segunda-feira, 11 de maio de 2020

Análise não-verbal: Relação entre os atores Hero Fiennes-Tiffin e Josephine Langord. Conexão e proximidade?

Hero Fiennes-Tiffin e Josephine Langford são dois atores famosos, protagonistas do filme "After", que é uma adaptação cinematográfica de um livro best-seller de mesmo nome, escrito pela autora Anna Todd.
Muito se fala da relação dos atores nos bastidores. Alguns fãs dizem que eles não se dão bem, e outros falam que existe uma grande empatia entre eles.
Os empresários de ambos os atores e os produtores não confirmam, mas também não negam que existe uma boa relação entre Hero e Josephine. Inclusive, eles receberam ordens para não vazar esse tipo de informação.
Foram analisados vários vídeos dos atores juntos. Será que através da sua linguagem corporal, é possível confirmar ou negar o bom relacionamento entre eles, fora das câmeras?

Vamos à análise:

*As imagens usadas nesse artigo foram capturadas de trechos de vários vídeos analisados.

Após a análise dos vídeos, ficaram demonstrados quatro elementos fundamentais para conclusão desta. São elas: Proximidade física, "espelhamento" corporal, troca de olhares duradouras, abertura corporal e o sorriso de felicidade.

Proximidade física:

O antropólogo Edward Hall, em meados de 1960, desenvolveu um estudo das relações de proximidade e distância entre pessoas e objetos durante as interações.
Edward Hall concluiu que, em uma interação, quanto maior a distância física que uma pessoa mantém da outra, maior também é a distância emocional e cognitiva que os indivíduos mantêm. Em outras palavras, só permitimos nos aproximar, fisicamente, de nós quem nós temos uma proximidade emocional e/ou intelectual. É como se tivéssemos um espaço pessoal invisível nos cercando, e só deixamos penetrar nesse espaço invisível quem nos permitimos.
O antropólogo delimitou quatro zonas de “Proxêmica”;
Zona pública – Fazem parte dessa zona pessoas que estão acima de 3,5 m de nós. Utilizada para falar em público, conferências, aulas, palestras
Zona Social - É a distância que mantemos de estranhos. Quando não temos um relacionamento de amizade, com as quais não há uma proximidade emocional
Zona Pessoal – Distância usada com pessoas próximas, como amigos.
Zona Intima - Distância ocorre em relacionamentos íntimos, apaixonados, mas também com familiares e amigos íntimos, embora com estes últimos a distância ocorra de forma mais distante. A distância íntima é uma invasão do espaço pessoal, portanto, nem todos a aceitam.


Através das fotos, foi possível observar a grande proximidade física entre Hero Fiennes-Tiffin e Josephine Langford, isto só possível entre pessoas que têm grande carga de afinidades afetivas e cognitivas.
Por ser uma resposta inconsciente, é impossível existir conforto diante da proximidade física entre indivíduos que não detém o mínimo de sentimentos positivos mútuos. No casal, esta proximidade é lugar comum em todos os vídeos analisados.


O "espelhamento" corporal:

Damos o nome de “Espelhamento”, quando existe a incorporação (“imitação”) da linguagem corporal do seu interlocutor, como postura, gestos, expressões faciais, respiração etc.
A função do espelhamento é gerar uma ligação de empatia com a outra pessoa. Esta sincronização permite estabelecer uma relação harmônica entre ambos.
Quando espelhamos a linguagem corporal do interlocutor por algum momento, a tendência é criar uma conexão com o indivíduo, isso acontece porque inconscientemente quando percebemos que o outro está se comportando igual a nós, a confiamos nessa pessoa, pois é adotado o princípio da igualdade. Confiamos em pessoas iguais a nós.
O espelhamento é um processo natural e biológico que somente acontece quando há entrosamento, e uma conexão muito grande entre os interlocutores. Só espelhamos quando estamos à vontade com a pessoa. Quando não há afinidades, é impossível estabelecer essa conexão.




Podemos notar que esse "espelhamento" acontece em vários momentos dos vídeos, representados pelas fotos acima.

Na foto acima observamos um momento muito interessante.
Hero gesticula agradecendo a plateia e logo depois, de forma inconsciente, Josephine realiza exatamente o mesmo gesto.


Trocas de olhares duradouras:

O Antropólogo Desmond Morris e outros estudiosos da área da comunicação não-verbal, são unânimes em afirmar que olhar nos olhos é indício fortíssimo de conexão e sinceridade.
Todos os autores dizem que o olhar nos olhos de alguém profundamente, como na foto, indica que você quer demonstrar para o alvo do olhar que ela faz bem a você. Que merece ser admirada.
A doutrina de Comunicação Não-Verbal, afirma que só é possível haver a troca de olhares, quando os interlocutores estão confortáveis uns com os outros. É difícil existir conexão pessoal nas trocas de olhares entre pessoas que não nutrem relações empáticas entre eles.















Abertura corporal:

Fala-se em abertura corporal quando não existe qualquer espécie de bloqueio não-verbal entre os interlocutores. Podemos dizer que há uma vulnerabilidade do corpo. Por tal motivo, essa abertura corporal só acontece, salvo suas exceções, quando existe um alto grau de confiança entre os indivíduos.
Desmond Morris cita dois exemplos de abertura corporal que podem ser observados nessa análise: exposição do pescoço e exposição da área do pulso. Segundos o autor, essas áreas são vitais ao homem pois nelas passam duas veias de extrema importância, a carótida (localizada na região do pescoço) e a braquial (localizada na região do pulso).
Nós somos "comandados" pelo nosso instinto de preservação. Ou seja, a ordem máxima é a preservação à vida.
Por terem essa característica vital, aliada ao instinto de preservação à essa vida, a exposição dessas áreas não-verbais acontece somente quando estamos diante de uma pessoa - ou pessoas - em quem confiamos. Ao contrário, nosso comportamento instintivo é nos fecharmos com posturas defensivas (braços cruzados, e outras posturas betas).


Josephine Langford, em alguns momentos expões o pescoço. Também podemos ver a exposição da região vital, mais especificamente, no pulso direito. Ambas as exposições são feitas em direção ao jovem ator.

Sorriso de felicidade:

De acordo com Allan Pease, o sorriso é um sinal positivo de bem-estar. Nos contatos interpessoais, o ato de sorrir é indício de que a relação é boa e que está envolta a sensações agradáveis.
As emoções que sentimos são expressas na nossa face, através de expressões faciais. O psicólogo americano e grande estudioso das emoções na face, Paul Ekman, em meados da década de 60, através de estudos descobriu que existem emoções universais e que essas emoções são expressas pela face humana. As emoções são: felicidade, tristeza, medo, raiva nojo, surpresa e desprezo.
Cada uma dessas emoções é expressa na face por meio de unidades de ações musculares, que conjugadas formam determinada emoção. Essa emoção é apresentada na face por meio da contração dos músculos “zigomático maior”, que é responsável pelo estiramento a partir do ângulo da boca para trás e para cima e a contração do músculo “orbicularis oculi”, responsável pelo levantamento das bochechas e pela formação dos populares “pés de galinha”.
Sendo a felicidade uma emoção positiva relacionada ao bem-estar e que provoca boas sensações nas pessoas que a experimentam, é praticamente impossível essa emoção ser expressa na presença de uma pessoa com a qual não temos o mínimo de empatia e sentimentos positivos.



Josephine Langford em diversos momentos realiza sorrisos genuínos direcionados ao ator Hero Fiennes-Tiffin.


SUMÁRIO: Devido aos elementos citados acima (proximidade física, "espelhamento", troca de olhares duradouras, abertura corporal e o sorriso de felicidade), podemos concluir que diante das análises realizadas em vídeos e fotos conclui-se com alto grau de certeza que os atores Josephine Langford e Hero Fiennes-Tiffin nutrem, entre si, empatia, conexão e sentimentos positivos acima da média.
Assim fica praticamente excluída a possibilidade dos atores não terem empatia um para com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.