segunda-feira, 18 de maio de 2020

Análise não-verbal: Nelson Teich sobre reabertura de serviços considerados essenciais, de acordo com o Presidente. Descobriu ao vivo? Quais as emoções sentidas?

O Ministro da Saúde Nelson Teich, durante uma coletiva no Palácio do Planalto, ficou sabendo, através da imprensa, que o Presidente Jair Bolsonaro havia autorizado a reabertura de academias, barbearia e salões de beleza sob o pretexto de que esses serviços são considerados essenciais para a saúde.
A descoberta aconteceu após um jornalista perguntar a Teich sobre a decisão do Presidente.
O ex-Ministro pareceu desconhecer tal notícia. Será que realmente, Nelson Teich desconhecia a autorização do Presidente? Quais as emoções que ele estava experimentando nesse exato momento?

Vamos à análise:

A partir de 0:04, o Ministro Nelson Teich diz: "O que eu acho hoje é o seguinte. Se você criar um fluxo que impeça que as pessoas se contaminem. E se você criar condições e pré-requisitos para que você não exponha pessoas a risco de contaminação. Você pode trabalhar retorno de alguma coisa"
Nesse trecho, provavelmente, Nelson Teich já tinha sido informado pelo jornalista sobre a decisão de reabertura por parte do Presidente.
Em 0:20, após dizer "risco de contaminação" podemos ver que ele realiza um gesto de colocar a língua para fora ("Tongue Jut"). Nesse contexto, esse gesto indica um interessante comportamento de evasividade (Joe Navarro) e desacordo de ideias (Jack Brown)
Analisando o contexto, Nelson Teich é um Ministro cujo o Presidente está hierarquicamente em um nível superior e possui ideias e crenças diferentes das suas. Nesse aspecto, é comum, quando se há uma divergências de opinião a despeito de determinado assunto, que o indivíduo, hierarquicamente inferior tende, de alguma forma, a usar discurso mais evasivo que não seja uma verbalização expressa de desacordo, mas que também não seja favorável, expressamente, à opinião.

Em 0:22, logo após o trecho acima, podemos ver que Teich realiza uma pressão dos lábios juntamente com enrugamento do queixo.
Essa combinação das ações musculares é comum diante de um estado de frustração. Ele acontece quando há a interrupção de um comportamento motivado. Esse estado emocional está ligado à emoção de raiva.
Essa frustração representa a dissonância de ideias entre Teich e o Presidente Bolsonaro. O Ministro sente que essa ideia do Presidente constitui um obstáculo que o vai impedir de alcançar o objetivo desejado. Existe uma dissonância de ideias
O olhar direcionado para baixo confirmam o sinal de frustração

A partir de 0:29, Teich diz: "Tratar isso como não essenci... como es... como não... como essencial"
Podemos ver que aqui existe um fenômeno paralinguístico parecido com uma gagueira entre "essencial" e "não essencial".
Essa sequência de auto-correções acontece devido a uma dissonância cognitiva entre as opiniões do Presidente e a do próprio Nelson Teich.
Aqui, o Ministro está experimentando uma confusão mental.
Quando expressamos nossa ideia, crença a despeito de determinado assunto, existe uma maior atividade cerebral na parte do córtex pré-frontal; já ao expor a opinião do Presidente, a ativação maior acontece na região da amígdala cerebral, responsável pelo controle emocional. O que acontece, é que existe uma disputa de importância entre falar sobre o que o Presidente acredita ser melhor e a opinião do Próprio Teich a respeito do mesmo assunto. Essa "briga" resultado da dissonância, gera tal fenômeno paralinguístico

Em 0:42, novamente vemos o fenômeno paralinguístico da gagueira acontecendo.
Aqui podemos atribuir a um estado emocional negativo de tensão, nervosismo.
Podemos também atribuir à confusão mental citada anteriormente, pois ainda estamos em um contexto de dissonância entre as opiniões do Ministro e do Presidente

Ainda nesse trecho, observamos que o Ministro exibe uma emoção de desprezo, devido a contração do bucinador, na extremidade direita do canto da boca.

Em 0:44, observamos a exibição da emoção de raiva, devido a sutil contração no corrugador e tensionamento nos lábios

Em 0:46, notamos uma contração do músculo do bucinador consistente com a emoção de desprezo.

Em 0:49, ao observarmos as mãos do Ministro, podemos notar um gesto chamado de "Hand Shrug" (ou mãos em supinação). Ele consiste em girar as mãos para fora (supinação).
Esse gesto é uma variação do Emblema conhecido como "Shoulder Shrug", que é a elevação bilateral dos ombros indicando desconhecimento.

Outra variação seria elevar apenas os polegares. Essa variação é realizada pelo senhor sentado ao lado do Ministro milésimos de segundos antes.

Em 1:16, mais uma vez, a emoção de raiva está presente, ao afirmar da atribuição do Presidente
Existe novamente a contração do corrugador e a pressão nos lábios, desta vez de uma forma mais evidente e intensa

Em 1:36, vemos a projeção da mandíbula para frente. Esse sinal é um indicativo da emoção de raiva.

Em 1:47, ao final do vídeo, podemos observar um tensionamento na mandíbula.
Esse sinal é chamado de "Jaw Clenching" e é altamente consistente com a emoção de raiva.


SUMÁRIO: O Ministro Nelso Teich exibe as emoções de raiva e desprezo ao longo do vídeo. Existe também uma frustração, que está ligada a emoção de raiva.
O Ministro também demonstra sinais de desconhecimento em relação as ações do Presidente Bolsonaro.
Há forte dissonância cognitiva entre as ideias de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.