com a palavra "Veja". De acordo ensinamentos de Statement Analysis, palavras como "veja", "olhe bem", "veja bem", entre outras, indicam uma forma de ganhar tempo para a resposta. Quando uma resposta é direta não necessita dessa intenção de ganhar tempo. Uma resposta direta consiste em "sim" ou "não" e o complemento. O uso de palavras para ganhar tempo, tiram a naturalidade estrutural que uma resposta deve ter. 
Além disso há também o uso de palavras desnecessárias. Quando Ciro diz que "ensinou muita coisa", o complemento dito por ele ("muita coisa mesmo") é desnecessário, pois essa informação já foi passada . Essa repetição com palavras desnecessárias tem a intenção de convencer.
Paralinguagem é o estudo da voz (timbre, volume, intensidade, velocidade). Podemos notar, nesse aspecto, que Ciro Gomes começa a sua resposta com a voz mais aguda, o que é diferente de seu habitual. Essa alteração na voz, principalmente deixando ela mais aguda, indica ansiedade e nervosismo ao tratar do tema.
Em relação ao aspecto não-verbal podemos notar um desconforto com o corpo e uma rápida negação com a cabeça ao dizer que "ensinou muita coisa". Há nervosismo e incongruência
Há desonestidade em relação a esse trecho.

A partir de 0:52, Ciro diz: "O ambiente onde eu vivo não é um ambiente honesto, é um ambiente desonesto"
Esse trecho é rico em sinais verbais e não-verbais. Vamos nos atentar primeiramente ao sinais verbais.
A priori, é importante falar que o nosso cérebro não reconhece palavras de negação. Elas são excluídas. Por exemplo, se pedirmos para alguém NÃO imaginar um elefante cor de rosa, automaticamente o sujeito vai imaginar o elefante cor de rosa. Com base nisso, podemos concluir que falar "não é um ambiente honesto" é diferente de falar "é um ambiente desonesto". O "não" muda toda a forma como o cérebro vê essa imagem criada.
No começo da primeira parte da declaração ("o ambiente onde eu vivo..."), ele olha para cima e direita. De acordo com estudos da PNL, o movimento ocular para esse sentido, pode estar associado a criação de imagens. (foto acima)
Ao falar "ambiente desonesto", Ciro nega com a cabeça. Havendo uma incongruência entre a afirmativa verbal e a negação corporal
Podemos concluir que Ciro, ao dizer que o ambiente NÃO é honesto, sua mente automaticamente excluir a negação e ele começa a criar uma imagem de um ambiente honesto - essa criação é congruente com o movimento ocular. Quando diz que o ambiente é honesto ele nega com a cabeça confirmando que ele não acha que o ambiente é desonesto.

Em 0:59, Ciro diz: "Eu fui editado", se referindo ao que ele falou àquela época
Ao dizer isso, podemos ver uma gesto de cabeça, rápido, de um lado para outro, seguido de um afastamento.
Esse primeiro gesto de cabeça é muito semelhante a uma negação, porém o fato dele ser feito nessa velocidade e curto, indica um outro significado. Esse gesto é chamado de "Head Wiggle", e indica um estado alfa de assertividade e confiança.
O afastamento de cabeça para trás, adicionado ao gesto, indica incredulidade, duvida no que está dizendo
Juntamente, podemos ver um sorriso com um misto de desprezo e satisfação. Novamente há a presença do "Duping Delight" (foto acima), indicando satisfação por terem acreditado na sua manipulação
Há um gesto tido como positivo ("Head Wiggle") e dois gestos negativos (afastamento com a cabeça e o "Duping Delight").
Podemos concluir que ele sabe que não houve edição, mas a sua segurança e assertividade vêm do fato dele ter conseguido, na época, manipular e reverter esse depoimento prejudicial para sua imagem, dizendo que tudo foi brincadeira e ter tecido elogios a favor de Patrícia Pilar. A satisfação também vem do fato dele ter conseguido reverter a situação

Em 1:01, Ciro diz: "Foi uma grande bobagem"
Novamente vemos incongruência entre o verbal e o não-verbal. Ele afirma com as palavras mas nega com a cabeça. Há desonestidade



A partir de 1:09 - 1:10, Ciro Gomes diz:"... na verdade, eu vim de uma sequência, em que eles programaram uma mesma pergunta, e eu sempre respondia: ela é tudo pra mim... é uma inteligência privilegiada, é minha parceira, é minha companheira, é meu amor, etc..."
De acordo com estudos de Statement Analysis, a expressão "na verdade" indica uma palavra desnecessária. Quando essa expressão aparece no discurso, existe uma comparação interna. O que ele tá falando não é o que ele tá pensando. Isso significa que existe desonestidade, ou omissão, no discurso. 
Ainda em relação ao seu discurso, podemos reparar no uso do artigo indefinido ao dizer "programara UMA mesma pergunta". O artigo é um dos elementos mais confiáveis na análise de declaração. O uso do artigo indefinido (no caso, "uma"), indica distanciamento, falta de precisão, indefinição, desconhecimento, generalização. Diferente de se usar o artigo definido ("o", "a", etc.). Esse artigo indica exatidão, conhecimento, definição. Quando Ciro Gomes se refere a pergunta como sendo "uma pergunta" ele não se refere a pergunta exata feita, mas à qualquer pergunta
Ao dizer que veio de uma sequência de perguntas programadas, podemos notar um gesto ilustrador. Ciro movimenta seu braço de sua esquerda para a sua direita, exatamente ao verbalizar a palavra "sequência", indicando progressão de tempo. Como se o corpo verbalizasse "ao longo do tempo...".
Além disso, podemos notar que existe uma piscada desregular - somado a um aceno de cabeça - ao dizer a palavra "seQUÊNcia". Piscada desregular acontece quando o intervalo ente as piscadas é muito curto.
Existe uma leve pausa entre "programaram" e a palavra anterior. Essa pausa sutil significa uma forma para ganhar tempo e pensar na palavra a ser usada. Ainda durante essa palavra, ele realiza um gesto ilustrador chamado de "Hand Chop". Esse gesto é feito ligeiramente fora de ritmo (a voz e os gestos estão fora de sincronia rítmica - o gesto está mais rápido do que a voz)
Notamos também a emoção de desprezo devido a contração do músculo do bucinador, no lado esquerdo (foto acima).
Apesar de haver uma probabilidade de, ao longo dos anos, jornalistas perguntarem sobre sua ex-esposa, Patrícia Pilar, podemos concluir desse trecho que Ciro Gomes é desonesto ao usar esse fato como justificativa; e ele não veio dessa sequência de perguntas programadas.

Em 1:23, podemos ver a elevação unilateral de seu ombro esquerdo. Esse gesto chamado de "Shoulder Shrug" indica em um primeiro momento, falta de comprometimento emocional, e em um segundo momento mostra que existe uma disparidade entre o que ele está falando e o que realmente aconteceu. 
Ele realiza esse gesto ao afirmar que o comentário, de que o papel mais importante de Patrícia Pilar é dormir com ele, foi feito logo após ele ter elogiado ela.
Há desonestidade. 
Esse comentário foi feito antes do elogio, e tal elogio foi usado para criar um álibi.


SUMÁRIO: Esse assunto polêmico ainda provoca ansiedade e nervosismo em Ciro Gomes.
Ele sabe que não houve edição no que falou, mas acredita que o fato dele ter elogiado ela e dito que tudo era brincadeira, de alguma forma dá confiança a ele, funcionando como um álibi.
Realmente, durante essa época vários jornalistas faziam perguntas parecidas a respeito de sua esposa Patrícia Pilar, mas ao contrário do que o político diz, esse evento não foi o responsável pelo comentário polêmico.
Ele não racionaliza o ambiente político como desonesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.