quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Análise não-verbal: O sorriso do Coringa. Foto

Recentemente estreou um dos filmes mais esperados do ano. "O Coringa".
Essa nova versão, de um dos personagens mais icônicos dos Quadrinhos, traz no papel principal o ator Joaquim Phoenix.
O filme conta como Arthur Fleck se transformou no vilão polêmico.
Vários atores já interpretaram o personagem, e cada interpretação trazia o personagem com uma visão diferente, mas quase todos eles tinham uma coisa em comum. Essa similaridade se refere à comunicação não-verbal.
O que será que eles tem em comum?

Acertou quem disse "o sorriso". Quase todos os Coringas (exceto o Coringa representado pelo Jared Leto) que foram retratados tem a mesma configuração facial.

Se observarmos a foto do vilão, podemos notar que o sorriso pintado na face do personagem, é assimétrico em seu lado direito (esquerdo, na visão do observador).
Esse sorriso assimétrico é a prototipagem da emoção de desprezo. Essa emoção está ligada diretamente a superioridade moral do agente.

No desprezo (foto acima) ocorre a contração do músculo do bucinador. A ação desse músculo, em uma face provoca a retração dos lábios e o estreitamento das comissuras. Como, na foto, é uma maquiagem, torna-se inviável essa retração e estreitamento, sendo representado apenas pela elevação unilateral. Junto com essa ação muscular, vemos também a ação do zigomático maior, responsável pelo estiramento a partir do ângulo da boca para trás e para cima. Essa última ação muscular é vista sozinha, no lado esquerdo da face do personagem.

A doutrina de Comunicação Não-Verbal afirma que esse sorriso assimétrico de desprezo, quando emitido frequentemente pelo agente se torna um final fortissimo de psicopatia.

SUMÁRIO: O personagem Coringa, emite, através de sua maquiagem a emoção de desprezo. Tendo em vista que o personagem usa essa maquiagem muito frequentemente, podemos dizer que representa o transtorno de personalidade conhecido como psicopatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.